Vendo supermercado, onde encontrar compradores?

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Vendo supermercado, onde encontrar compradores?

Dentre as etapas existentes na venda de um negócio (decisão de venda, organização de documentos e informações, avaliação do valor de mercado, etc.), encontrar compradores era tida como a mais difícil de todas.

Mas hoje em dia as coisas mudaram mais e tudo isso graças à internet na vida das pessoas (e empresas).

Assim, encontrar potenciais compradores para seu negócio não é mais um processo complicado.

Existem muitas plataformas onde é possível anunciar online e ter interessados de vários locais, mas as melhores plataformas são aquelas focadas nesse segmento. Ou seja, plataforma especializadas em anunciar empresa à venda.

Seria a mesma coisa que acontece com quem quer comprar roupas masculinas: ir numa loja de roupas te proporcionará algumas opções, mas uma loja especializada em moda masculina te dará muito mais opções.

O mesmo acontece com quem procura por compradores em sua oferta de vendo supermercado.

Uma plataforma especializada em compra e venda de empresas, como a Quero um Negócio, te concede mais benefícios.

Mas é importante também alertar que você deve estar preparado.

Mas como assim “preparado”?

Quer dizer que você precisa organizar tudo. Tenha em mãos informações sobre a empresa e saiba responder as questões levantadas pelos interessados.

Mas prepare-se também para sondagens sem compromisso e para solicitações de informações mais confidenciais. Mais a diante nós falaremos com mais detalhes sobre isso.

Vendo supermercado: como funciona o processo de anunciar online?

Para anunciar sua empresa para venda na internet você precisará de informações como:

– Tempo de existência do supermercado;

– Estado das instalações;

– Localização;

– Quantidade de funcionários;

– Equipamentos;

– Faturamento bruto mensal e anual;

– Informar da existência de empréstimos ou financiamentos solicitados;

– Entre outras informações mais aprofundadas que deverão ser passadas apenas no momento do contato com o possível comprador.

Mas, caso você queira, poderá ainda contar com os consultores da Quero um Negócio para encontrarem o comprador ideal. Nesse caso, você terá apenas que fornecer as informações sobre a empresa e toda a parte de negociação ficará a cargo dos nossos especialistas.

Antes de qualquer coisa

Mas antes de colocar seu ponto comercial ou supermercado à venda, cabem alguns passos.

Primeiro você deve conhecer bem o seu negócio para que consiga passar as informações devidas ao comprador.

Imagine ficar desnorteado quando o comprador lhe fizer uma pergunta sobre o negócio?

Muitos donos de empresas colocam seus negócios à venda sem terem uma compreensão geral sobre os mesmos. Eles não sabem o quanto o negócio vale, quais informações são relevantes, etc.

Comece reunindo todas as informações financeiras antes de anunciar uma oportunidade de vendo supermercado. E isso inclui fluxo de caixa, receitas e despesas, empréstimos, questões trabalhistas, tudo desde a abertura do negócio. Assim conseguirá mostrar e responder as questões relacionadas a isso para o comprador.

Para te ajudar a reunir essas informações financeiras, conte sempre com a ajuda de um contador.

Outra etapa importante é saber o quanto vale seu supermercado à venda. Para isso seria interessante contar com a ajuda de um corretor de negócios.

Um corretor de negócios tem uma base sobre o mercado e fará um análise para definir uma média de preço onde você não fique no prejuízo e nem espante os compradores. Ele pode usar métodos como avaliação empresarial ou valuation.

Com essa avaliação por meio de um especialista, então você terá argumentos para contestar propostas que fiquem abaixo desse valor.

Por fim, tenha boas fotos das instalações do supermercado e também da parte externa. Mostre um pouco da rua onde o estabelecimento se encontra, áreas dentro dele como do caixa, das gôndolas, entrada, etc.

Boas fotos aqui também podem ajudar a atrair os compradores. Então não economize nelas e faça o máximo para tirar fotos que detalhem o estado do negócio.

Vendo supermercado: o motivo da venda é importante

Mas prepare-se também para contar ao comprador o motivo de vender o supermercado. É certo que quem estiver realmente interessado vai querer saber o motivo.

O comprador procura uma justificativa para a venda que seja algo pensado, planejado. Se o motivo for, por exemplo, dívidas ou que o negócio não vai bem, será praticamente impossível conseguir vender o negócio.

Uma oportunidade de vendo supermercado de última hora mostra também que o negócio não foi bem gerenciado. E, nesse caso, você ainda poderia receber propostas muito baixas.

A melhor hora para vender uma empresa é quando ela está no seu melhor momento, lembre-se disso. E lembre-se também de planejar tudo com 1 a 2 anos de antecedência.

Outro ponto que devemos tocar aqui é quanto à existência de ameaças ocultas na empresa.

Pode ser que apareçam mais tarde algum passivos que não estavam descritos no momento da negociação. Mantenha o comprador seguro quanto a isso. Pode ser que ele contrate um advogado para essa análise.

Passará o ponto ou venderá todo o supermercado? E quanto aos funcionários? Estoque?

Você pretende vender todo o supermercado ou apenas quer passar o ponto comercial? É importante também ter isso em mente.

O seu comprador quer saber desde já o que ele estará adquirindo: estoque também? Os funcionários seguirão atuando no supermercado? Se o imóvel for alugado, será necessário um novo contrato de aluguel?

Deixe tudo isso bem claro no seu anúncio de vendo supermercado.

Prepare-se para receber propostas sérias ou não pelo seu supermercado à venda

Como já mencionado, além de propostas de pessoas realmente interessadas, haverá aquelas de “curiosos”.

Mas você pode analisar alguns pontos como: se o interessado faz questionamentos e mantém contato, não fazendo rodeios, mas perguntando e respondendo de forma ponderada.

Geralmente, um comprador interessado leu muito bem o anúncio e não faz perguntas sobre questões que já foram respondidas lá. Mas ele pode apenas querer confirmá-las.

E você também pode, depois, fazer algumas perguntas para ele como: em quanto tempo pretende adquirir o supermercado? Qual o valor que possui agora para investir? Já atuou nesse segmento antes? Planeja financiar? E como será esse financiamento?

Se as repostas fornecidas por ele forem muito vagas ou gerarem suspeitas, então desconfie. Desse modo você não perde tempo nessa conversa.

Ao encontrar o comprador ideal

Depois que você encontrar o comprador ideal, não se esqueça também de manter uma boa comunicação ao longo de toda a negociação.

Trate com ele sobre o valor, forma de pagamento, se haverá financiamento, etc.

Veja qual forma de pagamento é mais segura e mais viável para você e para o comprador.

Nesse momento, trate de elaborar o contrato de compra e venda com a ajuda de um advogado.

Conte com a Quero um Negócio

Os processos envolvidos na venda de uma empresa são longos e, muitas vezes, complicados. Mas a Quero um Negócio te ajuda a tornar isso menos pesaroso (e mais lucrativo).

Nossa plataforma atua em todo o Brasil proporcionando um meio para que empresários anunciem e vendam seus negócios de forma simples, ágil e segura. E o mesmo é para quem compra um negócio.

Temos planos para quem quer anunciar uma empresa à venda que vão de acordo com suas necessidades.

Quer mudar de vida? De ramo de atuação? Ter uma boa rentabilidade? Aposentar-se? Então acesse aqui e veja como a nossa plataforma funciona para você vender seu negócio.

Blog Quero um negócio

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