Vendo ponto comercial: confira o que considerar para fazer uma boa venda

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Vendo ponto comercial! Se você está nesta situação, e quer fazer um anúncio de venda, provavelmente também quer que a transação dê muito certo, para que você faça o melhor negócio possível. Isso significa vender por um bom preço, sem precisar esperar muito tempo pela proposta ideal. Portanto, confira este artigo e entenda o que considerar para fazer uma boa venda de ponto comercial.

A importância do capricho com o ponto comercial a venda

Se você vende ponto comercial é preciso ter bastante cautela e calma no momento de realizar este processo. Afinal, envolve uma decisão bem importante tanto para quem vende, quanto para quem compra. Além disso, por conta do dinheiro envolvido, é preciso ter ainda mais cautela.
Portanto, o mais importante a considerar é a comunicação. Garanta que o diálogo entre todas as partes é bem claro, para que as expectativas estejam perfeitamente alinhadas.
Por exemplo, um aspecto importante é destacar por que a venda está ocorrendo. Os motivos são pessoais ou existe alguma razão mais mercadológica? Será que o negócio não é lucrativo ou está em uma má localização?
Estas, e diversas outras perguntas irão aparecer na cabeça do comprador, que irá pensar muito antes de decidir. Por isso, é tão importante ter uma comunicação clara e direta.

Neste tipo de transação todo mundo é bem desconfiado e conservador. Isso significa que o comprador certamente irá questionar tudo sobre o local. O que faz muito sentido, visto que dificilmente um ponto comercial lucrativo é vendido.
Portanto, apresente uma lista de prós e contras para construir o seu argumento de venda. É preciso ter um olhar bem racional em relação às dúvidas que podem surgir por parte dos compradores e também é vital ter as respostas prontas. Ou seja, é preciso ter tudo pronto no momento de começar a discutir o processo de venda.

O valor do ponto comercial

Começando pelo valor. Este é o fator principal, pois determina o retorno para quem está passando o ponto. Porém, esta avaliação não é fácil, já que exagerar significa ficar com o anúncio parado por muito tempo e colocar um valor muito pequeno faz com que o vendedor deixe grana na mesa. Se você tem um anúncio de “vendo ponto comercial”, certamente não quer nenhum dos dois.
Então, é necessário ter uma avaliação feita por uma imobiliária experiente, que irá avaliar aspectos como a locação e a estrutura, fundamentais para determinar o valor. É claro que a lista de características a serem observadas incluem outros fatores como: a infraestrutura do bairro, a capacidade de expansão, as instalações e diversos outros.
O problema é que o ponto pode ter certas vantagens e certas desvantagens, que fazem com que o preço suba ou desça. Por isso é tão importante contar com uma avaliação profissional de modo a não errar neste processo.

A locação atual

Mas, antes de vender, é preciso ter todas as informações sobre o estado atual da locação. O contrato, por exemplo, é fundamental já que, na sua essência, ele é o objeto da venda. Ao invés da venda de uma empresa completa, ou de uma venda de imóvel, a passagem de ponto é a venda do direito de explorar o local em questão. Por isso, é fundamental entender as condições do contrato atual, tanto com o novo possível locatário, como com o proprietário.
Este é outra figura importante, pois a passagem de ponto só pode ocorrer se o dono do imóvel concordar.
Quanto ao contrato em si, é interessante observar o prazo. Principalmente porque existe a questão da renovação compulsória do contrato, que permite que o novo locatário consiga renovar o contrato mesmo que o locador não aceite. Ou seja, se o prazo do fim de contrato ainda se enquadra no limite deste modelo de renovação, é mais uma certeza para o comprador que adquirir o ponto vale a pena.
É claro que é sempre fundamental tratar com o administrador do local onde o ponto se encontra. Pode ser um shopping ou um condomínio, mas costumam existir taxas e outras regras contratuais que precisam ser pagas.
Por fim, existe a questão da garantia. É preciso ficar atento pois o novo comprador precisa atender as garantias impostas pelo dono do imóvel.

Documentação

Uma preocupação um pouco burocrática, mas necessária, é recolher todos os documentos da empresa. Isso porque, durante um certo período de tempo, comprador e vendedor respondem de forma solidária por qualquer problema que exista no contrato. Logo, é necessário que haja um compartilhamento de informações. Por isso, é importante reunir qualquer documento que diga respeito ao negócio.

A sub-rogação de contratos

Também é preciso se atentar este detalhe. Este termo significa que os contratos da empresa com terceiros, como fornecedores ou outros prestadores de serviço, passam a ser responsabilidade automática do novo comprador.
Normalmente, este tipo de contrato ocorre apenas na venda completa da empresa, mas no caso da passagem de ponto, a sub-rogação de contratos existe para aqueles que têm relação com o imóvel, como condomínio, energia elétrica e outros.

É preciso ser visto

Como com qualquer transação, é preciso ser visto se você tem um ponto comercial à venda. Por isso, é importante escolher bem o local onde o anúncio será feito. Felizmente, em plataformas como a Quero um Negócio, você encontra um ambiente ideal para este tipo transação. O público já está interessado em adquirir este tipo de negócio, portanto, você tem muito mais chance de fechar uma venda de forma rápida e tranquila.
Portanto, se você tem um ponto comercial à venda e quer fazer a melhor transação possível, é fundamental se atentar a todas estas questões. Preste muita atenção para reunir todas as informações e pendências, de modo a ser pego de surpresa e não atrasar a negociação.
A venda é mais segura, para ambos os lados, quando embasada por informações e, de preferência, avaliadas por profissionais como advogados especializados, que podem dar conselhos aos participantes. Então, é responsabilidade do vendedor recolher as informações sobre o ponto que quer passar.
Quer saber mais como vender um ponto comercial com sucesso? Então confira o nosso blog e entenda ainda mais sobre o assunto. E, se você tem um ponto para vender, acesse a nossa plataforma para preparar o anúncio!

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook