Venda de empresa com dívida, quais cuidados preciso ter antes de comprar uma empresa com dívida?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Antes de mais nada, comprar uma empresa com dívida não quer dizer que você vai estar assumindo um mal negócio. Nesse sentido, alguns empreendedores enxergam a venda de uma empresa com dívida a oportunidade de embarcar em um negócio já encaminhado, sem precisar iniciar tudo do zero.

Existem muitas possibilidades que levam uma pessoa a comprar uma empresa com dívida, desde a marca da empresa, que vai fazer com que o empresário se interesse no quão longe ela já foi e já conquistou o seu espaço, até o reconhecimento na comunidade.

A venda de uma empresa com dívida é interessante para aquele empresário que sabe adotar novas estratégias. Seja como for, entender a forma de conduzir os funcionários, saber quais ações tomar com a equipe e a quantidade certa de dinheiro a investir ao comprar uma empresa com dívida podem levar essa marca muito mais longe.

Além disso, o sucessor também ganha alguns benefícios ao comprar uma empresa com dívida. Depois que a compra for feita, o empresário pode contar com: redução do valor para pagamento dos impostos, renegociação da dívida oferecida pela instituição financeira, entre outros.

Cuidados ao comprar uma empresa com dívida

Apesar dos fatores iniciais serem positivos ao comprar uma empresa com dívida, do sucessor poder ganhar benefícios ou estabelecer uma boa estratégia, é preciso ter cuidado e investigar o passado daquela empresa. Apesar de existirem venda de empresa com dívida sem um histórico ruim, sempre existe uma laranja podre no saquinho.

  • Quem responde pelas dívidas dessa empresa?

Seja como for, uma coisa é certa: aquela empresa está com dívidas. Mas, quem responde por elas?

Antes de mais nada, é importante que o comprador tenha acesso ao livro contábil da empresa, uma vez que, segundo o artigo 1.146 do Código Civil, quem responde pelas dívidas da empresa é o adquirente.

  • Quem responde pelas dívidas fiscais

Em caso de o débito do vendedor estar relacionado as Pessoas Jurídicas de Direito Público, tais quais a União, o Estado, o Distrito Federal e os Municípios, ao comprar uma empresa com dívida, o comprador vai se responsabilizar por dívidas que podem leva-lo a ter um gasto inesperado.

  • Quem responde pelas dívidas trabalhistas

Apesar das dívidas fiscais terem grande importância, são as trabalhistas que devem receber uma maior atenção na venda de uma empresa com dívida.

É certo que a mudança dos empregadores não muda o contrato dos empregados, ou seja, não vai alterar ou transformar em algo negativo para quem trabalha na empresa, e o novo dono será então responsável por eles.

Ao comprar uma empresa com dívida, o principal risco para o empresário são, sem dúvidas, as dívidas. Ainda mais quando existem ex-funcionários que estão aguardando sua rescisão, que tem um prazo de até dois anos para receber.

Juntamente com as dívidas que envolvem os direitos trabalhistas, também existem o passivo fiscal e o trabalhista. A venda de uma empresa com dívida torna o comprador responsável por ambas, que são;

  • Passivo fiscal

– Impostos;

– Taxas;

– Contribuições.

  • Passivo trabalhista

– Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);

– Instituo Nacional do Seguro Social (INSS);

– Indenizações.

Questões jurídicas para serem consideradas na compra de uma empresa com dívida

Ao conhecer tudo o que a empresa tem direito sobre, como marcas e patentes, o controle se torna maior. Em primeiro lugar, é preciso verificar se está tudo correto com os pertences da empresa na compra de uma empresa com dívida.

Outra questão a ser considerada é o ponto comercial. Em outras palavras, se aquele ponto é da empresa em si, ou se é alocado por terceiros. Caso seja a segunda opção, é necessário checar se, com a venda da empresa com dívida, algum direito de exploração o ponto comercial é perdido.

Você precisa investigar afundo ao comprar uma empresa com dívida:

Ao passo que você já sabe qual vai ser a empresa com dívida a ser comprada, existem informações que devem estar na sua lista de verificação, sendo elas:

  • Confidencialidade

Em primeiro lugar, o acordo de confidencialidade serve para que você não utilize as informações do vendedor para outra finalidade, que não a de comprar a empresa com dívida.

  • Financeiro

Como dito anteriormente, a venda de uma empresa com dívidas indica que existem demonstrações financeiras a serem acertadas. Por isso, é importante também que, ao comprar uma empresa com dívida, o empresário examine as contas de até cinco anos atrás. Além disso, a ajuda de um contador também é bem vinda.

O que preciso saber antes de comprar uma empresa com dívidas

Antes de mais nada, é preciso saber se você tem afinidade com o segmento da empresa antes de comprar uma empresa com dívida.

  • Eu tenho afinidade com o setor da empresa que quero comprar?

Apesar de, ao investir em um negócio, sua prosperidade e entrega com o mercado sejam grandes, é preciso saber se você vai ser apto a lidar com as demandas e responsabilidades que ele vai te proporcionar.

  • Como está a situação dos funcionários da empresa?

Do mesmo modo que a venda de empresa com dívida vai trazer questões de contrato, de documentações, etc, também existem situações com os funcionários que precisam ser resolvidas.

É importante que, caso esteja procurando a venda de uma empresa com dívida, que verifique se existem processos trabalhistas em andamento.

Também é importante checar a necessidade de treinamento de funcionários, ou até mesmo mudanças internas para que a empresa funcione da melhor forma possível.

  • Faça mais buscas de informação e não assine o contrato sem entender tudo

É certo que, apesar da atenção ser muito importante no meio de negócios, existem empresários e pessoas que não prestam atenção no que estão assinando. É importante que este não seja o seu caso!

Em outras palavras, busque mais informações sobre o negócio que está adquirindo, entenda os motivos além da papelada que estão fazendo o antigo empregador vender a empresa e, aí sim, considere comprar uma empresa com dívida.

  • Organize sua transição

Por último, não da para comprar uma empresa com dívida sem organização. Assim que tudo estiver certo, todas as análises terem sido feitas, o histórico tenha sido pesquisado e a papelada também tenha sido analisada, agora é hora de partir para sua organização.

A depender da dificuldade, a transição de uma pessoa para a outra pode levar semanas, como também meses, por isso, a paciência também tem um papel fundamental na compra de uma empresa com dívidas.

Dicas finais para a venda de uma empresa com dívida

Uma vez que você já sabe que comprar uma empresa com dívida não quer dizer “fazer um negócio ruim”, a dica final para comprar uma empresa com dívida é: saiba o que aconteceu com aquela empresa nos últimos anos.

E, antes de mais nada, converse com o antigo proprietário e tire todas as dúvidas que sobrarem sobre a empresa. É certo que ninguém vai conhecer melhor aquela empresa do que o antigo dono, por isso, não tenha medo e vá fundo!

Quer saber mais? Continue nos acompanhando no www.queroumnegocio.com.br para mais dicas de empreendimento e afins.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook