Venda de negócios: 4 conselhos de ouro

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Para muitos, uma empresa é o bem mais precioso, afinal, foram anos de luta para construir uma marca sólida. Vendê-la pode ser doloroso, prejudicando as tomadas de decisões.

Dessa maneira criamos um conteúdo exclusivo com 4 conselhos de ouro na venda de negócios, de modo a tornar esse processo mais simples e ágil de ser concluído. Confira!

1. Venda de negócios. É a hora?

A primeira dica de ouro para uma venda de negócios é compreender o momento certo de fazer. Muitas empresas acabam vendendo o seu nome por inúmeras razões, dentre as mais comuns:

  • Alto endividamento;
  • Dificuldade de gestão;
  • Crescimento acima do suportado;
  • Falta de perspectiva de mercado, dentre outros.

É essencial ter muito bem delineada as razões pelas quais o negócio será vendido. Deve-se atentar que as dívidas, por exemplo, podem ser contraídas pelo novo proprietário, assim como os lucros provisionados.

A venda de negócios também é muito comum quando a empresa cresce muito rapidamente, rompendo a sua própria capacidade de desenvolvimento. Dessa maneira, se torna mais vantajoso para o gestor passá-la para frente, do que correr o risco de quebrar tentando expandir ainda mais.

2. Avalie as condições de venda

Como citamos anteriormente, um empreendedor pode se apegar emocionalmente ao seu negócio, uma vez que luta dia após dia para posicioná-lo no mercado. A venda de negócios nem sempre está associada a se desfazer dele. Muitos proprietários, na verdade, buscam recursos para investir ainda mais nesse sonho.

As condições impostas representam os desejos e vontades tanto do vendedor quanto do comprador. Muitas vezes há a possibilidade de uma gestão compartilhada, negociando apenas uma participação na marca, mantendo o antigo gestor com expertise de mercado, aliado à injeção de capital no novo investidor.

3. Valor de mercado auditado

Para traçar um paralelo, as empresas negociadas em bolsa possuem um valor definido pelo mercado acionário e as suas perspectivas de crescimento. Pequenos e médios negócios que não negociam ações também possuem um valor de mercado.

Esse é o “preço” da empresa e a quantia que será cobrada por ela. Para definir existe uma série de conceitos técnicos como fluxo de caixa futuro, taxa de desconto e crescimento na perpetuidade.

Todos esses tópicos são extremamente confusos para o empresário comum, de modo que uma auditoria independente é essencial para garantir uma precificação justa que atrai compradores, sem deixar o vendedor no prejuízo.

4. Foque no pós-vendas

Quando for vender um negócio, não pense que o trabalho acaba quando o contrato é assinado. Para garantir uma experiência satisfatória, é essencial que o vendedor e o comprador mantenham um contato periódico para resolver pendências quanto à empresa.

Tais contratos podem ser quebrados durante um curto período após o fechamento, de modo que prestar toda a assistência é fundamental para garantir o sucesso da transação, deixando ambos os lados prontos para dar o próximo passo em suas carreiras profissionais.

A venda de negócios pode ser muito difícil para qualquer empresário, afinal, é abrir mão de todo o seu esforço e luta ao longo dos últimos anos. No entanto, pode ser melhor para a empresa e para o indivíduo, bastando compreender as razões pelas quais essa é a melhor decisão.

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