Vendo fábrica de pré-moldados: 5 dicas antes de comprar uma fábrica de pré-moldados

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Por que um anúncio de vendo fábrica de pré-moldados é uma grande oportunidade? E o que você deve analisar antes de comprar um negócio desse tipo?

A construção civil é um dos mercados mais promissores no Brasil. E, especialmente nas zonas urbanas, esse mercado se encontra aquecido, mesmo em momentos de crise. Novos edifícios são construídos, rodovias, estradas e viadutos passam por reformas, mais casas e escolas sendo construídas, etc.

E dentre os materiais em ascensão nesse ramo estão os pré-moldados.

O uso de pré-moldados é mais comum em obras de grande porte como a construção de edifícios, de viadutos, de pontes, entre outros. Mas esse material também vem sendo aplicado em obras menores como pequenos edifícios ou mesmo em casas pré-moldadas. Outras obras que também tem feito uso desse material são escolas, universidades e também estacionamentos.

O fato é que esse é um material bastante requisitado na constrição civil, possuindo ele uma enorme procura.

Profissionais da área descrevem esse material como prático, rápido, econômico, com qualidade e boa durabilidade nas obras. Sem contar que, do ponto de vista técnico, ele é descrito como um material viável.

Uma outra vantagem do uso desse material em obras diversas é que ele possibilita a aplicação de outros recursos estruturais de maneira mista, por exemplo.

Os pré-moldados são usados nas mais variadas obras. Sendo assim, investir e comprar uma fábrica de pré-moldados é uma ideia bastante viável (e, claro, lucrativa). Sem contar as vantagens de adquiri um negócio já pronto.

Você já adquire um negócio em funcionamento, com clientes, já legalizado, gerando lucros, etc. São muitas vantagens.

Mas é preciso se atentar a alguns pontos sobre a oportunidade de vendo fábrica de pré-moldados que deseja adquirir. Por isso trouxemos aqui 5 dicas para te ajudar a fazer um bom negócio. Confira-as a seguir.

1 – Vendo fábrica de pré-moldados: você conhece bem esse ramo?

De nada adianta querer investir num ramo, ter o valor necessário, porém não ter conhecimento sobre ele. Fazer algo assim seria ariscar o seu capital. Ou, numa linguagem figurativa, seria “se atirar no escuro”.

É importante que você tenha conhecimento do ramo de pré-moldados e também um certo conhecimento do mercado da construção civil. Esses conhecimentos te ajudarão não apenas na hora de tocar o negócio, mas também a enxergar oportunidades de vendo fábrica de pré-moldados e, assim, encontrar o melhor negócio para investir.

Desse modo, uma dica importantíssima aqui é: jamais pise em terreno que você não conhece. Se o seu desejo é mesmo investir nesse ramo, então obtenha o conhecimento que é necessário ou tenha o auxílio de alguém que o tenha.

2 – Veja se a fábrica preza pela qualidade dos produtos produzidos

Se já pesquisou e tem uma ou outra fábrica de pré-moldados entre suas opções para compra, pesquise mais sobre ela.

Um fator importante é saber se a fábrica se preocupa em oferecer produtos de qualidade aos clientes. Os profissionais que atuam nesse ramo costumam procurar fabricantes que entreguem um produto final que seja de qualidade.

É por isso que você deve saber se a oportunidade de vendo fábrica trata-se de um negócio que se preocupa com o produto final, tendo um cuidado ao longo de todo o processo de fabricação. Busque se informar se ela possui um controle de qualidade, por exemplo.

Afinal de contas, esse é um negócio que (possivelmente) passará para você e, caso tenha uma imagem negativa quanto ao que é produzido, você levará isso também. São os produtos produzidos que terão a maior fatia de influência no sucesso do negócio.

3 – Por que o dono quer se desfazer do negócio?

Há muitas oportunidades de vendo fábrica por aí que não são bem oportunidades.

Existem donos de fábricas que querem apenas mudar de ramo ou desejam se aposentar. Nesse caso, eles querem repassar seu negócio e o mesmo encontra-se estável.

