Avaliação de empresas: como avaliar a empresa de forma correta?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Então você juntou bastante dinheiro e quer uma oportunidade de investir ou está procurando alguma forma de ter o seu próprio negócio e ser o chefe. Seja qual for a motivação, quando você compra um negócio, quer que ele dê certo. Por isso, confira como fazer a avaliação de empresas de forma correta para aumentar as chances do retorno do seu investimento.

Quanto realmente vale a empresa?

Existem diversos pontos que devem ser observados, em relação ao passado, ao presente e ao futuro da empresa. O primeiro é saber se vale a pena pagar o valor pelo qual você está comprando.

Essa é a avaliação financeira da empresa, que busca determinar quanto ela realmente vale. Para isso, são usadas diversas estratégias desde as mais simples até as mais complexas.

Por exemplo, uma avaliação simples e direta é o valor dos ativos no mercado mais o resultado líquido do último ano fiscal. Entre os ativos, se encontram o inventário, as instalações, etc. e o resultado líquido demonstra todos os lucros da empresa, após os devidos descontos.

É um processo de avaliação bem simples, que visa determinar por alto o quanto a empresa vale. Mas, você nunca está pagando por resultados passados, mas sim pelo potencial futuro. Por isso, uma boa metodologia é aplicar o resultado descontado para avaliar o quanto a empresa pode ganhar no futuro.
Para fazer esta avaliação de empresas é necessário solicitar as demonstrações financeiras nos últimos 5 anos, além de projeções para os próximos 5. A partir daí, é possível avaliar o quanto realmente custa a empresa.

Dependendo do resultado, você pode fazer algumas comparações com o valor pedido para tirar algumas dúvidas. Por exemplo, se o valor for muito maior em relação ao pedido pelo dono, existe algo de errado. Ou ele não sabe muito bem o que está fazendo, ou tem algo que está escondendo. Pelo contrário, se a discrepância for maior no sentido oposto, é bom que a empresa seja bem valiosa.

Qual é o motivo da venda?

Independente do resultado da comparação acima, é uma boa prática entender o motivo da venda. Não existe forma mais direta de fazer isso do que perguntando. Normalmente, a motivação envolve aposentadoria, uma mudança de carreira ou algum outro fator pessoal, mas é sempre bom perguntar para ter certeza de que a motivação não é um fator que possa puxar o valor da compra para cima ou para baixo.

Também é uma boa prática conversar com o dono para entender o dia a dia da empresa, assim, você sabe melhor onde está se metendo.

Verifique todos os documentos

Além das demonstrações financeiras é importante visitar uma série de documentos. Os papéis fiscais podem demonstrar se a empresa à venda está com todas as suas obrigações fiscais em dia. Além disso, ajudam a determinar o rendimento passado da empresa, ainda pode garantir que você não está entrando em uma fria, comprando uma empresa com dívidas ou pendências fiscais.

Dificilmente este será o caso, mas é preciso sempre garantir. Procure verificar todos os outros documentos importantes durante o seu processo de avaliação de empresas.

Isso inclui todas as autorizações e licenças necessárias para que o negócio exista, assim como outros documentos como lista de clientes, documentos de propriedade, materiais publicitários, informações de gerência e dos colaboradores, entre outras.

Para tranquilizar o dono atual, você pode oferecer assinar um acordo de confidencialidade que irá garantir que as informações não serão usadas por algum outro motivo.

Avalie tudo que vem com a empresa

Ao avaliar uma empresa, você não está apenas ponderando a empresa, mas também tudo que vem com ela. Por isso, é importante fazer uma avaliação completa. Por exemplo, se a empresa acompanha uma frota de veículos fundamental para a sua atividade, é preciso garantir que seu estado seja pleno. Caso contrário, é mais um custo extra que você terá após a compra.
Outro ponto importante é a localização. Dependendo da empresa isso pode ser muito importante. Por exemplo, para uma loja, todas as preocupações mais comuns em relação ao ponto de venda se aplicam perfeitamente. É preciso que as instalações estejam muito bem localizadas, em um local com uma grande movimentação de pessoas.

Mas dependendo do tipo de empresa a preocupação pode ser um pouco diferente. Se você está comprando uma empresa que tem apenas um escritório, a localização ainda é importante, mas o objetivo é trazer mais conforto para os funcionários.

Se a sua avaliação de empresas envolve uma escola, o local é importante, mas deve trazer mais conforto para os pais pegarem e deixarem os alunos. Enfim, o importante é avaliar a empresa de acordo com a expectativa de serviço que ela presta.

Como está a infraestrutura?

Não importa a empresa, é preciso conhecer como está a infraestrutura. Esse é um ponto no processo de avaliação que pode ser bem custoso, se não estiver em uma condição pelo menos razoável. Por isso, avalie toda a infraestrutura e entenda se ela está pronta para receber a atividade que a empresa se propõe a empregar.

Como essa empresa irá gerar retorno?

Essa é a principal pergunta a responder se você quer saber como avaliar uma empresa. Todas as outras são importantes, mas é esta que vai garantir que o investimento terá retorno.
Neste caso, é preciso avaliar 3 pontos, alguns dos quais já foram mencionados:

  • Marketing: qual é o investimento em marketing que a empresa precisa receber para crescer e ser mais vista?
  • Orçamento: o quanto você tem disponível, não somente para comprar a empresa, mas para fazer todos os investimentos necessários para o seu crescimento?
  • Contabilidade: este ponto já foi discutido anteriormente, e indica o quanto a empresa ganha e qual é a sua expectativa de ganhos nos próximos anos.

Se houver uma resposta muito clara, que resulte em um caminho para o crescimento, a avaliação da empresa pode dizer se vale a pena comprá-la ou não, e se você tem a capacidade e o tempo para fazer com que a visão dê certo.

A avaliação de empresas é um momento fundamental para qualquer investimento. Afinal, é isso que pode te ajudar a decidir se vale a pena ou não encarar este novo desafio. Se quiser saber mais sobre como comprar uma empresa e ter sucesso confira outros textos do nosso blog. Caso queira ver algumas empresas a venda, confira os anúncios na nossa plataforma.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook