Vendo empresa de prestação de serviços: 7 dicas antes de comprar empresa de serviços

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Se você encontrou um anúncio de vendo empresa de prestação de serviços, antes analise a oportunidade.

Uma das grandes vantagens de ter um negócio focado em serviços é que você não precisa produzir e estocar produtos físicos. Desse modo, você não tem que investir em mais espaço para poder armazenar mercadorias e nem terá que manter um custo fixo a cada item produzido.

Tudo o que você faz é oferecer prestação de serviços (havendo vários setores para atuar como serviços gerais, manutenção e instalação elétrica, marketing, desenvolvimento web, no setor de turismo, advocacia, consultoria, etc.) para pessoas físicas, para empresas, profissionais liberais, etc. E tudo dependerá do tipo de negócio, do segmento, que atuará.

E falando especificamente em investir num negócio desse tipo, apesar das vantagens existem muitas burocracias.

Para abrir uma empresa de prestação de serviços você precisará, antes, elaborar um plano de negócios a fim de colocar no papel se há viabilidade, em seguida terá que obter CNPJ, Alvará de Funcionamento, registro na junta comercial, contrato social, etc. São etapas que demandam tempo de estudo, pesquisa e análise.

Mas a boa notícia aqui é que há a possibilidade de adquirir um negócio pronto nesse segmento. E você já sabe disso. Você tem uma redução dos investimentos iniciais, já tem uma carteira de clientes, uma marca consolidada, etc.

Mas o problema é que nem todas as “oportunidades” são realmente…oportunidades (ao menos não para você que pretende investir).

Por isso que elencamos alguns pontos essenciais antes de comprar empresa de serviços. Confira-os a seguir.

1 – Vendo empresa de prestação de serviços: qual o segmento?

Tudo bem, você decidiu empreender com uma empresa de prestação de serviços. Porém, qual o segmento do negócio que deseja?

Como citamos brevemente aqui, existem empresas de prestação de serviços nos mais variados segmentos como turismo, marketing, manutenção e reparo, advocacia, publicidade, engenharia, entre outros.

Assim, o primeiro passo é definir em qual segmento deseja atuar. Depois disso, então será mais fácil buscar pelas oportunidades de vendo empresa de prestação de serviço.

2 – Como você irá adquirir o negócio

Outro ponto importante é já deixar previamente definido como pretende adquirir a empresa. Será por meio de empréstimo bancário? Já possui o valor em mãos? Pretende dar um valor de entrada e financiar o restante? Enfim, tenha isso também bem organizado para já chegar com a proposta ao vendedor.

3 – Vendo empresa: reúna as melhores oportunidades

Você pode pesquisar por empresas à venda em canais distintos como: jornais, classificados online e off-line, anúncios em rádio e os anúncios em sites especializados em compra e venda de empresas como no caso da Quero um Negócio.

Reúna as oportunidades que acredita serem as ideais para o que você tem em mente (veja tópico 1). Depois disso, vá filtrando as melhores de acordo com as características de cada negócio, com os detalhes que cada anunciante apresenta, etc. E, claro, também de acordo com o que você tem para investir.

Nessa etapa, um corretor de negócios pode lhe ser de grande ajuda. Esse profissional é especializado em encontrar as melhores oportunidades de negócios à venda e ainda levando em consideração o seu perfil, necessidades, gostos, experiência, etc.

4 – Vendo empresa: peça o histórico do negócio

Uma investigação é altamente recomendada para identificar quaisquer problemas existentes (ou que podem vir a existir) na empresa. Por isso, peça ao atual dono informações mais detalhadas sobre o histórico financeiro da empresa, sobre a relação com os funcionários, clientes, etc.

Veja se existem dívidas na empresa, empréstimos em andamento, algum tipo de financiamento, etc. É importante saber se você terá que seguir com o negócio arcando com algum tipo de despesa fixa além das operacionais.

Não se deixe levar por palavras, mas solicite documentos que comprovem o que é dito sobre a situação do negócio.

Essa etapa pode demorar um pouco, mas é extremamente necessária. Aqui você deve contar com o auxílio de um contador a fim de averiguar os documentos e informações.

5 – Por que o dono quer vender a empresa?

Como dissemos, comprar empresa de serviços é um investimento ótimo. Mas você deve ter em mente que nem tudo são flores.

Pode ser que a empresa não ande bem e o dono queira repassá-la a fim de quitar uma dívida, por exemplo. Ou, também, pode ser que a mesma esteja enfrentando problemas na Justiça.

Há casos em que o dono quer vender a empresa para investir num novo ramo, por que deseja se aposentar, para focar apenas numa empresa, etc. Mas não é apenas com palavras que isso pode ser provado. Apenas o acesso a documentos da empresa podem dizer a verdade.

Por isso você deve fazer uma verdadeira investigação sobre essa oportunidade de vendo empresa antes de fechar qualquer contrato.

O atual dono pode lhe pedir que assine um contrato de confidencialidade antes de passar essas informações. Jamais faça a assinatura desse documento sozinho (e de nenhum outro), esteja na presença de um advogado de confiança para que leia e interprete as cláusulas ali.

6 – Veja se as documentações estão em dia

Outro ponto para se atentar é quanto aos documentos do negócio que pretende adquirir.

A fim de evitar dores de cabeça depois, tendo que correr atrás de organizar tudo isso, reúna-se com o proprietário e peça para ele lhe mostrar os documentos da empresa como: licenças, alvarás, contrato social, documentos referentes a fornecedores e a contratação de funcionários, contrato de locação, entre outros.

Certifique-se de analisar se essas documentações estão em dia, se há algo prestes a vencer ou precisa de renovação para já.

É imprescindível analisar todos esses documentos a fim de saber se você deverá tomar algum tipo de ação.

7 – E quanto aos funcionários da empresa de prestação de serviços?

Aqui um outro ponto essencial quanto a uma oportunidade de vendo empresa de prestação de serviços. Pesquise sobre a situação dos funcionários contratados.

Faça uma pesquisa sobre o desempenho da equipe: sua expertise, habilidades, qualidade no atendimento, etc. Veja se os funcionários são qualificados, pois a reputação e o desenvolvimento do negócio dependerá muito disso.

Mas não analise apenas isso.

Veja também se a empresa está em dia com os pagamentos (para não haver problemas depois que você terá que se responsabilizar). Um funcionário que não recebe em dia pode atuar com um desempenho menor e isso refletir diretamente nos resultados que a empresa terá.

Analise ainda se existem problemas com os mesmos como questões trabalhistas, processos e coisas relacionadas. Você deve entrar numa empresa já sabendo o que deve e o que não deve fazer.

Encontre aqui a oportunidade ideal para ter seu próprio negócio

Como você pôde ver, uma empresa pronta oferece menos riscos, mais retorno, menos custos iniciais e a oportunidade de realizar seu sonho muito mais rápido. São muitas vantagens.

E sabe onde você pode encontrar as melhores oportunidades de empresas à venda? Em nossa plataforma de compra e venda de empresas: a Quero um Negócio.

Há anúncios de empresas à venda em diferentes segmentos e em vários estados do Brasil. Nossa plataforma é exclusiva para esse tipo de negociação e oferecemos transparência, segurança e agilidade para quem compra e para quem vendo um negócio. Encontre a oportunidade de negócio perfeito para você acessando aqui.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook