Tudo que você precisa saber sobre o processo de venda de um ponto comercial

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O processo de venda de um ponto comercial exige lidar com diversas questões burocráticas, além de bastante paciência. Por isso, obter o máximo de informação é fundamental para que um empresário que esteja num processo de venda do ponto comercial consiga concretizar essa venda, sem que haja problemas nessa transação.

Sabemos que o processo de venda do ponto comercial pode abalar psicologicamente um empresário, haja visto a necessidade, muitas vezes, de abrir mão do tão sonhado negócio próprio. No entanto, manter a calma e entender os detalhes desse processo é fundamental.

Este artigo foi feito para você que está num processo de venda do ponto comercial e que não tem muito conhecimento sobre o assunto. Aqui, abordaremos algumas questões que você terá que lidar nesse processo de venda e, assim, sair da negociação com a sensação de que fez o melhor negócio possível.

Primeira medida:O empresariado brasileiro sofre em diversos aspectos. A falta de incentivos fiscais, a tributação excessiva, a burocracia, entre tantos outros empecilhos impedem o pleno desenvolvimento da economia e o fortalecimento das empresas em nosso país.

Sabemos da sua dor e queríamos que essa realidade fosse diferente, pois um país não cresce sem empresas fortes. No entanto, independente da motivação da venda do ponto comercial, é importante ter um mínimo conhecimento sobre o assunto para conseguir dar o direcionamento certo nesse processo.

Dessa forma, comece organizando todos os documentos, despesas, obrigações, e tudo que envolva a sua empresa. Separe e organize itens como:

  • Recibos de impostos, pagamentos, recebimentos etc.;
  • Obrigações trabalhistas;
  • Dívidas com fornecedores;
  • Contas a receber;
  • Documentação do imóvel;
  • Contratos da empresa;
  • Etc.

Tudo isso pode atrapalhar ou até mesmo impedir o processo de venda do ponto comercial. Por isso, resolver essas questões e mantê-las em ordem é fundamental para que você consiga dar prosseguimento ao processo de venda.

Analise as estatísticas do negócio

A demonstração financeira da sua empresa é a principal informação do seu negócio. Apenas ao olhar os números e as estatísticas do seu negócio, um possível comprador já sabe a viabilidade de concretizar ou não o negócio.

Por isso, seja coerente com a situação da sua empresa. Se você precisa da venda do ponto por motivos de baixo faturamento, por exemplo, as estatísticas podem ser sua aliada e não inimigas no processo de venda do seu negócio.

Você pode argumentar que em sua gestão faltou investimento em determinado departamento e que isso impediu o crescimento da empresa. Com isso, você aponta uma possível solução para que o comprador possa reerguer a empresa.

Da mesma forma, acontece se a motivação da venda seja pelo desejo de mudança de área ou sua aposentadoria, por exemplo. Ou seja, saber a real situação financeira deve ser sua aliada na hora de negociar seu ponto comercial .

O que está incluso na venda do ponto comercial?

Antes de iniciar o processo de venda do ponto comercial, será preciso verificar o que efetivamente será incluído na venda e na compra do ponto comercial. Por exemplo:

  • Estoques;
  • Patentes;
  • Infraestrutura (móveis, eletrônicos, computadores, etc.);
  • Sistemas, softwares etc.;
  • Imóvel e propriedades;
  • Veículos;
  • Entre outros.

Tudo isso faz parte do patrimônio da empresa. Quem pretende comprar o ponto comercial, precisa ter mensurado e detalhado o valor de cada item e o que está incluso na transação. Por isso, é importante que você verifique todo o patrimônio empresarial.

A inclusão ou exclusão de algum item pode baixar ou aumentar o valor do seu negócio. Por isso, atente-se a essa questão!

Faça uma auditoria para avaliar o valor do seu negócio

Uma das etapas mais importantes num processo de venda do ponto comercial é a auditoria. Ela é quem vai estipular exatamente o valor de mercado do seu negócio. As auditorias são feitas seguindo diferentes metodologias adequadas a cada tipo de negócio e sua posição no mercado.

Veja alguns exemplos de auditoria para avaliar o valor de uma empresa:

  • Avaliação contábil ou patrimonial;
  • Avaliação por liquidação;
  • Avaliação de mercado;
  • Avaliação por múltiplo;
  • Avaliação de fluxo de caixa descontado.

Dentre essas opções, a mais utilizada é a avaliação de fluxo de caixa descontado. Essa avaliação considera aspectos como o histórico da empresa, patrimônio, aspectos de mercado, projeções da empresa, lucro futuro e possíveis investimentos que a empresa necessita.

Ou seja, esse método observa todos os aspectos internos da empresa e analisa as situações que interferem nas projeções de futuro da empresa. Tendo como base essas informações, um auditor avaliará qual é o valor da sua empresa e estipulará um preço de mercado.

Desse modo, você garante um preço justo pela venda do ponto comercial. Além disso, uma boa avaliação traz informações detalhadas sobre a empresa e lhe dá muito mais credibilidade perante um comprador.

Anuncie na internet

Uma das etapas mais importantes na hora da venda do ponto comercial é anunciar a empresa a venda. Dessa forma, uma plataforma na internet que integre compradores e vendedores pode ser a solução mais fácil para efetivar a venda da empresa.

Nos dias atuais, a internet tem sido uma ferramenta muito importante para anunciar e comprar um ponto comercial. Com ela, compradores e vendedores de diversos cantos do Brasil e do mundo conseguem se conectar e iniciar um processo de venda de empresas.

A plataforma Quero um Negócio é ideal para você que deseja vender o seu negócio ou comprar um ponto comercial. Além de oferecer espaços para anúncios com fotos, vídeos, descrição da empresa e contato do vendedor, a plataforma disponibiliza diversas dicas sobre empreendedorismo e negócios para você fazer a venda ou compra de uma empresa de forma assertiva.

Concretizando a venda

Você cumpriu todas as etapas e finalmente conseguiu alguém para comprar o ponto, certo? Agora, tem mais algumas etapas a serem seguidas para finalizar a venda e dar conhecimento de que a empresa pertence a outra pessoa.

Veja algumas ações necessárias:

  • Registro das informações no contrato social da empresa;
  • Fazer averbação na junta comercial;
  • Publicar em diário oficial;
  • Notificação dos credores;

Após a concretização da venda do ponto comercial, tanto o comprador quanto o vendedor, vão continuar tendo algumas obrigações sobre a empresa.

A partir da transferência de proprietários da empresa, o comprador assume todas as dívidas fiscais futuras, tributações e outras responsabilidades sobre o negócio. Já o vendedor, responde solidariamente durante um ano sobre dívidas vencidas que foram contabilizadas na venda.

Por isso, tenha sempre ajuda de profissionais capacitados nessas questões para lhe auxiliar nesse momento. Outras dúvidas podem surgir e a melhor saída é ter auxílio profissional de quem já lidou com esse processo de venda de um negócio.

Saiba mais sobre o tema

Quer saber mais sobre como vender um ponto comercial e ter com sucesso nessa negociação? Então, confira em nosso blog diversos artigos bem informativos para você se aprofundar nesse assunto e entender cada vez mais sobre o mundo corporativo.

Blog Quero um negócio

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