Como abrir uma empresa – O guia para conquistar seu negócio próprio

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O brasileiro ainda tem um grande sonho de ter o próprio negócio. Seja para satisfazer o espírito empreendedor, para ser o próprio chefe ou para ganhar mais dinheiro, a vontade abrir empresa própria nunca foi tão grande. Por isso, se você se pergunta como abrir uma empresa, confira o guia a seguir e alcance o sonho do próprio negócio.

Escolha o tipo de empresa

Antes de mais tudo, é preciso decidir como você irá abrir empresa própria. Por exemplo, existe a opção do Microempreendedor Individual. O famoso MEI é uma forma de um profissional autônomo se formalizar, possibilitando que ele tenha um CNPJ, emita notas fiscais e contribua para o INSS.

Além deste modelo, existem as empresas individuais em que não é preciso ter sócios. Neste caso, os bens do dono são adicionados em casos de dívidas não pagas. Outra opção é a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Conhecida como Eireli, também não exige sócios, mas os bens não são usados para cobrir possíveis despesas. Contudo, é preciso reservar um capital social de 10 salários mínimos.

As sociedades limitadas também são uma opção se você se pergunta como abrir uma empresa. Nelas, é preciso ter pelo menos um sócio, que responde às dívidas da empresa de acordo com a sua participação. Se esta for a opção, é preciso escrever o contrato social.

Este documento ajuda a definir tudo sobre a empresa, desde a composição societária e sua participação até as atividades da empresa e o modelo tributário que será escolhido. É preciso, é claro, verificar se o nome desejado está disponível para registro.

A escolha dos regimes tributários

Entrando em um pouco mais de detalhes em relação aos regimes tributários, o empresário tem três opções no momento da escolha. O mais vantajoso é o Simples Nacional. Este é um regime simplificado, voltado para pequenas empresas. Os tributos são menores e reunidos em um só pagamento. Porém, é uma opção limitada a certos negócios.

Outro caminho é o lucro presumido. Neste modelo, existe uma faixa de lucro do qual a sua empresa faz parte, e a tributação é calculada em cima deste valor. Este modelo também é mais simplificado, mas apresenta um risco. Se o faturamento for menor que a margem presumida, você paga mais impostos do que precisa.

A última opção é o lucro real. Como o nome indica, neste modelo é preciso saber exatamente o quanto a empresa obteve de lucro em determinado período. É o mais trabalhoso e obrigatório para empresas de determinado tamanho.

Para não errar na escolha, o ideal é consultar um contador ou uma empresa especializada.

O registro na junta comercial

Em seguida, o próximo passo é consultar a junta comercial da região. Lá, você verifica a situação do nome da empresa, para garantir que não existe outra marca com um registro parecido. Também é importante visitar a prefeitura para viabilizar o endereço em que a empresa presente se instalar.

Se tudo estiver certo, aí sim você pode fazer o registro na Junta da sua região. É preciso apresentar a documentação dos sócios e o contrato social. Após isso, é criado o NIRE, Número de Identificação do Registro da Empresa.

Este número é o primeiro passo para ter um CNPJ e abrir empresa própria. Para fazer este registro, é preciso acessar o site da Receita Federal, preencher a solicitação e enviar os documentos à Receita. Atualmente, este processo é bem mais simples, sendo praticamente todo feito pela internet.

Existem dois outros registros que precisam ser feitos, de acordo com o tipo de atividade da empresa. Se houver a prestação de serviços, é preciso registrar na prefeitura para o recolhimento do ISS. Já empresas dos setores de comércio, indústria, comunicação, energia e transporte precisam se cadastrar na Secretaria da Fazenda de cada Estado, para que o ICMS possa ser recolhido.

Existem três pontos burocráticos finais. O primeiro é o registro nos bombeiros do estado para obter o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio, o APPCI. Este documento é essencial para obter o Alvará de Funcionamento e Localização que é emitido pela prefeitura.

Para complementar, existem algumas outras licenças importantes como a ambiental, sanitária e o cumprimento de certas normas de segurança. Nem todas as empresas precisam necessariamente destes documentos, mas é importante conhecer as que se aplicam ao seu caso.

Além disso, é preciso fazer o cadastro na Previdência Social. Isso pode ser feito em uma agência da previdência mais próxima e o objetivo é recolher os impostos dos sócios e funcionários.

A última preocupação é solicitar à prefeitura a autorização para emitir as notas fiscais. Toda esta parte burocrática é essencial para abrir empresa própria sem nenhuma dor de cabeça.

Planejamento

Para complementar todo este trabalho, existe o planejamento da empresa. Esta é uma parte certamente mais divertida, pois aborda o seu próprio negócio, mas é tão importante quanto, já que ajuda aliviar as preocupações.

A falta de planejamento é um dos principais problemas que as empresas enfrentam logo após serem abertas. Basicamente, isso se resume a três pontos principais.

O primeiro é o financeiro. É importante ter um controle financeiro da empresa, fazer um registro de todas as entradas e saídas, e conhecer conceitos essenciais como o fluxo de caixa e o capital de giro. Assim, você tem um retorno cada vez mais rápido .

O segundo, é toda a parte logística. Se a empresa vende e compra produtos, como funciona todo o ciclo do mesmo pelo negócio? É importante ter este planejamento para garantir que a sua empresa está pronta para funcionar no dia a dia.

Por fim, existe o marketing. Isso é um grande investimento que ajuda a sua empresa a crescer e trazer mais clientes. No básico da palavra “marketing”, quer dizer criar um mercado. Para uma empresa que está abrindo, criar o mercado é ainda mais importante para a sua sobrevivência. Portanto, use esta ferramenta para fazer a sua empresa crescer e atrair cada vez mais clientes.

Este passo a passo pode ajudar você a realizar o seu sonho e conseguir abrir empresa própria. Ele serve como um norte para você saber sobre como abrir uma empresa.

Portanto, confira os outros textos do nosso blog para conhecer mais e se preparar ainda melhor. E se quiser começar com um passo à frente, confira a nossa página e encontre uma empresa à venda!

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook