Vendo e-commerce: 7 dicas importantes para comprar um e-commerce à venda

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O que analisar para saber se um anúncio de vendo e-commerce vale a pena? Essas dicas para comprar um e-commerce à venda te ajudarão.

Dentre os mercados no Brasil que apresentaram índices de crescimento neste ano está o do comércio eletrônico (e-commerce).

O Brasil está entre os países que mais fazem compras pela internet. Na realidade, o país lidera o ranking no comércio eletrônico em toda América Latina, tendo uma participação de quase 60% nas vendas por esse meio.

E a cada dia que passa o e-commerce no Brasil tem crescido, sendo que até mesmo as classes C, D e E tem ingressado nesse meio para fazer compras online com toda comodidade e segurança. E a pandemia de 2020 fez com que isso se intensificasse: as pessoas em casa e optando por comprarem online e receberem em casa.

Por que investir num e-commerce pronto?

O fato é que fazer compras online se tornou um hábito na vida de todo brasileiro. Por esse motivo que investir no e-commerce é uma ideia bastante viável e lucrativa.

E há muitos benefícios em adquirir um e-commerce pronto.

Com um negócio pronto você não tem que se preocupar em ter que montar toda a estrutura, ter um plano de negócios, se preocupar com a emissão de CNPJ e outros documentos, escolha da plataforma, entre outras coisas.

Ao aproveitar uma oportunidade de vendo e-commerce, você inicia o seu negócio já e com uma empresa que já está funcionando, lucrando, inserida no mercado. Não tendo que se preocupar mais com nada além de seguir com o negócio.

Mas como nem tudo são flores, você precisa atentar-se para alguns pontos na hora de comprar um e-commerce à venda. E aqui a gente te ajuda.

Confira as dicas que trouxemos aqui para te ajudar nesse processo.

1 – Vendo e-commerce: Há quanto tempo o negócio existe?

A gente sempre comenta sobre a importância de adquirir um negócio que esteja a pelo menos 3 anos no mercado. Empresas novas ainda não estão consolidadas e, por isso, são um investimento de elevado risco.

Um e-commerce com mais tempo de existência representa menos riscos e também uma carteira de clientes consolidada.

Uma empresa com tempo de mercado conta com clientes fiéis, avaliação dos clientes, processo operacional definido, parceria com fornecedores de confiança, etc. Ou seja, são muitas vantagens para você que quer comprar um e-commerce à venda.

2 – Como ele está posicionado na internet?

Outro ponto também importante para analisar é o que as pessoas têm falado sobre a empresa.

Você precisa saber que tipo de negócio está adquirindo e se o mesmo tem uma imagem positiva na internet. Caso contrário terá muitos prejuízos com custos para tentar melhorar a imagem do negócio.

Mas como você faz isso? Simplesmente agindo como se fosse um comprador interessado em adquirir os produtos daquela loja online.

Para isso você pode pesquisar a reputação do e-commerce em sites como o ReclameAqui, ver os comentários que os usuários deixam nas redes sociais da loja e nas páginas dos produtos, etc.

Se a loja virtual possuir um bom marketing, então será mais fácil conquistar novos clientes e melhorar ainda mais sua imagem.

3 – Vendo e-commerce: analise todo o histórico financeiro

Não veja apenas o quanto a empresa lucra, mas também seus custos. Pode ser que o lucro mensal seja atraente, mas a surpresa se mostra nos custos que a empresa tem, podendo fechar no vermelho (sair mais verba do que entra).

Com a ajuda de um contador, analise o histórico financeiro da empresa ao longo dos anos para ver se a mesma apresenta lucros reais. Não se guie apenas por palavras, tenha acesso a documentos do negócio que comprovem que o mesmo é lucrativo. Isso você consegue com o proprietário.

Nessa parte, veja também se o e-commerce possui algum tipo de endividamento como empréstimos. Isso pode acabar te colocando numa fria e te fazendo perder dinheiro, pois a dívida recai sobre a empresa e, por conseguinte, recai sobre você. E você não quer entrar numa empresa endividada, não é mesmo?

4 –  Como é a estrutura do e-commerce?

A plataforma usada é segura? O e-commerce oferece muitas opções de pagamento para os clientes? Há toda uma integração pronta desde quando o cliente coloca o produto no carrinho até a finalização da compra? Ou você terá que se preocupar em fazer alguma integração ou configuração?

Veja se o site está mesmo pronto para os clientes ou se você ainda terá que gastar tempo ou dinheiro para corrigir bugs, fazer melhorias, implementar funções, etc.

Esteja ciente de que se existir algum problema você terá que contratar um programador para lidar com isso. Certo que uma hora ou outra você terá que contratar esse profissional para implementar melhorias na sua loja online, mas isso não deveria acontecer no momento da aquisição do e-commerce.

5 – A segurança do site

Outro ponto importante é quanto a segurança do site. Os usuários da internet estão cada vez mais exigentes e, por tanto, escolhem fazer negócios apenas em sites que mostrem confiabilidade.

Se a loja virtual que você pretende adquirir não oferecer isso, então haverá um impacto negativo nas vendas. Isso se já não houver esse impacto, com as pessoas receosas em comprar dessa loja online.

Veja se a loja virtual que deseja comprar se preocupou com essa parte de segurança. Alguns elementos importantes são a criptografia, protocolo HTTP, etc. Tudo isso é importante para proteger os dados dos clientes e também mostra profissionalismo e comprometimento por parte do e-commerce.

6 – Vendo e-commerce: o negócio está legalizado?

De acordo com a legislação brasileira para e-commerce, as lojas virtuais para funcionarem no Brasil precisam possuir CNPJ, Inscrição Estadual e Municipal, registro na Junta Comercial, possuir um endereço físico (ainda que as vendas aconteçam apenas online) e emitir alvará de funcionamento. Há também que se fazer um registro de marca.

De acordo com o porte do negócio, haverá ainda outros documentos envolvidos no processo.

Mas por que você precisa saber disso? Para quando encontrar uma oportunidade de vendo e-commerce não se iludir com a beleza externa, mas pesquisar a fundo sobre o negócio e ver se ele funciona de acordo com a Lei.

7 – Que tipo de e-commerce você quer ter?

Com a expansão do comércio eletrônico, hoje em dia é possível encontrar de quase tudo para comprar pela internet. Por isso que há também muitas possibilidades de segmentos para lojas virtuais.

E aqui cabe a você escolher, por exemplo, se quer ter uma loja de roupas e calçados, uma loja de produtos pet, de produtos naturais, de itens de informática, etc. Há muitas opções, por tanto, muitas oportunidades de vendo e-commerce em diferentes ramos.

Cabe dizer ainda que essa segmentação te ajuda a posicionar melhor seu negócio no mercado. Ou seja, é mais fácil atrair mais clientes para uma loja segmentada do que para uma loja que vende tudo.

Onde comprar um e-commerce à venda?

Você já conhece o serviço da Quero um Negócio para compra e venda de empresas em todo o Brasil? Somos a maior plataforma brasileira nesse segmento.

Nossa plataforma oferece segurança, agilidade e muitas opções de empresas à venda em diferentes mercados (e estados). Quer fazer uma busca e ver quais empresas estão disponíveis para aquisição? Acesse aqui e saiba mais.

Blog Quero um negócio

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