Descubra como montar seu próprio negócio

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O sonho do empreendedorismo permeia a mente de grande parte da população brasileira, pois empreender não é mais algo difícil e, apesar de às vezes desafiador, traz muita satisfação. Quer saber como montar seu próprio negócio?

Nesse artigo, abordaremos as etapas que vão te motivar e te ajudar a ter o seu negócio próprio com segurança, a fim de ter o sucesso profissional que você deseja.

Ideias de negócio próprio

O povo brasileiro é um povo empreendedor, que não tem medo de fracasso. Isso é o que mostra a pesquisa da Endeavor sobre os desafios do empreendedor no Brasil. Enquanto 46% das pessoas que abrem negócio só desejam uma renda, há outros 56% que, de fato, se mostram dispostos a tornar-se referência em seus segmentos.

Um grande contingente são indivíduos que pouparam exatamente com esta finalidade: implementar suas ideias de negócio próprio.

Muitos adiaram esse plano aguardando a aposentadoria, a formação dos filhos, e ainda desejam continuar sendo produtivos, mas sob uma nova perspectiva. Seja qual for o motivo, saber como montar seu próprio negócio é de suma importância para quem deseja fazer de seu sonho um grande investimento.

Escolha o segmento

Todos os especialistas advertem quem quer ter seu negócio próprio para que, antes de tudo, informe-se muito bem a respeito do segmento que deseja atuar.
Assim, vale investir um tempo considerando alguns aspectos:

  • Qual o seu grau de conhecimento sobre a área escolhida?
  • Você já trabalhou nesse segmento?
  • Converse com pessoas do ramo e analise se é algo que você tenha real identificação, pois afinidade com o negócio é imprescindível.
  • Quais as vantagens e desafios de quem trabalha nesse setor?

É fundamental um estudo prévio e objetivo, ainda que já se conheça a área. Quanto mais dados estiverem disponíveis, mais segurança haverá.

Franquia ou empreendedorismo individual?

As franqueadoras são empresas que já vendem um negócio estruturado, com know-how naquela área e que prometem suporte aos novos empreendedores em todas as etapas, da montagem à administração em si.

Contudo, é essencial ler a Circular de Oferta de Franquia (COF) na qual estão descritos os principais pontos do contrato e do negócio, além de se conscientizar de que a franqueadora lhe dará o suporte e as orientações necessárias, mas é você quem deve executar as ações.

Para quem deseja ter mais liberdade de atuação e tem aquele espírito empreendedor mais aguçado, a opção mais assertiva é partir para uma atividade individual.

Hoje, temos diversos recursos que facilitam o dia a dia das organizações, sem mencionar canais e instituições que sempre apoiam o empreendedor, como o Sebrae, Finep e BNDES, por exemplo.

Assim, não há impeditivo algum para você ir adiante e saber como começar um negócio próprio.

Como montar seu próprio negócio

Depois da pesquisa que mencionamos anteriormente, é hora de pensar na forma na viabilização de sua ideia, sobre como montar seu próprio negócio:

Sociedade. Você fará sociedade com alguém? Se sim, é fundamental discutir o que realmente desejam e pedir a ajuda de um advogado para redigir o contrato. Nele, serão estabelecidos os deveres de cada sócio, definindo cotas, cláusulas protetivas e formas de resolução de conflitos, bem como questões sucessórias e participação nos lucros da empresa;

Contador. A figura de um contador é essencial para orientações a respeito de contratação de colaboradores, documentação, tributação e demais aspectos legais, como inscrições nas esferas federal, estadual, municipal, assim como licenças e permissões. Já existem escritórios que incorporam os serviços advocatícios também.

Mesmo no caso de franquia, o acompanhamento desses dois atores é de grande relevância, pois a legislação que envolve o mundo corporativo varia muito e, devido ao volume de detalhes, é de bom tom ter segurança na transação que se está realizando.

Plano de Negócios

Se você quer mesmo saber como montar seu próprio negócio e ter sucesso com ele, começando com mais segurança, elabore um Plano de Negócios . O que ele envolve? Vejamos alguns pontos:

  • Objetivo. Definir Visão, Missão e Valores da empresa não é algo só para constar no papel. São esses conceitos que nortearão o objetivo de seu negócio e seu posicionamento no mercado;
  • Potencial. Quais os potenciais do seu negócio? Tem demanda? Como está o mercado nesse ramo de atividade?;
  • Vendas. Elabore uma relação de possíveis compradores dos seus produtos e serviços e estime, com base em pesquisas, o número de vendas que consegue realizar em curto, médio e longo prazo;
  • Concorrência. Jamais ignore a concorrência, mas também nunca subestime sua capacidade. Pesquise seus concorrentes e pense em diferenciais para seu negócio se destacar dos demais. Dica: qualidade de atendimento costuma ser um dos grandes diferenciais;
  • Fornecedores. A fim de mitigar riscos, convém que você tenha sempre mais de um fornecedor para cada produto ou serviço, garantindo que seus processos não sejam comprometidos, se ocorrer alguma eventualidade;
  • Finanças. É de vital importância que você saiba como usar o capital a ser investido, mantendo sempre uma reserva segura.

Usando a tecnologia e o marketing a seu favor

Esses dois elementos são ferramentas valiosas para facilitar e otimizar os processos e resultados da sua empresa. No mercado, já existe uma ampla variedade de softwares de gestão com fluxo de caixa, controle de estoque, financeiro, emissão de nota fiscal e inúmeras funcionalidades que substituem processos operacionais que demandam muito tempo se não forem realizados de forma automatizada.

Além disso, a AI (Inteligência Artificial) e IoT (Internet das coisas) têm soluções para empresas de todos os segmentos e portes, como chatbot e logística integrada, por exemplo. Dessa forma, você estará mais livre para pensar em estratégias de negócio, investindo tempo em atividades que gerarão mais resultados positivos para sua empresa. Logo, automatize tudo o que puder, seja na fábrica ou no escritório administrativo.

Quanto ao marketing, o impacto que as redes sociais causam no desempenho das corporações é inegável. Crie canais de comunicação com seu público-alvo, estabeleça cronograma de postagens e formatos atraentes com conteúdo relevante. Engajando sua audiência, você se tornará mais conhecido e, consequentemente, seu volume de vendas crescerá.

Onde encontrar um bom negócio?

Se você está a procura de como montar seu próprio negócio, pode encontrá-lo no site Quero um Negócio. Nossa finalidade é estabelecer conexão entre pessoas que desejam vender seu negócio e outras que pretendem adquirir um para investimento, funcionando como um canal de compra e venda de empresas.

Você terá à sua disposição uma quantidade imensa de anúncios de empresas de todo o Brasil, podendo optar por aquela que mais se adequa ao seu perfil e àquilo que está buscando para investir. Acesse nosso site e conheça oportunidades imperdíveis de negócio

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook