Vendo Escola de Cursos Profissionalizantes: por que vale a pena investir numa escola à venda?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Está buscando uma oportunidade de vendo escola de cursos profissionalizantes? Quer também saber se vale a pena investir nesse tipo de negócio?

Cabe a você que deseja investir numa escola à venda entender sobre seu funcionamento, sobre esse mercado e seus benefícios.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo com orientações importantes. Aqui também abordaremos sobre as vantagens de investir num negócio pronto.

Por que vale a pena investir numa escola à venda?

Os cursos profissionalizantes são voltados para o preparo para o mercado de trabalho. E, como bem sabe-se, o mercado anda bastante concorrido e a qualificação ajuda a fazer um candidato se destacar.

Hoje em dia não são poucas as pessoas que se inscrevem em cursos profissionalizantes a fim de melhorarem o currículo.

Nem todos os jovens que concluem o ensino médio vão para uma faculdade, assim, o acesso a ela é um tanto quanto restrito. Mas esses jovens precisam se qualificar para o mercado de trabalho.

Desse modo, as escolas de cursos profissionalizantes assumem o papel de fornecerem isso. Ou seja, o papel de ajudar esse jovens a se qualificarem para uma vaga de emprego.

Veja que uma oportunidade de vendo escola de cursos profissionalizantes vale muito a pena em nosso país.

Mas é importante se atentar a alguns pontos, pois nem sempre a realidade é essa. Pode ser que uma escola à venda num determinado local possa não ser um bom investimento, o proprietário esteja passando por momentos difíceis com ela, etc.

Vendo escola de cursos profissionalizantes: por que investir?

Agora, por que investir na aquisição de uma escola de cursos profissionalizantes? Por que não iniciar uma do zero? Quais as vantagens disso?

O fato é que a aquisição de uma empresa pronta traz muitas vantagens.

Algumas dessas vantagens são:

– Contar já com alunos (uma carteira de clientes);

– Não ter custos com abertura e legalização do negócio;

– Contar com uma equipe qualificada de professores;

– Todos os trâmites de aluguel de espaço, escolha de localização, etc., já foram resolvidos;

– É um negócio que já gera lucros;

– A estrutura e metodologia já foram estabelecidas;

– Dentre outras vantagens.

O fato é que investir num negócio pronto faz com que você pule etapas e economize um valor considerável.

Mas nem sempre isso é uma realidade.

Há casos em que o dono de uma escola de cursos profissionalizantes à venda está saindo do negócio por motivos de falência, altas dívidas, etc. Desse modo, há situações específicas onde o investimento se configura numa escolha inviável.

Mas como você pode saber disso? Quais elementos deve considerar?

A seguir temos algumas dicas que te ajudarão a identificar um oportunidade de investimento nesse mercado. Confira esses elementos importantes.

O primeiro passo para investir numa escola à venda

Antes de mais nada, você precisa entender sobre esse mercado. Ou seja, antes de agarrar uma oportunidade de vendo escola de cursos profissionalizantes, entenda sobre esse cenário e suas possibilidades.

No Brasil, a procura por cursos profissionalizantes é contínua e tem demanda expressiva. E devido ao aumento do desemprego, cada vez mais profissionais precisam se reinventar e buscar ajuda nos cursos profissionalizantes.

E aqui há como conquistar dois tipos de públicos:

– Jovens que concluíram o ensino médio, mas nunca trabalharam. Eles buscam por uma forma de conquistarem uma vaga de emprego. E nos cursos profissionalizantes encontram o que precisam;

– E aqueles profissionais que foram pegos pela crise ou que estão desempregados, pensando em mudar de função, encontrando apoio para isso também nos cursos profissionalizantes.

Como esse tipo de curso tem uma duração curta, logo, a demanda tende a aumentar cada vez mais. Há pessoas que fazem dois ou três cursos para implementar o currículo e terem mais oportunidades, por exemplo.

Mas entender sobre esse mercado não diz respeito apenas a saber sobre a demanda, como também os cursos com maior procura. Falaremos melhor sobre isso em outro tópico aqui.

De fato, você precisa se envolver com isso para realizar uma boa administração da escola.

Uma pesquisa aprofundada sobre a escola à venda

Você já fez uma pesquisa? Encontrou algumas opções de escolas à venda que sejam de acordo com seu propósito? Então precisa pesquisar a fundo as condições.

Quando falamos sobre essa pesquisa não queremos dizer apenas ter acesso a demonstrativos financeiros, mas a documentos de locação, informações sobre a qualificação dos professores, documentos fiscais, saber da existência de dívidas, etc.

Essa pesquisa é de extrema importância para saber se o negócio é vantajoso ou representa riscos.

Mas essa pesquisa não deve ser realizado por si mesmo, mas tendo a ajuda de um corretor de negócios. Já na hora de analisar documentos financeiros, então conte com a ajuda de um contador.

Falaremos sobre alguns desses elementos com mais detalhes a seguir.

Cursos oferecidos

Conhecer os cursos em alta é importante para saber em quais investir na escola. Pode ser que você tenha que rever alguns deles e acrescentar outros, logo, cabe essa análise também.

Alguns dos que sempre tem procura são cursos na área da beleza, cursos de eletrônica, informática e segurança do trabalho.

Investigue quais cursos a escola oferece e se eles possuem uma boa demanda. Assim pode saber também se a empresa está apenas “sobrevivendo” ou se encontra-se numa boa fase.

Vendo escola de cursos profissionalizantes: situação estrutural

Uma vistoria é necessária para identificar quaisquer problemas na estrutura da escola. Aqui é recomendado fazer uma visita com um especialista que emita um laudo técnico sobre o estado do imóvel.

Também, analise outros pontos como situação dos móveis e equipamentos ali. Isso é importante para você saber se precisa cobrar do proprietário algum tipo de manutenção ou reforma.

Como a escola é vista?

Tenha em mente que quando você adquire uma empresa, então adquire também sua imagem. Caso a escola possua muitas queixas de alunos quanto a metodologia ou atendimento oferecidos, cabe a você saber disso antes de fechar negócio.

Pode ser que haja como recuperar a boa imagem com alguma ação, mas fica a seu critério apostar nisso.

O importante é que você descubra como a escola é vista, qual a opinião dos alunos. Para isso, busque a opinião de quem já estudou ali.

Vendo escola de cursos profissionalizantes: em conformidade com a lei

Outro ponto para ser observado é se a escola possui todos os documentos referentes a legalizações, autorizações, etc.

Para evitar, por exemplo, que o negócio tenha que pagar multas ou feche as portas quando estiver em sua posse, lembre-se de verificar isso. Busque um corretor de negócios para te orientar quanto a isso.

É a melhor hora para investir?

Será que agora é o melhor momento para investir numa oportunidade de vendo escola de cursos profissionalizantes?

Mencionamos sobre o mercado e suas atratividades, mas e quanto a sua situação?

Você dispõe de todo o valor necessário ou terá que realizar algum financiamento? É fundamental ter isso já organizado antes de fechar negócio.

Organize-se bem financeiramente para essa nova etapa de sua vida.

Quero Um Negócio: encontre as melhores oportunidades

Você sabia que há muito mais chances de encontrar o produto ou serviço ideal indo num lugar especializado? É assim que a Quero Um Negócio funciona.

Nossa plataforma de compra e venda de empresas leva você até o que procura.

Contamos com anúncios de empresas, franquias e pontos comerciais à venda em todo o Brasil. E nosso propósito é sempre oferecer aos usuários segurança e transparência nas negociações.

Quer saber mais? Acesse aqui e conheça nossas soluções para quem quer vender ou comprar um negócio.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook