Vai vender a empresa? Saiba o que é importante deixar em ordem antes de anunciar

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Após a decisão de vender a empresa, o passo seguinte é deixar tudo em ordem.

Há vários motivos para a venda de uma empresa: para alguns, é o momento de mudar de rumo, para outros, é a finalização de uma etapa em sua vida empresarial, enquanto que por outro lado, há ainda aqueles que tomam essa decisão devido a uma crise pessoal. Não importa, o fato aqui é que você precisa se preparar.

Mas o que seria esse “deixar em ordem” que citamos? Basicamente, é organizar todos os documentos, fazer levantamentos, reunir contratos, histórico financeiro, etc. É fazer a arrumação antes de colocar a empresa à venda

Só que por arrumação e organização não nos referimos a apresentar realidades distintas do que a empresa apresenta. É importante agir com transparência.

E já avisamos que esse processo é longo mesmo, pois tudo precisa ser revisado e estar em dia.

Nunca realize esse processo com pressão, pois trata-se de uma etapa importantíssima para venda a empresa. E se isso for realizado de maneira descuidada por gerar problemas para você e, ainda, para quem for adquirir o negócio.

O seu comprador quer saber o que ele estará adquirindo, assim, você deve dedicar tempo para organizar informações detalhadas. E isso apenas trará vantagens para o momento da venda.

Vamos então conhecer os elementos que você terá que organizar para vender sua empresa.

Vender a empresa: sobre o histórico financeiro

Com a ajuda do seu contador de confiança, realize um levantamento do histórico financeiro do negócio. Aqui você terá que preparar o demonstrativo dos últimos cinco anos da empresa, além de também organizar (de forma completa) o balanço patrimonial.

Esses e outros documentos servirão para mostrar aos possíveis compradores que o seu negócio gera lucros, que é promissor.

Ainda, dentro das documentações referentes a parte financeira da empresa, outros documentos que você precisará organizar são:

– Declarações do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica dos últimos 5 anos;

– Planilhas e controles gerenciais (essas sendo referentes a receitas e despesas);

– E também as projeções de receitas/lucros para os próximos 5 anos.

Na realidade, esse processo já deveria ser feito muito antes de se decidir por vender a empresa. Isso deve fazer parte do dia a dia da sua empresa. Sem contar que, com isso, você ainda tem como vantagem a valorização do negócio.

Assim, não espere ser a hora de vender o negócio para organizar esses relatório, documentos, etc. Fazer as coisas de última hora, nesse caso, nunca traz resultados bons.

Contratos

Não importa o tipo de contrato (aluguel, fornecedores, distribuidores, etc.), deixe tudo em ordem. É muito importante que você analise e organize c cuidadosamente todos os contratos que a empresa tenha, todos mesmo.

Se há contrato referente a empréstimos, então reúna esse também aos demais. É importante ter essas informações para passar aos potenciais compradores.

Também, com isso os compradores ficarão a par do estado da empresa, se existem dívidas referentes a financiamento, empréstimos, etc.

Vender a empresa: avaliação de desempenho

O comprador também vai querer saber sobre o desempenho do negócio de forma geral. E isso incluiu vendas, o desempenho dos funcionários, das campanhas der marketing, entre outras coisas.

É importante que você saiba que essa análise pode te ajudar a não apenas atrair compradores em potencial, mas também a melhorar o valor de venda do negócio.

Mas lembre-se: os compradores são atraídos por informações que eles sintam que são confiáveis. Seja sempre transparente.

Licenças, alvarás e outros

Outros documentos que você deve reunir e que precisam estar em dia são as licenças e os alvarás. Quando estiver preparando a empresa para venda, não se esqueça de conferir esses documentos.

Caso haja algum deles desatualizado, então você terá que tratar de realizar essa atualização. Conte a ajuda de um contador ou escritório de contabilidade para esse procedimento.

Ainda, documentos como CNPJ, Contrato Social, etc., deverão ser reunidos para apresentar ao cliente. A contabilidade é quem deve cuidar de organizar esses também.

Valor de mercado para vender a empresa

Outro ponto importante é saber o valor de mercado da sua empresa para nem superfaturar e nem subvalorizar.

Por meio do levantamento de informações, dados e da reunião de documentos que citamos aqui, haverá mais facilidade para definir um valor justo para vender sua empresa.

Essa aqui é uma parte em que se deve contar com a ajuda de um contador e de um corretor de negócios. O contador trará todas essas informações financeiras e em seguida o corretor fará uma análise, usará algum método (como o Fluxo de Caixa Descontado, por exemplo, que avalia o valor presente de um negócio com base no que ele pode gerar no futuro) a fim de definir o valor de mercado do negócio.

Informações sobre a carteira de clientes

Para quem irá vender a empresa, a carteira de clientes é um elemento importantíssimo.

Uma empresa com uma boa base de clientes consegue aumentar seu valor de venda, ainda mais se esses clientes são ativos. Por clientes ativos dizemos aqueles que compraram de você e sempre que precisam de algo negociam com sua empresa.

Então, faça uma boa apresentação sobre a sua carteira de clientes a fim de mostrar aos compradores que sua empresa tem valor.

Dados sobre funcionários

Faça um levantamento também sobre os funcionários, informando sobre a data de admissão, salário, demissões, etc. Nesse relatório, apresente também dados sobre o desempenho de cada um deles ao longo dos meses.

Do mesmo modo que a carteira de clientes, uma equipe produtiva aumenta o valor de venda da empresa.

Mas é importante avisar que informações mais sigilosas sobre o negócio devem ser apresentadas somente após realizar um contrato de confidencialidade. Esse contrato garante que o comprador não divulgará as informações que terá acesso sobre a sua empresa.

Documento com informações sobre produtos e/ou serviços

Não deixe também de elaborar um documento com informações sobre seus produtos e/ou serviços. Esse documento precisará descrever as características dos produtos e serviços, o que é necessário para produzir, para colocar em funcionamento, qual o custo de produção, o preço de venda, entre outras.

Outros documentos

Além dos citados aqui, existem ainda outros documentos necessários para vender sua empresa. Confira a seguir essa lista complementar:

– Plano de negócio (isso é importante para que o futuro dono da empresa consiga se orientar e até mesmo implementar melhorias no negócio);

– Plano de marketing e as estratégias e ferramentas que a empresa tem usado para divulgação da marca e dos produtos e serviços;

– Manual contendo os procedimentos da empresa (com detalhes sobre os processos operacionais);

– Comprovações de titularidade de patentes, propriedade intelectual, de marcas, etc.: caso a sua empresa tenha desenvolvido algum tipo de tecnologia ou mesmo tenha alguma patente ou propriedade intelectual, então é necessário que os direitos sobre isso estejam assegurados de maneira legal.

Assim, mostramos aqui apenas alguns dos pontos que você deve observar depois da decisão de vender a empresa.

Nesse processo, cabe contar com apoio de um profissional para te ajudar no levantamento dessas informações e na etapa referente a venda do negócio. E saiba que você pode contar com a nossa plataforma para tornar o processo de venda mais fácil.

Quer saber mais? Acesse agora a plataforma da Quero Um Negócio e veja como anunciar sua empresa à venda hoje.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook