Quero vender minha loja: onde devo anunciar?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Quero vender minha loja, onde devo anunciar? Por onde começo? Conto com a ajuda de quem?

A venda de uma empresa é um processo que exige muito planejamento, do contrário você pode acabar fazendo um mau negócio.

Vender sua loja não se trata de fazer uma operação como as que são feitas na loja em si, por exemplo, mas é algo que necessita de mais estratégia, pesquisa e organização. E olha que esse processo de venda de produtos é também algo que exige tudo isso, mas a venda de uma empresa exige muito mais.

Mas hoje te ajudaremos a descobrir em quais lugares divulgar sua loja à venda e atrair mais compradores em potencial. Por compradores em potencial entendemos aqueles que tem interesse em comprar uma loja e não aventureiros ou curiosos de plantão.

Não importa se você tem uma loja de ferramentas, de roupas, calçados, etc., essas dicas aqui ajudarão a todos. Continue lendo esse artigo.

Vender minha loja: já está tudo organizado?

Antes de mais nada, é importante que você tenha tudo devidamente organizado:

– Demonstrativos financeiros (seu comprador solicitará essas informações, em especial os demonstrativo dos últimos 3 ou 5 anos);

– Impostos em dia e salário dos funcionários também: desse modo você evita problemas na Justiça que podem comprometer a venda da sua loja;

– Com a ajuda de um corretor de negócios, avalie o valor de mercado da sua loja. Isso é importantíssimo para evitar prejuízos na hora da venda;

– Quais são os pontos fortes do seu negócio? Isso te ajudará a criar uma proposta atraente para os compradores;

– Não se esqueça de elaborar um contrato de confidencialidade, assim os compradores não irão divulgar as informações que obtiverem sobre a sua empresa;

– Por que você quer vender sua loja? Já parou para pensar que os compradores podem querer saber o motivo da venda? Se o motivo for porque o negócio não anda bem, será difícil convencer o comprador de que o negócio é promissor, mas apenas necessita de melhorias. Por isso, dedique tempo para refletir sobre o motivo da venda e o impacto que esse motivo trará para o comprador;

– Elaboração de contratos com a ajuda de um advogado. Essa é uma etapa importante e que deve ser realizada com a presença do comprador;

– Também, faça o possível para que sua loja esteja bem esteticamente: tanto no quesito estrutura/construção, quanto no quesito organização e distribuição de produtos, mobiliários, etc.

Vender minha loja: sua primeira opção

Nossa primeira opção para te ajudar a divulgar sua loja à venda é usar as redes sociais. Mas não seria, por exemplo, divulgar isso na página da sua empresa.

Quando se está negociando uma empresa, é importante evitar que os clientes fiquem sabendo antes do negócio ser efetivamente concluído.

Mas por que?

Porque isso pode gerar uma impressão negativa: as pessoas podem achar que a empresa não anda bem e, por isso, está sendo passada para um novo dono. E isso pode afetar o desempenho que a loja terá daqui para frente. Assim, não use a página ou perfil da empresa para anunciar sua venda.

Uma opção seria você fazer uso de grupos no WhatsApp, Telegram ou grupos no Facebook para divulgar. Use um perfil pessoal para isso. E, de preferência, aposte em grupos de negócio, assim terá contato com um público que tem interesse em comprar e vender empresas também.

No entanto, ainda que você use as redes sociais para anunciar sua empresa à venda, é importante saber para onde direcionar esses potenciais compradores. Eles se sentirão mais seguros se forem direcionados para uma plataforma que seja especifica para isso, como a plataforma da Quero um Negócio, por exemplo.

Ao direcionar o possível comprador para nossa plataforma, lá ele terá mais informações sobre a empresa. Lembre-se de deixar um contato para que eles possam falar diretamente com você, assim sentirão ainda mais segurança.

Importante: tire boas fotos das instalações da loja, esse será mais um ponto decisivo para fazer com que o comprador sentir se vale a pena ou não conhecer o negócio melhor.

Anunciar em sites de classificados para vender minha loja

Quero vender minha loja, ainda vale a pena anunciar em sites de classificados? A resposta é: sim.

Mesmo que pouco eficientes, vale a pena anunciar em sites de classificados, pois tudo é bem-vindo.

Nos sites de classificados você encontra anúncios de vários segmentos e tipos de produtos/serviços. E por lá há também pessoas interessadas em vender e comprar uma empresa (ainda que poucas).

Opte por sites de classificados que sejam gratuitos, assim você tem mais uma ferramenta para anunciar sua loja e sem ter mais custos. Lembre-se de inserir um título que mostre ao usuário do que se trata o anúncio, tendo também uma descrição detalhada.

O networking também pode te ajudar

Estar em contato com outros empresários, empreendedores ou mesmo pessoas que desejem empreender te ajudará a ter mais opções de compradores em potencial.

Mas isso é mesmo importante para vender minha loja? Se você quer ter mais opções de compradores em potencial, sim.

Essas pessoas estão lidando ou querem lidar com negócios, assim, é mais fácil vender sua loja. Ou seja, é mais fácil encontrar gente que tenha interesse [real]em adquirir sua empresa.

Sem contar que esse networking ainda pode ajudar a melhorar seu negócio e torná-lo ainda mais atrativo para os compradores. Sabia disso? É importante trocar ideias e conhecimento com outras pessoas, especialmente se forem do mesmo ramo que o seu.

Participe de eventos de negócios, feiras, etc., e pegue o contato desses empresários e empreendedores. Troque ideias com eles e fale que possui uma empresa para vender (apenas evite falar o nome da sua empresa, mantenha sigilo sobre isso até realmente ter alguém interessado em comprar seu negócio). Eles ainda podem te passar dicas que ajudarão na hora de vender sua loja.

Divulgue sua empresa na internet com a Quero um Negócio

Sabia que você também pode anunciar sua empresa para venda na Quero um Negócio?

Nós temos uma plataforma especializada em compra e venda de negócios, assim fica muito mais fácil encontrar compradores em potencial. Sem contar que somos a maior plataforma do Brasil nesse ramo.

Você já ouvir falar que a melhor forma de encontrar seu público-alvo é estando onde eles estão? É isso o que a nossa plataforma oferece.

É como pescar num lugar onde você sabe que há peixes, ao invés de ficar rodando por locais incertos. Com nossa ajuda você encontra mais facilmente pessoas interessadas na sua loja.

Anuncie empresas de quaisquer segmentos em nosso site.

Por aqui diversos compradores passam todos os dias e de vários cantos do Brasil. Isso mesmo, você pode anunciar para pessoas de todo o país.

Agora você tem a oportunidade de negociar através de uma plataforma segura, ágil e transparente. E podemos mencionar também nosso investimento em marketing para que os anúncios dos nossos usuários cheguem a muito mais pessoas. Nosso compromisso é ajudar você a fazer um excelente negócio.

Para conhecer melhor nossa plataforma e, ainda, conferir alguns anúncios para se inspirar a criar o seu, clique aqui. Se ficar com dúvidas, não hesite em entrar em contato com um de nossos especialistas.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook