Quero comprar uma empresa – O que preciso analisar antes de negociar?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O que analisar depois que você decidiu comprar uma empresa? Quais os pontos essenciais para adquirir um negócio segundo seu perfil, que seja promissor, lucrativo e propenso a crescimento?

Adquirir um negócio pronto representa menos riscos e também a oportunidade de pular várias etapas da abertura de uma empresa. É por isso que essa alternativa tem atraído muitos.

Algumas vantagens de investir num negócio pronto são:

– Já contar com uma carteira de clientes;

– Ter uma empresa já estabelecida no mercado;

– Contar com fornecedores de confiança e parceiros comerciais;

– Cortar custos com os processos referentes a abertura de um negócio;

– Gerir um negócio com fluxo de caixa;

– Entre outros.

Mas se você quer comprar uma empresa, é importante, antes, analisar algumas coisas. E a seguir listamos o que é crucial para evitar erros nesse momento.

Descubra por que o dono quer vender a empresa

Uma coisa importante ao comprar uma empresaé descobrir o motivo do empresário querer vender o negócio.

Mas por que isso é importante?

Há negócios à venda devido a que o dono deseja se aposentar ou devido a mudança de ramo. Então, geralmente, o negócio encontra-se estabilizado e numa boa fase aqui.

Porém, há casos em que a venda é devido a falência ou excesso de dívidas. E você não quer adquirir um negócio assim. Nesse caso, você teria muitos prejuízos para tentar colocar a empresa nos trilhos outra vez.

Assim, saiba o motivo do empresário não querer mais atuar com essa empresa. Isso é importante para que você não caia em oportunidades falsas.

Há dívidas em nome da empresa?

Mais uma das coisas cruciais para analisar na hora de comprar uma empresa é a questão das dívidas.

Muitas das vezes pode ser que uma empresa esteja à venda por um valor mais baixo que o valor de mercado, mas há uma dívida enorme em seu nome. Por isso, veja se a empresa possui empréstimos ou financiamentos em seu nome.

E também não se esqueça de conferir tributos atrasados e outros tipos de débitos.

Pode ser, por exemplo, que a empresa tenha equipamentos que foram adquiridos por meio de financiamento. E é necessário saber disso para realizar cálculos sobre a viabilidade em adquirir o negócio.

Essas são informações mais confidenciais, contudo o dono da empresa não pode se negar a apresentá-las. Mas aqui é possível que ele faça um contrato de confidencialidade para garantir que você não divulgue essas informações.

Comprar uma empresa: o negócio está legalizado?

A empresa que você quer adquirir está devidamente legalizada? Caso não esteja, então poderá ter suas portas fechadas em breve ou, ainda, pode ser que você tenha que pagar muitas multas por conta disso.

Esse aqui é outro ponto fundamental que você analisar.

Não confie apenas na palavra do proprietário, mas solicite documentos que comprovem a legalidade do negócio. E esses documentos precisam estar atualizados. Conte com a ajuda de um contador nesse momento.

E qual a situação dos funcionários?

Os profissionais da empresa são bem treinados? E quanto as questões trabalhistas? Tudo está em ordem? Pagamentos em dia? A equipe tem um bom desempenho?

Para que um negócio atue bem, os funcionários são parte essencial desse processo. Por isso, se for comprar uma empresa, lembre-se de avaliar como é o pessoal que trabalha ali, se existe alguma pendência ou problema, etc.

Contrato de aluguel

Caso o espaço seja alugado, veja qual a situação do contrato de locação. Aqui existem duas possibilidades:

– Você pode assumir o acordo atual, seguindo adiante com a empresa ali assim;

– Ou você pode negociar um novo contrato com o dono do imóvel.

Mas é importante também saber se o dono do imóvel tem interesse em realizar um novo contrato. Assim você evita surpresas desagradáveis. Veja isso antes de fechar negócio.

Comprar uma empresa: situação de máquinas e equipamentos

E avalie também a situação das máquinas e demais equipamentos do negócio. Aqui você terá que contar com a ajuda de técnicos especializados para fazerem uma análise e apresentarem um documento constatando a situação do que há ali na empresa.

Pode ser que haja a necessidade de algum tipo de reparo ou manutenção e isso te gerará custos. E esses custos deverão entrar no orçamento na hora de negociar o valor da empresa.

Ainda, não se esqueça de verificar se esses equipamentos estão devidamente pagos ou se são financiados.

Não se esqueça de analisar documentos importantes

São vários documentos que devem ser analisados na hora de adquirir uma empresa. E aqui você precisa da ajuda de um especialista (ou especialistas).

No caso de documentos referentes a parte financeira e contábil, então você deve contar com o apoio de um contador de confiança. Esse profissional te orientará quanto a essas questões da melhor forma possível e ainda te ajuda a saber se o negócio é lucrativo, por exemplo.

Outro especialista essencial seria um advogado. Um advogado te ajuda a entender documentos como contratos e te orienta quanto ao entendimento de cláusulas e outros assuntos para que você garanta seus direitos e saiba seus deveres.

Nunca negocie e adquira uma empresa sozinho, esse é um grave erro que muitos empreendedores novos têm cometido. E o que acontece depois é que eles compram uma empresa cheia de problemas e dívidas, por exemplo.

Contratos

Não se esqueça ainda de avaliar contratos de fornecedores e com clientes, a depender do tipo de negócio. Isso é muito importante.

Aqui também é importante ter a orientação de um bom advogado, uma vez que haverá termos que apenas um especialista em Direito tem conhecimento.

Analise o que não se encontra no papel

Não foque somente no que está no papel, mas analise coisas fora e que podem influenciar no negócio. Podem haver elementos fora do papel, mas que podem causar impactos no negócio.

Alguns exemplos seriam: uma mudança no bairro onde funciona a empresa, mudanças nas estradas que gerem diminuição no trânsito naquele local, ou, ainda, uma mudança no mercado.

Pode ser que não seja algo de agora, mas que virá mais tarde e cause esse impacto negativo no que a empresa gera/produz.

Uma dica seria conversar com outros empresários locais ou mesmo com moradores. Busque conhecer mais sobre a região, isso também é fundamental.

Avalie a empresa

Não aceite o valor apresentado pelo proprietário sem antes fazer uma avaliação do negócio.

Avalie a empresa a fim de saber se o valor que o dono quer corresponde ao que ela vale e também para saber se haverá retorno no valor pago, uma vez que a quantia que você desembolsará é um investimento.

O que recomendamos aqui é que você conte com a ajuda de um corretor de negócios. Ele pode ajudar a identificar as melhores oportunidades e saber se o valor que você pagará é justo.

Comprar uma empresa: onde encontrar as melhores oportunidades?

Agora que você sabe o que levar em consideração na hora de comprar uma empresa, é hora de buscar por negócios à venda.

Na plataforma da Quero Um Negócio você encontra muitas empresas disponíveis para aquisição. São empresas de variados segmentos e de anunciantes em todo o Brasil. Acessando aqui você obtém mais informações sobre nossa plataforma e oportunidades disponíveis em sua região.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook