Vendo loja de produtos agrícolas, o que você precisa saber sobre o ramo?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Vendo uma loja de produtos agrícolas para comprar e iniciar seu próprio empreendimento? É necessário saber um pouco mais sobre o ramo antes de tomar a decisão final.

O agronegócio certamente é chamativo, sendo um negócio que cresce a cada ano mais dentro do Brasil e é um dos setores mais importantes da economia do país.

As lojas agrícolas são comuns, e atendem as pessoas que cultivarão produtos no campo, ou que precisam de algum equipamento para trabalhar na zona rural, entre outros artigos.

O que é possível vender em uma loja de produtos agrícolas?

Sem dúvidas, a área do agronegócio é muito abrangente e você pode se tornar uma loja segmentada (focada em determinado produto, como máquinas) ou uma loja “geral”.

Em seguida, confira algumas opções possíveis para vender em sua loja:

  • Fertilizantes;
  • Adubos;
  • Produtos para plantio;
  • Defensivos agrícolas;
  • Mudas e sementes;
  • Material de irrigação
  • Material de plasticultura;
  • Peças e equipamentos para meios de transporte utilizados no agronegócio
  • Produtos para prevenção e controle de pragas.

Além disso, é possível unir sua loja de produtos agrícolas com a pecuária, vendendo ainda mais produtos.

 Saiba o investimento inicial

Lojas de produtos agrícolas podem ser alugadas ou compradas, e isso irá depender do investimento inicial que você disponibilizará.

É claro que comprar um imóvel para sua loja é o ideal, devido ao custo do aluguel que pode ir as alturas dependendo do ponto comercial que você alugar.

Poderá alugar em um ponto comercial central ou então em um bairro, sempre focando em atingir o máximo de pessoas possíveis.

Além disso, é necessário ter uma decoração na loja, os móveis, os expositores dos produtos, prateleiras, materiais de escritórios, entre várias outras coisas.

Sem contar o estoque, que com toda a certeza será a maior parte do seu investimento, além do imóvel em si (caso opte por comprar).

O investimento irá variar até mesmo do tamanho do local que você escolheu, porém, uma média é de R$50 a 120 mil reais.

 Quais os documentos necessários para abrir a loja?

Sem dúvida a parte da documentação é muito importante e é necessário muito cuidado.

É necessário o Registro Empresarial na Junta Comercial, e para isso é necessário obter um CNPJ na Secretaria da Receita Federal caso não o tenha.

Logo após, é necessário registrar seu empreendimento na Secretaria Estadual de Fazenda e na Prefeitura da sua cidade, que lhe dará o alvará de funcionamento.

Além disso, é necessário o enquadramento na Entidade Sindical Patronal e o cadastramento na Caixa Econômica Federal, no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS” para seus funcionários.

Também é necessário o Registro no Corpo de Bombeiros Militar para que seja concedido o “Habite-se” pela sua Prefeitura.

Por fim, também é necessário o Alvará de licença da Vigilância Sanitária.

Apesar da longa lista de documentações a serem apresentadas, é necessário um esforço para finalmente fazer seu tão sonhado empreendimento, uma realidade.

 Abrir uma loja de produtos agrícolas vale a pena?

Se você está se questionando se vale REALMENTE a pena comprar uma loja de produtos agrícolas, a resposta depende totalmente de você.

Você gosta desse ramo/assunto? Ou então já teve experiência com ele?

Sem gostar ou ter experiência, talvez não seja a escolha certa.

As lojas agrícolas são tradicionais e normalmente há uma mesmo em cidades pequenas, afinal, há sempre alguém precisando de algo contra pragas ou até mesmo adubo para plantar em casa.

Falando no sentido de ter público na área: sim, vale muito a pena ter uma loja de produtos agrícolas, mesmo que sua cidade não seja um grande ponto de referência nisso.

Claro que antes é necessário fazer uma avaliação do local que você mora e/ou faria seu ponto comercial.

Apesar de sempre ter uma pessoa ou outra que compre, estar próximo de uma zona rural com toda a certeza traria resultados sem demorar tanto.

Já em questão ao lucro, não é um retorno tão rápido quanto outras empresas, mas com o tempo a loja irá ganhando popularidade e fidelizará clientes, aumentando seu rendimento.

O ideal é apostar nesse ramo se você gosta do assunto ou já tem uma boa experiência. Além disso, caso tenha interesse também é recomendado unir sua loja agro ao ramo da pecuária, podendo trazer mais clientes.

E é claro, investir em uma boa equipe fará a diferença no seu negócio, essa equipe precisa entender muito bem do assunto (tanto quanto você).

 Para quem você pode vender?

Outro ponto que poderá fazer a diferença entre um negócio valer a pena ou não é o planejamento, e desde o começo pensar PARA QUEM você irá vender.

  • Grandes produtores: que contam com grandes fazendas com plantações. Normalmente costumam comprar uma grande quantidade de produtos.
  • Pequenos produtos: que contam com chácaras e irão vender seus produtos em mercados (como algumas plantações), costumam comprar de média a pouco quantidade de produtos.
  • Consumidor final: são os donos de casa que tem hortas ou um pequeno plantio e poderá comprar diretamente com você, compram pouca quantidade de produtos.

 Vendo uma loja de produtos agrícolas para comprar e ainda não achou a certa?

O agronegócio com certeza é a base do nosso país, e trabalhar com isso é um ótimo investimento para quem deseja um negócio que está sempre em expansão.

O ramo de lojas de produtos agrícolas atinge desde grandes produtores até donos de casa que só tem uma hortinha, tendo sempre uma clientela para atender.

Assim como dito anteriormente, unir seu negócio a uma pecuária é uma ótima forma de fazer novos clientes sem stress de ter que lidar com outro alto investimento.

E é claro que o plano de negócios é essencial para todo e qualquer empreendimento que deseja ter sucesso, sendo uma etapa mais do que necessária antes de abrir sua loja de produtos agrícolas.

Se você está vendo loja de produtos agrícolas para comprar e ainda não achou uma que seja ideal para você, a Quero Um Negócio tem a solução!

Realizamos uma ponte entre o comprador e vendedor através do site, basta pesquisar o negócio que você quer e a cidade que deseja e então conversar com o proprietário.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook