Vendo uma transportadora, o que é importante saber antes de colocar transportadora à venda?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Como vendo uma transportadora? O que é importante saber antes de colocar transportadora à venda?

Se essa é também sua dúvida, esse artigo tem o propósito de te ajudar com isso.

Organizamos algumas dicas bastante úteis que você deve seguir para ter êxito ao vender sua empresa. Ao estar ciente dos desafios, então você conseguirá concretizar seu objetivo.

Preparação para colocar transportadora à venda

Do mesmo modo que se organiza uma casa antes de colocar a placa de “vende-se”, seu negócio precisa de preparação.

A falta de preparação é um dos maiores erros de quem está vendendo um negócio. E aqui é importante considerar vários aspectos da sua transportadora à venda:

– Demonstrativo financeiro;

– Fluxo de caixa;

– Rentabilidade do negócio;

– A existência de empréstimos;

– Problemas com a equipe;

– Processos judiciais;

– Entre outros.

Tudo isso é importante de se fazer um levantamento, pois são aspectos que influenciam na viabilidade da venda e também no valor final do seu negócio.

Assim, quando se decidiu e agora busca saber “como vendo uma transportadora”, o primeiro passo é começar o processo de preparação do negócio para venda.

Alguns especialistas recomendam que essa preparação seja feita com muita antecedência (entre um ou dois anos antes). E isso porque o processo realmente demanda tempo para se organizar todas as informações devidamente.

Você pode (e deve) contar com a ajuda do seu contador para realizar esse levantamento.

Com tudo organizado, assim ficará mais fácil de responder questões do possível comprador. Sem contar que isso ainda te ajuda na hora de negociar sua empresa por um valor mais atraente. E é sobre isso que falaremos a seguir.

Vendo uma transportadora: saber o valor de venda

Aqui outro ponto essencial quanto a vendo uma transportadora: saber o seu valor de mercado.

Esse aqui é um ponto muito importante que recomendamos que contrate um profissional para fazê-lo.

A avaliação do valor de mercado de uma empresa deve ser feita com base em dados sobre o negócio e o mercado onde o mesmo se encontra, por isso que um especialista como um corretor de negócios ou um contador seria o mais indicado para tal. Esse especialista avaliará o valor de mercado através de métodos exclusivamente voltados para esse procedimento.

Com uma base do valor definido, então você não corre o risco de ter perdas ao vender sua empresa por um valor menor do que ela valeria ou também apresentar um valor fora da realidade do mercado e não conseguir concretizar a venda.

Saiba, no entanto, que essa definição de valor não é algo fixo. Apesar de serem usados distintos métodos como fluxo de caixa descontado, valuation, etc., o valor que se obtém é uma base, uma estimativa para te guiar.

Uma dica que deixamos aqui é que você foque num grupo definido de clientes potenciais. Para isso o ideal seria divulgar sua transportadora à venda em plataformas como a Quero um Negócio, especializada em compra e venda de empresas.

Confidencialidade na transação

Evite ao máximo informar o nome da empresa ao interessado, pois podem acontecer infiltrações que comprometam a venda.

Imagine alguém vazando informações sobre seu negócio ou alterando os dados e divulgando informações falsas? Seria mais difícil negociar sua empresa nessa situação.

Outra situação seria se as informações vazassem (as verdadeiras) e isso afetasse tanto a venda quanto a sua relação com clientes e funcionários.

Mas não há problemas.

Você pode fazer um acordo de confidencialidade com o possível comprador. Por meio desse acordo o interessado se compromete, por meio de contrato assinado, a não divulgar os dados aos quais terá acesso. Devendo responder judicialmente caso descumpra com o contrato.

Não deixe de realizar esse contrato com o possível comprador que deseja obter informações mais sigilosas sobre o negócio. Um advogado te ajudará com a elaboração desse contrato de confidencialidade, devendo você reunir-se com ele e com o potencial comprador para definição das cláusulas.

Vendo uma transportadora: por que você quer vende-la?

Qual a razão de você vender sua transportadora?

Certamente, os interessados no seu negócio vão querer saber a resposta para isso. Você está preparado para responder?

Dentre as principais razões para as pessoas quererem vender seus negócios estão:

– Aposentadoria;

– Mudança de ramo de atuação;

– O empresário possui dois negócios e quer dar atenção apenas a um deles agora;

– Ou mesmo a empresa está em crise.

O que importa aqui é que você tenha na ponta da língua o motivo da venda do negócio e saiba explicar isso aos compradores.

O pré-contrato de venda

Você já ouviu falar em pré-contrato de venda? Esse é um documento onde o interessado agora mostra real interesse na aquisição da empresa. Em outras palavras, é um termo de compromisso maior com a compra.

E é depois de assinar esse contrato que você pode agora divulgar informações como o nome da empresa e de seus proprietários. Também, é depois da assinatura desse contrato que o comprador poderá fazer uma auditoria no seu negócio.

Mas nessa fase nada está definitivamente concluído. É um processo de perguntas e respostas, de auditoria, de negociação, etc.

É muito importante estar preparado para tudo o que virá a seguir. Podem ser coisas boas ou não.

Alguém que procura como vendo uma transportadora ou qualquer outro tipo de negócio precisa entender que o comprador pode vir com opiniões não boas de se ouvir, mas isso faz parte do processo.

Vendo uma transportadora: decisões tomadas as pressas

Nunca, jamais, de modo algum tome decisões em momento de agonia e as pressas. Ad decisões tomadas nesses momentos são as piores possíveis.

Como citamos aqui antes, quando você decide vender sua empresa precisa organizar as coisas com meses e meses de antecedência. Do mesmo modo, não se deixe vencer pela agonia e oposições do possível comprador, mantenha a calma, pare, pense bem e apenas depois disso tome uma decisão.

Ensine seus funcionários a atuarem bem, mesmo sem você

Logo no começo do seu negócio é possível que você passe a realizar quase tudo sozinho. No entanto, é extremamente importante contar com pessoal qualificado logo quando possível.

Os funcionários qualificados são essenciais para realizar as tarefas na empresa, solucionarem problemas, etc. Mas, claro, eles são também importantes para melhorarem o valor da sua empresa.

E ao iniciar o processo de vendo uma transportadora, é importante ter uma equipe qualificada e apta para seguir sem você. Ou seja, é importante que eles estejam preparados para realizarem suas atividades, independente de quem os esteja gerenciando.

Desse modo: treine seus funcionários desde o começo. Ajude com isso documentando processos operacionais, observe-os e os ajude em seus questionamentos, etc.

Coloque sua transportadora à venda com a Quero um Negócio

Então, você planeja vender seu negócio? Acredita que fazer tudo sozinho pode dar certo? Ou pensa que a ajuda de profissionais é a mais indicada para isso?

Saiba que a Quero um Negócio é especializada na intermediação de compra e venda de negócios em todo o Brasil, sendo a maior empresa do país nesse segmento.Acessando aqui, você pode saber mais sobre o funcionamento do nosso sistema. E nessa página saberá, também, como é possível colocar a sua transportadora, ou qualquer outro tipo de negócio, à venda hoje mesmo.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook