Vender um negócio: 7 passos fundamentais

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Vender um negócio envolve uma série de passos, recursos e também profissionais.

Você precisará contar o apoio de um contador, advogado e até mesmo um corretor. Há ainda que se atentar para o momento ideal para a venda da empresa e saber como administrar tudo durante o processo.

Por isso que existem 7 passos fundamentais para seguir se você planeja vender um negócio. E falaremos sobre cada um deles aqui.

1 – Por que você quer vender um negócio?

Por que você decidiu vender sua empresa? Saber responder isso é muito importante. E uma das razões é que, possivelmente, o comprador também fará esse questionamento para você.

Muitos donos de empresa optam por vender seus negócios devido a vários motivos, tais como: doença, desgaste por atuar há tempos na mesma área, por conta de querer se aposentar, etc.

Mas existem também aqueles que decidem vender um negócio quando ele não está mais sendo lucrativo. E essa não é uma boa ideia, pois torna a venda mais difícil.

Nessas horas é crucial analisar pontos como o tempo de existência da empresa, volume de vendas, entre outros.

Há pontos a serem levantados que podem tornar o seu negócio atrativo para os compradores: carteira de clientes ampla, lucros crescentes, etc. Por isso identifique tudo isso para apresentar uma proposta e resposta que sejam atraentes. 2 – Não faça tudo de última hora

A preparação para vender um negócio deve ser feita com um ou dois anos de antecedência. E ela é bastante importante para tornar os dados e informações financeiros da sua empresa mais atrativos.

Essa preparação ainda te auxilia na identificação e melhorias dentro da empresa. O que além de facilitar o processo de venda, ainda fará com que o negócio funcione com alto potencial.

Outra coisa aqui também é que essa preparação te ajudará a mostrar os fatos reais que o cliente deseja ver. E isso porque no processo você terá que fazer a organização de documentos da empresa quais terão informações concretas sobre ela.

3 – Quanto vale seu negócio?

O passo seguinte é determinar quanto vale sua empresa, qual o preço de mercado ideal: nem baixo e nem alto.

Nessa etapa você pode contar com um avaliador de negócios ou um corretor ou contador, por exemplo, para definir o preço ideal para o seu negócio. No caso do avaliador, ele realizará um estudo minucioso para definir o preço adequado e apresentará um documento, o qual pode, inclusive, ser usado no momento da negociação com o comprador.

Um profissional experiente pode tanto tornar o processo de definição de preço mais simples, como também pode ajudar a manter o sigilo em todo o processo ao vender um negócio e evitar quaisquer problemas na negociação.

4 – Reunindo documentos da empresa

O próximo passo é reunir os documentos da empresa dos últimos quatro ou cinco anos. Esses documentos compreendem demonstrações financeiras e declarações de impostos, por exemplo.

Não esqueça também de, caso existam, fazer um levantamento dos equipamentos que serão entregues juntamente com a empresa e dos fornecedores com os quais ela trabalha. Também reúna contratos antigos e novos, entre outros documentos similares.

Além disso, é também necessário apresentar um documento descrevendo os processos produtivos do negócio. Também pode ser necessário apresentar um manual das operações da empresa.

E de todos esses documentos não se esqueça de fazer cópias e manter os originais guardados. As cópias você apresenta aos potenciais compradores na hora de vender um negócio.

Para que se mantenha o sigilo nas negociação, você pode solicitar aos compradores que assinem um contrato de confidencialidade. Esse contrato atesta que o comprador não usará as informações que você fornecer para serem vendidas para terceiros, causar boatos sobre a empresa ou usadas para outros fins que não seja saber mais sobre a empresa para adquiri-la.

5 – Como realizar a venda

Existem duas formas de vender uma empresa: fazer isso sozinho e contar com a ajuda de profissionais.

Mas você tem o que é preciso para realizar com sucesso a venda do seu negócio? É necessário ter domínio de técnicas de negociação, caso você mesmo decida vender sua empresa.

Um outro ponto também importante é quanto a sua disponibilidade. Você precisa estar disponível para os possíveis compradores, seja quando esses querem tirar dúvidas ou mesmo quando desejam realizar uma auditoria na empresa com o objetivo de fazer a confirmação das informações fornecidas.

Se optar por vender o negócio sozinho, há como vantagem a redução de custos da comissão de um corretor. Mas o processo exige muito conhecimento.

Já se você decidir contar com um profissional como um consultor de negócios especializado, terá mais tempo livre e poderá vender sua empresa por um bom preço. Como o consultor de negócios deseja ter sua comissão, ele fará o máximo possível para gerar valor para sua empresa ante os clientes.

É importante ressaltar aqui que apesar de contar com um consultor de negócios e deixar a negociação em suas mãos, você deve manter a comunicação com ele a fim de saber o andamento da mesma e discutir demais assuntos sobre a venda.

6 – Fazendo a negociação e resolvendo algumas questões

Encontrar o comprador ideal para vender um negócio pode ser um desafio. Mas a negociação também é um processo desafiante.

Por isso que algumas recomendações são que você tenha de dois a três potenciais compradores para negociar. E mantenha o contato com eles, dando também importância para realizar uma pesquisa sobre cada um e saber se estão qualificados para adquirirem sua empresa.

Se a venda for financiada, tenha nesse processo o auxílio de um contador a fim de manter tudo organizado. Sobre os valores, esteja aberto a negociações, contudo tenha um valor médio definido e mantenha mão firme nesse momento, pois ambos precisam sair ganhando.

Na etapa final, além de ser assinado um contrato que transfere a propriedade da empresa para o comprador, você poderá ter que assinar um documento de não concorrência, onde afirma que não iniciará um novo negócio nas proximidades para ser concorrente desse.

7 – O que fazer em seguida

Depois do negócio fechado e tudo devidamente concluído, o que vem em seguida? Vem a parte de gerenciamento do valor.

O que você fará agora? Pretende iniciar um novo negócio? Adquirir algum bem?

Agora que sua empresa foi vendida, você deve agir com cautela, uma vez que não possui mais um negócio para se suster e terá que fazer valer o valor que tem em mãos.

Elabore um planejamento financeiro com objetivos e metas claros e saiba também o que acontece e o que recai sobre quem tem em mãos uma fortuna adquira de forma instantânea.

Nesse momento é muito importante contar com o apoio de um profissional em finanças e investimentos para ser guiado quanto a melhor forma de investimento do dinheiro da venda do seu negócio. Você pode pensar em investimentos, guardar uma parte para a aposentadora ou mesmo iniciar um novo negócio.

Concluindo

Colocar uma empresa à venda qualquer empresário pode fazer, mas ter êxito ao vender um negócio é coisa para poucos.

E esses poucos são aqueles que se planejam e contam com o apoio de pessoas experientes e recursos eficientes como a plataforma Quero um Negócio.

Na nossa plataforma você pode anunciar sua empresa para venda e receber contatos de pessoas de vários cantos do país. Somos a maior plataforma de compra e venda de empresas do Brasil.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook