Empresas a venda: 6 dicas para identificar uma boa oportunidade

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Ter o próprio negócio é um desejo de uma grande parcela da população, porém, muitos sentem receio na hora de investir o seu capital e reservas por acharem que empreender é uma tarefa difícil.

No entanto, ter a sua própria empresa é mais simples do que imagina, mas, antes de tudo, você deve abrir mão dos velhos pensamentos de que é complicado ser um empresário. Isso acontece, principalmente, pelo fato de o primeiro pensamento que vem à mente é de montar uma empresa do zero.

Ao contrário do que você imagina, há muitas empresas à venda. E é justamente nesse contexto que o Quero Um Negócio pode te ajudar — ligando você às pessoas que estão vendendo um negócio. Na nossa plataforma você vai encontrar a empresa ideal e que esteja de acordo com o seu perfil de interesse.

Para tornar esse processo ainda mais fácil, trazemos até você este artigo com 6 dicas para identificar uma boa oportunidade de compra de uma empresa!.

1 — Valor justo de mercado

Embora possa parecer óbvio, o preço justo de mercado de uma empresa diz muito a seu respeito em relação ao seu funcionamento e estrutura. Dessa forma, uma empresa com valor muito baixo pode significar que ela pode ter problemas que serão repassados para o próximo proprietário.

Por outro lado, uma empresa com o valor justo apresenta fortes indícios de que tudo está em pleno funcionamento e com a capacidade de começar a gerar lucros imediatamente à sua venda.

Além disso, pagar o valor justo é imprescindível para que você preserve o seu capital para futuros investimentos e a promoção do empreendimento após a sua compra.

2 — Estrutura nova e moderna

Outro ponto que sinaliza uma boa oportunidade de negócio na compra de uma empresa é em relação à sua estrutura, de modo que, quanto mais nova e moderna for, maiores são as chances de sucesso do empreendimento sob a sua gestão.

Uma estrutura nova e moderna significa menos gastos com manutenções e troca de equipamentos por obsolescência. Ou seja, desembolsos financeiros menores nessa área permitem o reinvestimento em outros pontos do negócio.

3 — Documentação em dia

Ninguém quer comprar um negócio com pendências legais, afinal, isso representa desperdício de tempo e dinheiro na sua regularização. Assim, uma empresa com documentação em dia é uma grande oportunidade de compra, necessitando apenas dos trâmites legais da transferência societária.

Esse quesito proporciona a você a obtenção de lucros de forma mais ágil, pois as operações do negócio sob a sua gestão vão iniciar em menor espaço de tempo.

4 — Break even point

Para identificar uma boa oportunidade de compra de uma empresa é preciso analisar os seus números e demonstrativos contábeis, como o Balanço Patrimonial e o DRE — Demonstrativo do Resultado do Exercício.

Essa análise vai permitir que você verifique se a empresa atingiu o break even point — ponto de equilíbrio, ou seja, o patamar em que os gastos se igualam com as receitas, bem como não há dívidas que possam afetar esse equilíbrio das contas.

Se você encontrar uma empresa que já atingiu o break even point, então, é um forte indício que achou uma ótima oportunidade de compra.

5 — Carteira de clientes consistente

Para identificar uma boa oportunidade de compra de uma empresa você deve verificar se o empreendimento possui uma carteira de clientes consistente ou, pelo menos, tem leads qualificados.

Embora seja normal trabalhar a sua própria clientela, quando se compra uma empresa é esperado que o negócio já tenha os seus clientes fidelizados, de modo que isso garante a geração de receitas independentemente de quem seja o seu proprietário.

6 — Colaboradores engajados e qualificados

Por último, mas não menos importante, uma boa oportunidade de compra de uma empresa é aquela em que o empreendimento já tem uma equipe de colaboradores bem estruturada, com engajamento e qualificação.

Ao entrar no negócio, certamente, você precisará de ajuda nos primeiros meses e será fundamental poder contar com uma equipe disposta a te ajudar nas decisões mais complexas, relatando histórias do negócio e como foi possível superar dificuldades. Além disso, esses profissionais possuem todo o know-how que é fundamental para te auxiliar na alavancagem do negócio que acabou de comprar.

Lembre-se que identificar uma boa oportunidade de compra de uma empresa envolve várias questões que devem ser analisadas em conjunto, afinal, juntas tornam a tomada de decisão assertiva.

Então, ao seguir essas 6 dicas, certamente você vai ter uma análise panorâmica na busca por identificar as melhores oportunidades de negócio e ter excelentes resultados nas suas atividades empreendedoras.

Procurando uma empresa para comprar? Nós do Quero Um Negócio podemos te ajudar! Acesse agora mesmo o nosso site e faça uma busca para encontrar a empresa ideal para o seu perfil!

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook