Como calcular o valor da sua empresa?

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Se hoje aparecesse um investidor bastante interessado em seu negócio, disposto a pagar um bom preço, você saberia dizer o real valor da sua empresa?

Diferentemente de um produto, quando, para se chegar a um preço, colocamos o valor do custo total e o lucro desejado, calcular valor da empresa não é tarefa tão simples, além de também ser algo que não é tão exato, assim.

Apesar disso, valendo-se de algumas metodologias e observando o segmento e o valor de mercado, é possível sim, chegar a um preço justo para ambas as partes. Vejamos como isso é feito.

Uma empresa é traduzida em números

Por mais bem equipada e estruturada que seja uma companhia, se os números referentes a ela não estiverem claros, você sempre ficará se perguntando: “Quanto vale minha empresa?”

Ocorre que chegar a um adequado valor da sua empresa dependerá dos números apresentados ao investidor, que, por sua vez, antes de comprar, vai analisar diversos fatores.

Sendo assim, é primordial que ela esteja organizada, não só no aspecto físico, mas contabilmente falando: fluxo de caixa, contas a pagar, contas a receber, bens patrimoniais, balanço, obrigações tributárias, projeções futuras, por exemplo, devem estar em ordem. A ideia é que os números falem por si só.

A partir daí, será possível começar a falar em valuation e seguir alguns passos muitos importantes para que você saiba como calcular valor da empresa.

Valuation – O que é isso?

Valuation é uma palavra originária do inglês que significa fazer uma avaliação técnica da empresa, determinando assim, um valor confiável e justo dentro de uma negociação, seja ela de compra e venda, de fusão ou mesmo uma transação entre os sócios.

Muitas vezes, determinar o valuation pode ser algo tão complexo, que há empresas que se especializaram no assunto, trazendo maior confiabilidade ao valor resultante do processo. Afinal, o ideal é que sejam avaliados todos os bens da empresa, sejam eles tangíveis ou inatingíveis.

Para tanto, alguns métodos bastante conhecidos no meio corporativo para se chegar ao valuation são usados:

  • Fluxo de Caixa Descontado;
  • Múltiplos de Mercado;
  • Valor Patrimonial.

É bom que se diga que cada desses modelos de avaliação tem suas vantagens e desvantagens, mas vamos a um resumo deles.

Fluxo de Caixa Descontado (FCD)

Esse método de determinação do valuation é baseado nas receitas e retornos futuros do negócio. Observe.

Depois de se delinear um modelo de projeções de fluxo de caixa, são feitas considerações sobre possíveis cenários, levando-se em conta determinadas variações de parâmetros.

Os cenários apresentados podem ser tanto otimistas quanto pessimistas, de modo a apresentar os riscos do negócio, assim como perspectivas de receita. Tal projeção, geralmente é feita pelos próximos 5 anos.

Dessa forma, o método contempla igualmente, informações objetivas e subjetivas, gerando faixas de valores, provando-se, mais uma vez que o valuation não é algo totalmente exato.

Esse método não é adequado para avaliar startups, pois elas não possuem um histórico suficiente de dados, sem mencionar que seu crescimento costuma ser diferente das demais empresas, por vezes, exponencial e em pouco tempo.

Múltiplos de Mercado

Também conhecida como avaliação relativa, ela consiste em efetuar comparações com empresas semelhantes, preferencialmente do mesmo segmento e que comercializem os mesmos produtos, de preferência até que sejam concorrentes.

Se a empresa tiver ações na Bolsa, o trabalho é facilitado. Basta encontrar o valor da ação e multiplicar pelo número total delas. Colhendo-se informações de várias empresas, consegue-se chegar a uma média, servindo como referência.

Essa forma de calcular valor da empresa é mais utilizada para determinar o valuation de grandes organizações.

Valor Patrimonial

Nesse tipo de valuation, faz-se uma relação de todos os seus ativos como maquinário, edifícios, automóveis, mercadoria em estoque etc. e seus respectivos valores.

Em seguida, devem ser descontadas as dívidas contraídas, como financiamentos, tributos e valores a serem pagos a fornecedores, por exemplo. Todas essas informações são facilmente encontradas no balanço patrimonial da companhia.

Apesar de ser fácil, na hora de calcular valor da empresa, aquilo que tem de ser recebido não é levado em conta, fazendo o valor da sua empresa ser puxado para baixo.

É possível aumentar o valor da minha empresa?

Depois de chegar ao valor de mercado da sua empresa, é fundamental levantar seus diferenciais e pontos fortes, explorando seu valor potencial. Veja a diferença entre ambos:

• O valor de mercado de uma empresa é determinado quando há uma comparação entre ela e outra semelhante (mesmo porte, potencial, segmento etc.) que tenha sido negociada pouco tempo atrás.

• O valor potencial é aquele que se percebe um possível aumento caso modificações na empresa sejam efetuadas.

Geralmente, as empresas costumam passar por uma reestruturação interna após ir para as mãos dos novos proprietários. Isso é muito natural, pois quem compra deseja refletir a sua personalidade por meio do negócio.

Esse é o momento mais do que oportuno para mostrar que certas mudanças, além de deixar a empresa com a sua “cara”, também poderão ser decisivas para incrementar o fluxo de caixa.

Como você deve ter notado, para calcular valor da empresa é importante contar com a expertise de um contador, um profissional ou de uma empresa especializada, uma vez que são muitos os fatores que devem ser levados em consideração.

Entretanto, se você ainda estiver se fazendo aquela mesma pergunta, “Quanto vale minha empresa? , e quiser ter uma ideia do valor da sua empresa, é possível baixar uma planilha e preenchê-lo para esse fim.

Depois de chegar a um resultado, basta anunciá-la em um site de compra e venda de empresas.

Onde posso criar um anúncio eficaz?

Sim. Você pode até anunciar sua empresa em um site, mas se quiser um anúncio eficaz, divulgue em um verdadeiro portal de classificados de compra e venda de empresas.

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