Porém, outros empresários querem vender suas fábricas de pré-moldados por que o negócio não vai bem e buscam se desfazer dele antes que o prejuízo seja maior. Então é preciso ter muito cuidado com as oportunidades camufladas.

Mas o que fazer aqui para evitar cair em um buraco sem fim? Você pode contar com a ajuda de um corretor de negócios. Esse profissional e especialista em analisar as melhores oportunidades de negócios, orientando os futuros empresários.

No entanto, tenha o auxílio também de um contador em todo o tempo. Esse profissional analisará aspectos fiscais e contábeis da empresa que você pretende adquiri a fim de identificar problemas presentes ou que possam surgir.

Assim, questione o vendedor sobre o motivo de querer vender sua empresa.

4 – Vendo fábrica de pré-moldados: quanto as exigências legais para esse tipo de negócio

Para que uma fábrica de pré-moldados funcione, antes são necessários alguns documentos, autorizações, etc.

Algum exemplos dos documentos e exigências legais são: alvará, Contrato Social, registro na Junta Comercial, CNPJ, Enquadramento na Entidade Sindical Patronal, certidões de Uso do Solo e Número Oficia (obtidas na prefeitura onde a empresa funciona), entre outros.

Veja que são muitos documentos para serem providenciados (isso para quem abrirá uma fábrica de pré-moldados). Mas no caso de você que vai aproveitar uma oportunidade de vendo fábrica de pré-moldados, não terá que se preocupar com isso.

O atual dono já providenciou tudo isso e o negócio atua dentro da lei. Mas aqui uma coisa importante: informe-se melhor sobre isso para se certificar.

Nessa etapa é indispensável a ajuda de um contador para tratar desses documentos. Esse profissional analisará cada documento para você a fim de se certificar de que o negócio funciona de acordo com a lei.

Pode ser que o atual dono solicite a assinatura de um contrato de confidencialidade para que você tenha acesso a tais documentos. Esse contrato nada mais é do que um compromisso que você assume de não divulgar as informações as quais terá acesso. Não se trata de nada referente a intenção de compra do negócio. Tenha a orientação de um advogado aqui.

5 – Estrutura e equipamentos

A fábrica possui uma estrutura adequada para que os processos operacionais possam ser realizados? Há a necessidade de alguma manutenção ou reforma?

E no caso dos equipamentos usados na fabricação dos pré-moldados? Esses equipamentos estão funcionamento perfeitamente? Será necessária alguma substituição ou manutenção?

Veja que ao comprar uma fábrica de pré-moldados, você não estará apenas adquirindo a marca, mas agora administrará tudo o que faz parte do negócio: estrutura, equipamentos, a equipe, os processos operacionais, a imagem do negócio, etc. Por isso, analise cada aspecto da fábrica antes de comprá-la.

6 – Vendo fábrica: E quanto aos funcionários?

Uma das grandes vantagens de comprar uma empresa é poder contar com profissionais que já conhecem os processos ali. E no caso de uma oportunidade de vendo fábrica fábrica de pré-moldados isso é também válido.

Veja se os funcionários são qualificados, se eles tem feito um bom trabalho, se com a ajuda deles a empresa tem crescido e se desenvolvido. Para isso, solicite ao vendedor algum tipo de documento que comprove o desempenho de cada funcionário ali.

Para o bom funcionamento de um negócio, é necessário que cada colaborador ali atue bem em sua função.

Mas há uma outra etapa que é fundamental para evitar problemas depois: questões legais com os funcionários. Os funcionários ali estão com seus salários em dia? Existem ações na Justiça por parte deles contra a empresa? Busque saber sobre isso para evitar levar também problemas da empresa de “brinde”.

Invista com a Quero um Negócio

Você sabia que pode adquirir uma empresa pronta pesquisando por anúncios nesse sentido numa plataforma exclusiva?

Na plataforma da Quero um Negócio você tem acesso a centenas de anúncios de negócios por todo o Brasil. E não importa em que tipo de negócio deseja investir, por aqui temos empresas à venda em variados segmentos.

Para saber mais, basta acessar nossa plataforma oficial e conhecer todas as oportunidades que temos para você.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook