Quero comprar uma farmácia, onde devo procurar?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Você quer investir no mercado farmacêutico? Sabia que é possível comprar uma farmácia em funcionamento?

Essa é uma opção que traz muitos benefícios, pois é onde se tem menos custos e burocracias, se comparado a montar uma farmácia do zero.

Atualmente, muitos empreendedores tem adotado essa ideia e tido muito sucesso. E algumas das vantagens em adquirir um negócio pronto nesse ramo são:

– Você já tem uma base sólida de clientes;

– Há um estoque;

– Se tem fornecedores de confiança;

– Um local estrategicamente escolhido;

– Fluxo de caixa;

– Você trabalhará com uma marca conhecida pelos clientes locais e até de outros estados (por intermédio da internet);

– Entre outras.

Mas como isso tudo funciona? Onde procurar por uma farmácia à venda? Com quem você deve falar? Qualquer pessoa pode comprar uma farmácia? O que é necessário?

Vamos esclarecer todas essas dúvidas aqui hoje.

Por que comprar uma farmácia?

Essa é a pergunta milionária: “por que você quer investir nesse mercado?”. O que te levou a querer ter uma farmácia? É importante pensar nisso e manter o foco nesse “motivador” ao longo da existência da farmácia.

Inclusive, esse motivador te ajudará a encontrar as melhores oportunidades para adquirir uma farmácia de acordo com suas expectativas e necessidades.

As farmácias são importantes para a manutenção da qualidade de vida da população. Ela é um dos estabelecimentos onde mais as pessoas frequentam.

Mas não há um elevado volume de pessoas nas farmácias apenas por conta da aquisição de medicamentos, senão também porque as pessoas precisam adquirir dispositivos e equipamentos de saúde (termômetros, nebulizadores, aparelhos de medir pressão sanguínea, etc.) e outros produtos que são ali vendidos.

Hoje no Brasil são mais de 80 mil farmácias espalhadas por todo o território nacional. E os números apenas aumentam.

Há ruas com mais de duas ou três farmácias e mesmo com a concorrência elas conseguem se manter muito bem. E eis aqui mais uma vantagem em comprar uma farmácia.

Mas qualquer pessoa pode investir numa farmácia?

Eu preciso ser farmacêutico para ter uma farmácia? Não, não precisa. Mas é obrigatório ter um farmacêutico no local, o qual pode ser você ou um profissional habilitado para tal.

O farmacêutico orientará adequadamente os clientes quanto aos medicamentos, receitas, equipamentos, etc.

De acordo com o art. 6 da Lei 13.021, publicada em 8 de agosto de 2014:

“Para o funcionamento das farmácias de qualquer natureza, exigem-se a autorização e o licenciamento da autoridade competente cabível, além das seguintes condições:

I – ter a presença de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento.”

Desse modo, você precisa de ao menos um farmacêutico na farmácia. E, não, você não precisa ter curso de farmácia para poder comprar uma farmácia. Existem muitos empresários donos de estabelecimentos desse tipo que não tem nenhuma formação na área.

O que se pode comercializar numa farmácia?

De acordo com o art. 3º da Lei nº 13.021, de 08 de agosto de 2014, uma farmácia deve:

“…prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva, na qual se processe a manipulação e/ou dispensação de medicamentos magistrais, oficinais, farmacopeicos ou industrializados, cosméticos, insumos farmacêuticos, produtos farmacêuticos e correlatos.”

Veja que os serviços e produtos que podem ser comercializados nesse local são bem abrangentes. Desse modo você tem muito o que explorar ao adquirir uma farmácia à venda.

Comprar uma farmácia: os tipos existentes

Qual o tipo de farmácia que você procura?

Existem dois tipos principais de farmácias que são as farmácias especializadas em medicamentos, também chamadas de drogarias, e as farmácias de manipulação.

Nas farmácias comuns são vendidos medicamentos, equipamentos de saúde, produtos de beleza, etc. É o principal tipo de farmácia das ruas de muitos estados brasileiros. E as possibilidades de produtos para comercializar ali são muitas.

Enquanto isso, nas farmácias de manipulação são comercializados medicamentos específicos, os quais são preparados em laboratório. Ou seja, mediante a apresentação de uma receita médica é elaborado/manipulado um tipo de medicamento. Esse medicamento é preparado com doses e quantidades de acordo com o prescrito para cada paciente. Para ter uma farmácia desse tipo é necessário contar com profissionais qualificados para realizar esse processo de manipulação de fórmulas.

Contudo, existem ainda as farmácias de fitoterapias, tendo como foco medicamentos baseados em plantas. Por exemplo: folhas, raízes e caules podem ser usados para preparar esses medicamentos.

Onde procurar por oportunidades de farmácia à venda

Mas onde você pode buscar por uma oportunidade de farmácia à venda? Com quem deve falar?

Hoje em dia um dos melhores locais para encontrar uma farmácia à venda é na internet. Existem muitos sites especializados em anúncios onde é possível encontrar um empresário querendo vender um negócio desse tipo. Mas há plataformas mais especificas como a Quero um Negócio, onde se tem apenas anúncios de negócios à venda.

Nossa plataforma funciona da seguinte maneira para quem quer comprar uma farmácia:

– Temos de um lado os donos de empresa anunciando seus negócios para venda e do outro lado os empreendedores e futuros empresários, pessoas interessadas em ter o próprio negócio sem ter que começar do zero;

– Nós ligamos essas pessoas através de uma plataforma especializada em negócios;

– Os dois tem total segurança para negociar e concluir seus propósitos.

É ideal contar com a ajuda de um corretor de negócios, pois ele te orientará quanto a visibilidade de uma empresa. Ou seja, você busca uma farmácia para adquirir em nossa plataforma e entra em contato com um corretor e ele te orientará quanto a essa oportunidade. Mas, claro, esse profissional não é indispensável. Você mesmo pode dedicar tempo para pesquisar sobre a empresa, mas isso exige muita dedicação, tempo e empenho.

É importante que o anúncio tenha um e-mail e um telefone para contato. Mas tenha tranquilidade em encontrar oportunidades em nossa plataforma, prezamos pela segurança de ambos (compradores e vendedores) e por oferecer facilidade e agilidade nas negociações.

Dicas importantes na hora de comprar uma farmácia

Algumas dicas importantes na hora de analisar uma farmácia para comprar são:

– Verificar se a farmácia possui algum problema na Justiça: tanto por parte dos clientes quanto por parte dos funcionários, etc.;

– Saber se ela está em acordo com as exigências Sanitárias;

– Ter acesso aos demonstrativos financeiros a fim de averiguar o histórico e a saúde financeira da empresa. Essa aqui é uma etapa extremamente importante;

– Analise os contratos existentes (com fornecedores, de aluguel, etc.). Veja quando expiram e se há a possibilidade de renovação sem surpresas;

– Faça uma visita a farmácia e conheça as estações e modo de operação dos funcionários. Quem deseja adquirir um negócio precisa estar a par de como ele funciona;

– Mas não se esqueça também de fazer uma auditoria junto com um especialista, com isso você saberá exatamente o estado do negócio (tanto financeiro quanto estrutural);

– Saiba por que o dono quer vender sua farmácia: muitas das vezes pode ser que o negócio enfrente algum problema ou o motivo é apenas a troca de ramo. Mas é importante saber isso para evitar ter dores de cabeça.

Esse artigo esclareceu suas dúvidas? Se ainda ficou com alguma, deixe seu comentário ou entre em contato com a gente.

Não se esqueça de fazer uma visita a plataforma da Quero um Negócio e conhecer as oportunidades para empreender.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook