Compra e venda de empresas: 6 estratégias para ter sucesso nas suas negociações

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A compra e venda de empresas oferece vantagens para ambos os lados da negociação. Obviamente, o sucesso da operação depende de uma série de fatores que anunciantes e compradores devem observar.

Se você tem dúvida do que fazer a fim de garantir um bom negócio, o presente artigo é para você. Apresentaremos a seguir 6 estratégias para ter sucesso nas suas negociações. Descubra quais são elas!

1. Verifique todas as informações da organização

Quem vai adquirir uma empresa deve dar atenção especial à checagem de informações. É importante que elas sejam verídicas e consistentes, para que não ocorram problemas futuramente. Ademais, este é um conhecimento que pode aumentar sua capacidade de negociação.

Do lado de quem está vendendo, a principal medida a ser tomada é adiantar a vida do comprador. Portanto, tenha as principais informações à mão. Isso aumenta a confiança e acelera as negociações.

2. Tenha atenção à lei ao realizar compra e venda de empresas

Uma negociação de empresas também deve considerar as questões jurídicas cuidadosamente. Para os compradores, é fundamental saber se existe alguma pendência na justiça. Entre os problemas mais comuns estão os processos trabalhistas.

Outra possibilidade é a inclusão da empresa como polo passivo e em ações judiciais. A preocupação com a legislação não deve existir apenas para quem compra. Do lado de quem vende, manter tudo na regularidade vai facilitar o processo e evitar uma série de problemas.

3. Faça uma boa avaliação para determinar o valor justo do negócio

Para ter sucesso em suas negociações, é necessário saber determinar quanto vale a empresa. Afinal, nem sempre o preço oferecido é justo. Essa avaliação considera uma série de critérios, como o fluxo de caixa.

Você pode fazer, ainda, uma comparação da empresa com negócios similares. Assim, é possível determinar se o valor está de acordo com a média do mercado. Até mesmo quem anuncia pode fazer a avaliação prévia do valor do empreendimento.

4. Conheça bem o ambiente externo

Essa é uma dica especial para quem está adquirindo uma empresa. Além de verificar se o negócio tem preço justo e está em conformidade com a lei, você deve conhecer o mercado. Entender o que acontece no ambiente externo ajuda a avaliar se este é o melhor momento para o setor. Além disso, você identifica quais tendências e oportunidades existem.

5. Atenção aos contratos de longo prazo e dívidas fiscais

Um dos últimos detalhes a se observar na compra e venda de empresas são as pendências com impostos. Para ambos os lados, é importante que não exista nenhum atraso ou problema com o fisco. Outra questão sensível são os contratos de longo prazo. É preciso muito cuidado já que eles podem acabar virando um fardo para os compradores.

6. Use ferramentas digitais para facilitar a sua vida

Além de seguir as dicas dos tópicos anteriores, não deixe de aproveitar as facilidades do mundo digital. O contato entre compradores e vendedores nesse ambiente é enormemente facilitado. Em poucos cliques você pode anunciar e pesquisar empresas. Quer saber onde fazer seus anúncios e buscas? Então conheça o nosso portal!

Venha conferir as oportunidades do Quero Um Negócio

Se você quer facilitar o seu processo de compra e venda de empresas, nós podemos ajudar! Somos o maior portal de negócios do Brasil e oferecemos espaço para anunciantes e compradores. Para anunciar, procurar empresas e tirar suas dúvidas, basta acessar a nossa página.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook