Vendo clínica oftalmológica, 5 dicas indispensáveis para vender sua clínica

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Você deseja vender sua clínica oftalmológica e não sabe bem por onde começar? Então confira algumas dicas indispensáveis para vender sua clínica da maneira correta.

O setor da saúde é um negócio que está sempre em expansão, incluindo o ramo oftalmológico, tendo muitas oportunidades de ter um comprador interessado em sua clínica.

Em seguida, confira as principais dicas para fazer da venda do seu negócio um sucesso:

Defina os requisitos para a vender sua clínica

É importante antes de vender sua clínica, realizar um planejamento a respeito de vários fatores:

Qual valor você venderia sua clínica: definir um valor deve ser a peça mais importante a ser pensada, nunca desvalorize seu negócio, porém pense em opções de valores, como por exemplo:

Se um investidor propor te dar uma entrada e após seguir pagando mensalmente, aceitaria a proposta? Se sim, a entrada teria que ter no mínimo qual valor? Qual seria o valor mensal que aceitaria?

Se um comprador deseja dar o valor à vista, mas pede um desconto pelo fato de ser totalmente à vista e você receber na hora, baixaria o valor? Se sim, quanto baixaria?

É necessário pensar em todas possibilidades de acordo, e qual irá beneficiar vocês dois ao mesmo tempo.

Para quem você venderia sua clínica: nem sempre são profissionais da oftalmologia que compram clínicas, então é necessário avaliar se venderia para “qualquer um”, ou se tem um perfil ideal para venda.

O que acompanha a sua clínica: irá incluir todos os seus funcionários já contratados? todos os equipamentos?

Além disso, é necessário pensar na questão de móveis ou eletrônicos, como os sofás na sala de espera ou até mesmo o computador da recepção.

Após definir todos os itens acima e os organizar, é possível anunciar sua clínica para venda.

 Cuidado na negociação

Ser honesto é a chave de uma negociação de sucesso, se sua clínica tem algum probleminha, é bom explicar e falar o valor do reparo (seja em um equipamento ou uma simples pintura de parede).

Quanto mais transparência você der ao comprador, mais se seguro ele se sentirá para comprar sua clínica.

Além disso, imaginar antes todas as perguntas que ele pode fazer também é uma boa recomendação.

Imagine as seguintes perguntas vindo do seu comprador:

  • O que você está oferecendo?
  • A clínica vem acompanhada dos móveis, eletrônicos, etc?
  • Quantos clientes fixos você tem?
  • A clínica tem algum problema urgente para ser resolvido?
  • Quantos pacientes sua clínica suporta?
  • Quantos e quais equipamentos oftalmológicos você tem?
  • Qual a tecnologia que vocês mais usam?
  • Por que você está vendendo?

É necessário saber responder todas elas de forma honesta, caso sua clínica esteja à venda porque não teve um rendimento bom, isso não quer dizer que seu comprador terá o mesmo problema, podendo ser problema de gestão, marketing, entre outros.

Aliás, na hora da negociação é extremamente importante lembrar dos requisitos que foram feitos na primeira dica, para não acabar desvalorizando sua clínica ou tendo outros problemas.

Por conta disso que foi feito esse documento, analisando as possibilidades que o comprador poderá oferecer pela sua clínica, mas não adianta desvalorizar o valor e no fim só você sair no prejuízo.

 Documentação é o passo mais importante

Caso tenha um comprador, é claro que se deve começar a preparar toda a documentação que envolve a compra e venda da clínica, além de passar os antigos documentos para o novo dono.

Todo esse trâmite necessita de cuidado extra, pois toda a papelada deve ser entregue, seja demonstrações financeiras, documentos da área oftalmológica e declarações.

Caso não tenha tanto conhecimento, é recomendado contratar profissionais especializados para não esquecer nada que poderá trazer complicações futuras.

Alguns profissionais que podem cuidar disso para você são:

  • advogados;
  • corretores;
  • consultores.

Essa etapa é muito importante, então tenha calma na hora de entregar a documentação, e claro, não esqueça de assinar e pegar a assinatura do novo dono.

 O que é necessário para divulgar sua clínica

A parte da divulgação é sem dúvida uma hora crucial para chamar a atenção de possíveis compradores.

Para isso, é necessário sempre cuidar para tirar boas fotos (e vídeos) da sua clínica, tendo boa qualidade de imagem.

Além disso, realizar uma boa descrição pode fazer um possível comprador se interessar, afinal, quem vai comprar uma clínica se nem sabe o que ela acompanha?

Por conta disso, uma descrição completa e equipada com fotos fará muito mais pessoas chamarem você para entrar em negociação.

Invista em uma descrição com as seguintes informações:

  • Valor da clínica;
  • Tamanho da clínica;
  • O que há na clínica (banheiro, salas, etc.);
  • O que acompanha na clínica (como poltronas, televisões, computadores, etc.);
  • Quanto é o aluguel (caso tenha);
  • Quanto é o IPTU;
  • Se conta com uma boa carteira de clientes;
  • Se a clínica conta com estacionamento;
  • Outros estabelecimentos próximos (caso seja uma zona urbana);
  • Há quantos anos estão no mercado;
  • Quantos equipamentos acompanha;
  • Quais equipamentos são;
  • Quantos pacientes a clínica pode atender;
  • Média do faturamento mensal;
  • Localização da clínica.

Esses são alguns dados que podem ajudar um possível comprador a se interessar mais pela sua clínica.

Quanto mais completa sua descrição e fotos de qualidade, mais chances de compradores terá.

 

Anuncie sua clínica

Após saber o que é necessário para divulgar, chegou a hora de anunciar!

Com toda descrição completa acompanhada de fotos, você pode anunciar a sua clínica conosco.

A Quero Um Negócio faz uma ponte entre seus potenciais compradores e você, facilitando acharem sua clínica.

Muitos compradores pesquisam por clínicas, em grande parte oftalmológicas, então seu negócio pode estar a um passo de distância.

Além disso, é possível anunciar através de outros meios, como em redes sociais, grupos, ou até mesmo no boca a boca com amigos.

O ideal é selecionar um local onde você encontrará o perfil ideal de comprador que deseja, seja ele da área oftalmológica ou não.

Agora o seu negócio pode ser comprado e todo mundo sai ganhando com a venda, você e seu comprador. Não perca a chance de vender seu negócio pelo preço desejado e anuncie com a gente!

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