Por que comprar um Pet Shop é um bom negócio?

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Os Pet Shops tem ganhado cada vez mais espaço pelo Brasil afora. É notório seu crescimento, que é observado inclusive em cidades de pequeno porte. Fazendo com que se tornem um bom negócio.

Um Pet Shop é empreendimento que oferece atendimento de banho e tosa para cães e gatos, vende animais de estimação (sempre os que são legalizados pela legislação vigente). Além de vender brinquedos, gaiolas, alimentos (rações), medicamentos e demais acessórios voltados para os pets.

É possível perceber que em alguns estabelecimentos de médio a grande porte também oferecem hotel e ‘táxi dog’, ou seja, um serviço de transporte diferenciado de busca e entrega do pet da residência ao local e vice-versa.

É bem verdade que a expansão desta categoria de negócios ocorreu nos últimos 10 anos. Esta mudança está fortemente associada com o aumento dos cuidados com os animais de estimação!

Quando se fala em investir é sempre interessante apresentar alguns dados sobre o status do setor. Desse modo, veja então como está a situação dos pets por aqui.

Alguns dados sustentam que o Brasil fica em terceiro lugar mundial como o país que mais fatura quando o assunto é Pet shop. Para se ter uma ideia, os valores ficam em torno de R$ 20 bilhões por ano.

Sabendo dos números, vamos elencar algumas razões que fazem do Pet Shop ser um bom negócio.

Acredite, os brasileiros gastam em média R$ 300,00 com seus bichinhos de estimação em pet shops e a tendência é de aumento nos próximos anos.

Para ser um pouco mais específico, sobre estes valores, a Associação Brasileira da Indústria e Produtos de Animais de Estimação – Abinpet), os valores gastos com cães gira em torno de R$ 216,50 e os valores gastos com gatos ficam em torno de R$ 120, 00.

Outro ponto relevante é que comprar um Pet Shop é relativamente mais barato do que adquirir outros estabelecimentos comerciais como um restaurante por exemplo.

Comprar um Pet Shop possui elevado custo-benefício, para se ter uma noção do cenário no Brasil, existem aproximadamente 31.000 estabelecimentos cadastrados e a estimativa para os próximos anos é de crescimento. O lucro mensal de um pet shop de médio porte pode chegar até 60 mil reais. Claro sempre leve em conta diferenças locais e regionais e tempo do estabelecimento no mercado.

Outra situação que faz do pet shop um bom negócio é o fato da população de animais de estimação, especialmente, cães e gatos ser proporcional a população humana!

Ou seja, à medida que a população humana vai aumentando a destes animais (de estimação também vai à mesma direção!). Esse fato suporta que os lucros a longo prazo neste setor tendem a permanecerem crescentes!

Um assunto que interessa ao investidor é a rentabilidade do negócio que se está investindo.

A rentabilidade de um estabelecimento Pet Shop tem superado as expectativas dos seus proprietários nos últimos anos aqui no Brasil. Mas, é sempre bom reforçar que o valor investido tem relação com os ganhos subsequentes em seu Pet shop.

Para se calcular a rentabilidade de um Pet Shop, divida o valor investido pelos valores obtidos ao mês em sua empresa. Dessa maneira, o investidor saberá a porcentagem de  renda mês a mês do seu empreendimento.

Ainda assim, invista com precaução e respeito seu plano de negócios, pois nem sempre o comércio local da sua cidade responde ao padrão conhecido para o seu estabelecimento.

Uma das dicas mais importantes e talvez seja a dica mais importante é entender e identificar seu público-alvo e a dinâmica de funcionamento de mercado dos Pet Shops. Pois, através deste procedimento o investidor saberá melhor os produtos que investir e quais os serviços que devem ser oferecidos.

Outro ponto que não pode ser esquecido é que o investidor, especialmente em se tratando do mercado de Pet Shops, deve inevitavelmente seguir as tendências do comércio.

O número de artigos voltados para o universo pet é praticamente infindável e a produção é contíua de novidades para que seus donos ofereçam todos os cuidados aos seus queridos animais, realmente como se fossem membros da família.

Busque se diferenciar dos concorrentes, ofereça sempre que possível um atendimento personalizado e ofereça sempre os melhores produtos para que seus clientes fiquem satisfeitos e retornem sempre quando for necessário.

Uma informação pouco discutida neste setor, mas que faz toda a diferença é estabelecer claramente as políticas da sua empresa com o tratamento dos animais. Deixe sempre claro para seus clientes como é a sua atuação, por exemplo, na escolha das rações (um dos itens mais vendidos em pets) e qual o nível de cuidado se, por exemplo, você oferecer o serviço de táxi dog/cat para os procedimentos de banho e tosa dos animais atendidos.

Faça planos de fidelidade para seus clientes, isto tem se mostrado como uma estratégia muito eficiente para gerar fidelidade por parte da clientela. Afinal de contas, no caso dos Pet Shops, o empresário tem o desafio de tanto agradar o bichinho de estimação quanto o seu proprietário, não é verdade?

Dessa maneira, a possibilidade de lograr resultados positivos com seu Pet Shop será bem maior.

Por tudo isso que foi exposto, ao longo deste artigo, fica claro que comprar um Pet Shop tem seus riscos (assim como qualquer negócio) e tem seus lados positivos como comentamos mais acima.

O fato é que entre as oportunidades oferecidas pelo cenário econômico atual brasileiro, os negócios envolvendo o mercado de Pet Shops vêm se destacando mais e mais. Essa pode ser a oportunidade para que você entre no mercado nacional com baixo risco e quem saber até mudar o padrão de vida, vale a pena o investimento nesta ramificação de negócios!

Espero que este artigo tenha servido para esclarecer sobre este assunto tão interessante e te motivado para o mundo repleto de oportunidades dos pet shops. Caso queira obter mais informações sobre empreendedorismo consulte os artigos disponíveis em nossa plataforma QueroUmNegocio.com.br e também no nosso blog, fique sempre atualizado com o melhor conteúdo sobre este tema.

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