Entenda o processo de venda de uma empresa

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Há vários motivos pelos quais um empreendedor decide vender um negócio que um dia abriu: precisar de dinheiro, brigar com sócios, inexistência de alguém para herdar o negócio, desistir de competir com os concorrentes, a ideia inicial tornou-se inviável, entre muitos outros.

No entanto, a venda de uma empresa está longe de ser um processo simples. Embora a duração cronológica possa variar de negócio para negócio, o que não varia é que essa transação envolve muitas etapas para que consiga ocorrer de uma forma que seja vantajosa tanto para o vendedor como para o comprador. É importante não esquecer que tanto a empresa à venda quanto a compradora precisam continuar funcionando normalmente, mesmo durante o período das negociações.

Quer saber como tudo isso pode acontecer? Então, continue a leitura para descobrir como ocorre a venda de uma empresa!

“Arrumando a casa”

Uma vez tomada a decisão de vender a sua empresa, a primeira coisa a fazer é verificar todos os dados referentes a ela:Histórico de faturamentos;

  • Histórico de faturamentos;
  • Dívidas;
  • Situação trabalhista, previdenciária e tributária;
  • Inventário da empresa: sedes, maquinário, número de funcionários etc;
  • Contas a pagar e contas a receber;
  • Carteira de clientes;
  • Fornecedores

Portanto, reúna o máximo de informações possíveis, sempre procurando ver como os compradores enxergam a sua empresa – esta prática se chama “due diligence”. Tudo isso é importante para que você consiga responder a duas perguntas essenciais:

  1. O que tornaria a minha empresa atraente para os compradores?
  2. Quanto vale a minha empresa

Além disso, durante as negociações, é muito importante que você tenha estes dados na ponta da língua, ou pelo menos ao alcance das mãos, sempre que eles forem solicitados. Isso demonstra boa organização, poupa tempo de todos e ajuda a tornar a transação mais transparente – a falta ou impressão de falta dela pode ser motivo suficiente para espantar compradores, mesmo que a empresa seja atraente.

Outra questão que torna toda esta operação ainda mais delicada é que, mesmo anos depois, ela ainda pode ser questionada pela Receita Federal, se algo parecer suspeito.

O que influencia no preço da sua empresa?

Abandone a ilusão de conseguir exatamente o preço que você pedir pela sua empresa. Este número é só uma referência, um ponto de partida. E também não sonhe muito alto. Isso porque a avaliação e chegada a um valor final não é uma ciência exata, ou seja, depende de muitos fatores internos e externos – e a maioria deles é circunstancial.

Alguns dos fatores que interferem no preço da sua empresa são:

  • Rendimento atual dela;
  • Potencial de rendimento;
  • Situação política e econômica do local onde se encontra;
  • Situação do mercado no qual ela atua no momento da compra;
  • Os planos do comprador para ela;
  • Possibilidade de transparência na transação.

Como anunciar

O melhor jeito é contratar um site especializado em fusões e aquisições para empresas, que publica o anúncio, mas também pode trabalhar selecionando as melhores possibilidades de compradores para a sua empresa, isto é, os que têm sinergia com ela, e que, portanto, poderão se interessar por ela e fazer um bom negócio.

A Quero Um Negócio é uma empresa que pode te ajudar nisso. Você pode saber mais em nosso site!

Anunciar também é um passo importante. Um erro muito comum é simplesmente tornar pública a venda de uma empresa, o que poderá atrair aventureiros, especulações e boatos que poderão manchar a imagem de seu negócio.

Como negociar

Basicamente, pode-se dividir os potenciais compradores em dois tipos: os chamados “financeiros” e os “estrategistas”. Esta nomenclatura, um tanto quanto genérica para o mundo dos negócios, é do site, e a intenção é dividir empiricamente os seguintes comportamentos:

  • Financeiros: os que vão se interessar mais pelos dados econômicos-financeiros da sua empresa;
  • Estrategistas: os que estarão mais interessados em questões estratégicas como possibilidades de expansão do negócio, resolução de problemas judiciais, etc.

Se você souber de antemão em qual destas categorias se encaixa cada um dos compradores com quem você conversar, maior será a chance de apresentar a cada pessoa os dados que serão mais atraentes a ela, o que ajudará muito no poder de convencimento, na negociação das condições mais favoráveis e também para evitar que desista se acontecer qualquer imprevisto no meio da transação.

Selecionar a equipe para as transações

O ideal é que poucas pessoas acompanhem e dividam as informações sobre as negociações. Uma pessoa do alto escalão, outra da equipe de contabilidade, uma do financeiro, uma do RH, e de mais alguma equipe que você considerar importante que esteja presente. Cada uma delas deve estar munida dos dados referentes à sua área.

É importante que poucas pessoas estejam envolvidas nisso para que as atividades-fim da empresa não parem ou sejam prejudicadas durante todo o tempo de negociação, e também para diminuir a chance de espalhamento de boatos.

Além disso, recomenda-se que integrem esta equipe alguns assessores externos, ou seja, pessoas que poderão avaliar sem envolvimento emocional as propostas apresentadas, para apontar o que é mais vantajoso.

Adaptação dos funcionários à nova situação

As etapas que demandam mais tempo na fusão ou aquisição de empresas são, em ordem decrescente:

  • Adaptação dos funcionários da empresa comprada;
  • Achar o seu comprador ideal;
  • Negociar o melhor contrato possível com ele.

Então, agora vamos tratar do primeiro item desta lista.

Em primeiro lugar, os funcionários precisam ser honestamente avisados da decisão de vender um negócio, porque isso os impactará diretamente em algum momento. Isso ocorre desde mudanças na cultura organizacional, sutis ou radicais (pois o novo dono quererá dar a sua cara ao negócio, e/ou adaptá-lo aos seus interesses), até cortes na equipe original, adaptação de funções e novas contratações.

É também por isso que ganha importância a maneira como a empresa lida com as questões trabalhistas e previdenciárias, que agora ficarão a cargo do novo dono, e que portanto podem servir de motivo para um negócio não ser tão atraente. Por exemplo:

  • Como a sua empresa lida com a previdência de funcionários do alto escalão ou outros, que por qualquer razão tenham direito a uma previdência especial? Em quanto tempo cada uma dessas pessoas se aposentará?
  • A contribuição com o FGTS de todos está em dia?
  • Há muitos processos por acidentes de trabalho? Como a empresa estimula a saúde organizacional?
  • Há setores terceirizados? Quais?

Se quiser mais dicas sobre todo o processo que envolve a venda de uma empresa, não deixe de entrar em contato conosco pelo nosso site!

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