Vai abrir uma empresa? Conheça as maiores preocupações dos empresários

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Quem vai abrir uma empresa tem muitas chances de obter sucesso e investir em projetos que trazem realização pessoal e retorno financeiro. Contudo, é muito importante dar passos sempre com cautela. Neste texto, trazemos a você as principais preocupações dos empresários.

Vai abrir um negócio próprio? Então este texto é para você. Confira!

Condições macro e microeconômicas

As circunstâncias da economia do país interferem diretamente na realidade da abertura de uma empresa. Inflação, taxa de desemprego, reajustes de salário mínimo, PIB, taxa básica de juros e outros indicadores se relacionam diretamente na maneira como as pessoas consomem e negociam.

Isso não quer dizer que você deve evitar a abertura de um negócio, muito pelo contrário. Porém, a empresa precisa estar adaptada às condições econômicas do país, da região e do público.

Há empresas que obtêm um faturamento gigantesco aproveitando oportunidades que surgem de crises econômicas. Por isso, a economia do país, do estado e da cidade deve ser levada em conta no planejamento de quem está abrindo um negócio.

Regulação e legislação

Toda empresa precisa operar sob as determinações legais. Além de legislações gerais que se aplicam a todo empreendimento, como o Código de Defesa do Consumidor, há regulamentações específicas para alguns setores, determinadas por agências e associações setoriais.

O Brasil é um país conhecido por ser excessivamente burocrático e regulamentado. Por isso, as empresas precisam tomar atenção especial em relação à legislação e à regulamentação específica para evitar multas e problemas de ordem legal.

Especialmente em setores nos quais a regulamentação está em alteração ou é jovem e incipiente. As mudanças regulatórias devem ser sempre acompanhadas de perto.

Riscos e ameaças cibernéticas

Vivemos em um contexto de plena integração digital on-line. Para tudo se usa a internet: transferir dinheiro, prospectar clientes, fechar vendas, pagar impostos, emitir documentos e outras finalidades.

Da mesma forma que essa integração facilita a rotina empresarial e oferece grandes oportunidades, traz de carona diversos riscos cibernéticos. Fraudadores, ladrões digitais e estelionatários aplicam golpes pela internet e colocam em risco o patrimônio das empresas.

Por isso, é muito importante que o empresário também leve em consideração os riscos cibernéticos de sua empreitada, tomando atitudes para prevenir ataques e reduzir ameaças de crimes digitais.

Como abrir uma empresa que aplique tecnologia disruptiva

Como mostramos no item anterior, a internet trouxe inúmeras oportunidades para as empresas. Algumas já nascem para operar exclusivamente no ambiente tecnológico, trazendo novos modelos de negócio e colocando em xeque formas tradicionais de empreender, como as fintechs, por exemplo.

A disrupção tecnológica também pode ser usada como suporte para o seu negócio. Estude formas de introduzir inovação tecnológica e modelos disruptivos de negócio em seu empreendimento ao analisar como abrir uma empresa.

Atrair e reter bons recursos humanos

Os recursos humanos de uma empresa são um dos melhores ativos que o empreendimento pode ter. Afinal de contas, são as pessoas que tocam a empresa e operam os negócios.

Por isso, uma das maiores preocupações dos empresários no Brasil e no exterior é atrair, contratar e reter os melhores talentos na empresa. Isso exige eficiência no processo seletivo, planos de carreira, políticas de capacitação, incentivos à motivação, boa remuneração e outras políticas em Recursos Humanos.

Essa é uma preocupação vista como investimento, visto que, com bons talentos, a empresa fatura mais e gasta menos com a rotatividade de pessoal.

Gestão de riscos e fraquezas

Abrir uma empresa requer planejamento. Requer também conhecimento do mercado e dos riscos aos quais o empreendimento pode estar sujeito. Os empresários se preocupam com estes riscos e fraquezas que a empresa pode apresentar.

A maioria dos riscos está relacionada à ação das empresas concorrentes. Por isso, é comum que os empresários realizem o monitoramento constante da concorrência: seus preços, promoções, opções de pagamento e outras características, realizando pesquisas de mercado.

“Quero comprar minha empresa. Como isso se aplica”? A compra de um negócio já em funcionamento também exige muito cuidado. Esteja o empresário comprando a massa falida de um empreendimento ou uma pequena empresa com alto potencial, é necessário planejar cada etapa, além de, principalmente,contar com uma boa consultoria.

Os riscos precisam ser calculados e geridos. Tudo que pode gerar prejuízo, seja dentro ou fora da empresa, precisa ser evitado ou pelo menos bem administrado. Essa é uma das maiores preocupações dos empresários.

Resistência a alterações no modelo de negócios

Muitas empresas, especialmente de micro e pequeno porte ou negócios familiares, têm uma grande fraqueza: gestão que não se adapta a mudanças nos modelos de negócio, seja por falta de conhecimentos técnicos, amadorismo ou medo de inovar.

É necessário ter resiliência para alterar a cultura empresarial e métodos de gestão sempre que o mercado exigir a mudança. Toda resistência a essas alterações pode causar danos financeiros e operacionais. Hoje, a resiliência e a flexibilidade às alterações de modelos de negócio são algumas das maiores preocupações dos empresários.

Aquisição e fidelização de clientes

Manter uma boa base de clientes é o que sustenta a saúde financeira e operacional de uma empresa. Por isso, os empresários investem muitos recursos na prospecção de novos consumidores e na fidelização dos clientes que já fazem negócio com a empresa.

Essa é uma preocupação primordial, pois se a maioria dos clientes compra uma vez e não volta a fazer negócio, este é um sinal de ineficiência da empresa. Por isso, tanto a aquisição de novos compradores como a fidelização destes negócios são de fundamental importância.

Isso é realizado por meio de políticas de eficiência, marketing de relacionamento, suporte de qualidade e outras ações estratégicas.

Certificação e Compliance

É crescente nos empresários a preocupação com certificações. ISO, Inmetro, certificações ambientais e outras asseguram a qualidade desses empreendimentos, facilitando a venda de produtos e o fechamento de parcerias estratégicas.

Além disso, políticas de Compliance asseguram a auditoria, a transparência e uma gestão de boas práticas que gera reputação no mercado, bem como maior eficiência financeira. Tudo isso gera mais performance operacional e rendimento para empresários, investidores e todos os agentes envolvidos diretamente com o empreendimento.

Tanto as certificações como o Compliance são preocupações mais contemporâneas dos empresários, mas que tendem a ganhar cada vez mais importância em curto, médio e longo prazos. Por isso, quem vai empreender agora faz bem ao levar estes fatores em conta.

Leia outros de nossos artigos ou conheça empreendimentos à venda em nosso site.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook