Como começar um negócio de vendas?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Quem quer abrir um negócio e investir o dinheiro acumulado, tem diversas opções. Dentre elas, uma das mais diretas é começar um negócio de vendas. Sejam roupas, comida ou qualquer produto que você venda, esse tipo de investimento pode ter um ótimo retorno, com uma combinação de bons produtos e uma estratégia de negócio eficiente. Por isso, confira como montar um negócio de vendas.

Faça um planejamento

Antes de começar o negócio, é preciso planejar, respondendo a uma série de perguntas e aplicando determinados conceitos.

A parte financeira, por exemplo, é fundamental para qualquer iniciativa dar certo. Por isso, é preciso conhecer conceitos como o fluxo de caixa e o capital de giro, para garantir que o seu negócio irá ter uma saúde financeira, especialmente no início.

Outra opção é comprar uma loja que esteja a venda, assim você já sai na frente e conta com uma estrutura pronta.

Onde fica a loja?

O planejamento para começar um negócio de vendas consiste na resposta para diversas perguntas. Uma das primeiras, e mais importantes, é o melhor local para abrir uma loja.

Evidentemente, uma boa localização é fundamental para qualquer negócio de vendas. A não ser é claro, que ele seja focado apenas em vendas online. Para encontrar o local perfeito, é preciso encontrar um espaço de fácil acesso e com uma alta expectativa de movimento do público.

Estes dois fatores devem ser equilibrados com o preço e a necessidade de possíveis obras. Assim, a combinação de todos esses, indica o local ideal para o seu negócio.

Quem é o público-alvo?

Outra pergunta fundamental para um negócio de vendas, é quem é o seu público-alvo. Conhecer para quem você está vendendo é importante para definir grande parte da sua estratégia. A precificação, a comunicação e até a própria localização podem ser definidas a partir do público-alvo.

Essa é uma das primeiras perguntas que devem ser respondidas, já que pode até mesmo invalidar uma ideia de negócio. Essa é mais uma vantagem de comprar uma loja, visto que o público-alvo já está definido.

Estude a concorrência

Além do público-alvo, é fundamental entender o que os concorrentes também estão fazendo.

Não somente a existência dos concorrentes próximos pode ser prejudicial para o seu negócio, mas estudar o mercado, não necessariamente apenas o seu, é uma ótima fonte de inspiração para novas ideias para o seu negócio.

Escolha e treine bem a sua equipe

A equipe é um ponto fundamental e básico de qualquer negócio. São eles que irão interagir com os clientes, tirar as suas dúvidas e destacar as vantagens dos produtos. Por isso, é preciso que haja muito cuidado no processo de escolha e treinamento.

Os funcionários devem ter excelentes habilidades interpessoais para conversar e atender os clientes com naturalidade, além de uma capacidade de conhecer muito bem os produtos. Este segundo ponto, pode ser cultivado a partir do treinamento.

Não esqueça o online

Por fim, não importa o que o seu negócio venda, proporcionar uma experiência online também faz parte. Hoje, a experiência do consumidor, inevitavelmente, passa pelas compras online, e o seu negócio deve estar presente neste espaço com tanto potencial.

Ter o seu próprio site, com o catálogo de produtos e talvez até a possibilidade de compras online, pode aumentar a visibilidade e atrair ainda mais clientes. É um perfeito complemento para a loja física e um não exclui o outro.

Saiba mais

Gostou das dicas? Quer se aprofundar e saber mais detalhes de como começar um negócio de vendas? Então, acesse o nosso blog e continue lendo mais!

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook