Vale a pena comprar uma pizzaria em funcionamento? Ou é melhor montar uma e começar do zero?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Vale a pena comprar uma pizzaria? Ou seria mais vantajoso montar uma do zero?

O negócio de food service tem crescido bastante no Brasil nos últimos. Cada vez mais as pessoas tem pouco tempo e, por isso, a praticidade que pratos prontos e que podem ser pedidos apenas com o uso, por exemplo, do celular lhes é atraente.

Há momentos em que as pessoas estão em casa querendo relaxar e apenas com alguns cliques podem pedir um pizza ou qualquer outro tipo de lanche para aproveitarem com os familiares ou amigos. Você já se viu numa situação assim? Pois é assim com boa parte dos brasileiros.

Para se ter uma ideia, por aqui a porcentagem de consumo nesse tipo de local é de 33%, segundo informações apresentadas pelo Sebrae.

E, ainda, há uma estimativa de que esse setor deva crescer mais 4,7% até o ano de 2022. Ter um negócio nesse setor, por tanto, lhe oferecerá um retorno excelente.

Mas a dúvida aqui é: entre começar algo do zero ou adquirir uma pizzaria pronta, qual oferece mais vantagens? Para ter uma resposta quanto a isso, alguns fatores devem ser considerados.

A seguir nós fizemos um comparativo entre as duas opções para te ajudar a se decidir. Confira.

Comprar uma pizzaria pronta ou montar um negócio do zero?

Em ambos os casos você investirá num setor promissor. Há um excelente retorno sobre investimento. E no caso de uma pizzaria, você pode possuir vários sabores de pizza, mas a massa é apenas uma, assim, terá que investir apenas na variação de sabores.

Mas a seguir temos algumas das vantagens tanto de uma pizzaria quanto entre montar uma do zero e comprar uma pronta. Vejamos.

Montar uma pizzaria

No caso de montar uma pizzaria, você tem autonomia para começar o negócio do jeito que preferir. Porém, nesse caso, são necessárias muitas etapas até concretizar o negócio.

Para montar uma pizzaria, primeiro você teria que elaborar um plano de negócios a fim de analisar sua viabilidade.

Com um plano de negócios, você saberia se o local escolhido é bom para o negócio, saberia sobre a clientela, concorrência, etc. Ele também fornecerá mais informações sobre o setor em que pretende empreender, os pontos fortes e fracos do seu negócio, os tipos de pizza que mais saem, etc.

Depois disso você teria que buscar informações sobre o local onde pretende montar a pizzaria. Caso fosse alugar, teria que buscar um local bem localizado (próximo dos potenciais clientes) e onde pudesse realizar as atividades com permissão da prefeitura, etc.

Também, claro, teria que tratar sobre o aluguel com o proprietário.

Outras coisas que você teria que lidar no caso de montar uma pizzaria seria com licenças, alvarás, permissões, etc. Tendo, então, que contar com um contador para poder providenciar tudo isso.

Ainda teria que elaborar cardápios, buscar por fornecedores para os produtos e caixas. Teria ainda que lidar com a criação de logotipo e demais itens relacionados a criação da marca.

Veja que são muitas etapas e documentos até que, enfim, sua pizzaria estivesse pronta e em funcionamento. E, claro, são muitos custos envolvidos para montar um negócio de qualidade e que apresentasse resultados.

As pessoas estão cada vez mais exigentes, por isso montar um negócio meia boca não é o caminho. E isso pesa ainda mais quando se trata de alimentos.

Em suma, montar uma pizzaria te dá mais liberdade, porém exige mais custos iniciais. Sem contar que há uma demora até que você possa ter seu negócio em pleno funcionamento, devido a burocracia existente no processo.

Para quem pretende comprar uma pizzaria

Mas no caso de comprar uma pizzaria, você tem bem menos burocracias e o negócio já está funcionando. Ou seja, você já entra num negócio gerando lucros, ao invés de ter que esperar algum tempo até possuir um retorno sobre investimento que seja considerável.

O negócio já se encontra estabelecido, o plano de negócios já foi realizado, todo os documentos necessário foram providenciados, o local foi escolhido estrategicamente, etc. Ou seja, você pula essas etapas maçantes.

E se você por acaso precisar de orientações para gerenciar o negócio e manter os padrões, pode fazer um acordo com atual dono. Nesse caso, o dono fica oferecendo uma espécie de consultoria para você, mas, claro, ele não tem mais nada a ver com a pizzaria, apenas estaria atuando como um funcionário por um certo tempo.

Mas não para por aí.

Além de todas essas vantagens, que proporcionam diminuição dos custos iniciais para investir numa pizzaria, ao comprar uma pizzaria você ainda tem:

– Acesso a uma carteira de clientes (não tendo que investir tanto em marketing para atrair clientes, como seria no caso de começar algo do zero);

– Funcionários treinados e qualificados, evitando que você tenha que fazer contratações, treinamento, etc., algo que demandaria mais custos;

– Infraestrutura adequada: tudo ali foi pensando para que o negócio funcione como deve ser. Em outras palavras, o local foi projetado para o funcionamento de uma pizzaria, para receber confortavelmente os clientes;

– Equipamentos: numa pizzaria à venda, o dono fornecerá também os equipamentos necessários para a produção, tais como fornos, fogões, utensílios de cozinha, etc.

Importante: riscos num negócio começado do zero

Quando você decide abrir uma pizzaria, deve estar disposto a assumir os riscos. Pode ser que o ponto que você escolheu não seja adequado, a clientela ali não é boa, etc. Mas no caso de uma pizzaria à venda (e com bom histórico) isso tudo foi bem pensado e as chances de haverem problemas assim são baixíssimas.

Assim, outra diferença entre uma e outra é quanto aos riscos existentes. Lembrando que eles existem nos dois casos, mas numa pizzaria à venda os riscos são bem menores.

Mas é importante estar atento a algumas coisas

Quando falamos em comprar uma pizzaria em funcionamento, não se trata apenas de um negócio aberto, mas sim funcionando, gerando lucros, conseguindo se manter. Ou seja, ele precisa estar recebendo clientes, gerando vendas, etc.

Assim, tenha isso em mente na hora de buscar uma oportunidade dessas.

Geralmente, uma pizzaria qual se pode pensar em adquirir deve possuir no mínimo três anos de funcionamento.

Outra coisa importante para se analisar se for comprar uma pizzaria é se a mesma precisa de alguma manutenção. Há casos em que seja necessário isso e você deve analisar se é viável para você. Nesse caso, negocie o valor que custeará com reparos e manutenções com o proprietário a fim de abater do valor do negócio.

Uma dica que damos aqui para quem pretende investir nesse segmento e ter experiência. E caso você não possua, então pode adquirir trabalhando numa pizzaria, por exemplo. Assim você conhece os processos ali e analisa se é nesse ramo mesmo que deseja empreender.

Realize seu sonho investindo num negócio pronto

Seja na aquisição de uma pizzaria ou qualquer outro tipo de negócio, conte com a ajuda da Quero um Negócio.

Nossa plataforma atua em todo o Brasil oferecendo oportunidades para quem deseja tirar os sonhos do papel sem precisar lidar com todo o excesso de burocracia envolvendo a abertura de uma empresa. Mas também oferecemos suporte especializado para quem deseja encontrar compradores para seu negócio.

Temos anúncios de empresas à venda nos mais variados segmentos.Acessando aqui, você será direcionado para nossa página oficial e conhecerá melhor o nosso serviço e soluções

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook