Primeiro negócio: confira qual segmento escolher para investir

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Hoje em dia, muito se fala sobre empreender e fazer um uso melhor do dinheiro. Para muitos, empreender é realizar um sonho. Para outros, é a possibilidade de multiplicar sua renda em um negócio próprio. Seja qual for o motivo, abrir o primeiro negócio é um grande desafio.

Abrir um negócio não é uma missão impossível, mas exige muita atenção. Por isso, desenvolvemos os passos essenciais a fim de escolher o segmento ideal para investir. Com essas dicas e a sua ação, você vai ser bem-sucedido no mundo dos negócios. Vamos começar?

7 Passos para escolher o segmento ideal para o primeiro negócio

Em 7 passos práticos você vai sair do zero e definir o melhor segmento para investir. Agora não é hora de se empolgar com qualquer anúncio de comprar loja ou restaurante. É o momento de escolher, de maneira eficaz, como desenvolver o seu primeiro negócio

1.Compreenda os seus interesses

Esse é o começo do processo. Se você não sabe por onde começar, descubra o que você gosta. Se tem uma carreira já consolidada, você pode manter esse caminho ou mudar o foco. Por exemplo, se trabalhou há anos na área corporativa, o seu primeiro negócio pode ser voltado para a produção de roupas.

Mas apenas escolher algo que gosta não é o critério definitivo para definir o seu primeiro negócio. Existem outras questões envolvidas e que fazem toda a diferença na hora de escolher o segmento ideal. Preste atenção nas próximas dicas para não errar na escolha do seu segmento. Fique atento para o próximo passo.

2. Estude o mercado

Supondo que você já tenha definido um negócio em potencial, chegou a hora de analisar o mercado. Entenda se há concorrentes para esse segmento bem como se existe público.

Uma sugestão pode ser fazer uma boa segmentação. Quanto maior é o foco, maiores são os concorrentes. Nesse caso, não pense em quantidade, mas sim a qualidade.

3. Defina um produto ou serviço

Após todas essas etapas, chegou a hora de definir se o seu primeiro negócio vai ser voltado para a venda de um produto ou um serviço. Esse é o momento ideal para tomar essa decisão, pois você já fez as pesquisas necessárias para reafirmar sua escolha.

E mesmo com as análises anteriores, aqui também é o momento de fazer um novo estudo. Isso serve para compreender como essa escolha está ligada ao comportamento do consumidor. Tenha sempre em mente que o cliente em potencial muda constantemente seus hábitos. Então sempre estude o seu lead.

4. Entenda o investimento necessário

Agora que você tem uma ideia do seu primeiro negócio já estruturada, chegou o momento de entender o investimento. Cada empreendimento exige um orçamento específico para que aconteça. Se você vê uma placa de restaurante e bar à venda, deve pensar que há muitos fatores envolvidos. Estamos falando de alvará, decoração, funcionários, despesas básicas, entre outros.

Esteja você interessado no segmento que for, é importante observar o orçamento. Reúna todos os gastos diretos e indiretos envolvidos na realização do seu primeiro negócio. Caso já tenha alguma experiência, vai saber identificar os principais pontos a serem realizados. Se for inexperiente, vale a pena fazer uma pesquisa de mercado.

Então, se você ainda não fez uma pesquisa de mercado eficaz, esta é a oportunidade. Muitas pessoas acreditam que isso é muito complicado e não vale a pena o investimento, mas não é bem assim. Na verdade, é mais uma questão de ter constância nesse conhecimento do que qualquer outra coisa.

A pesquisa de mercado é o embasamento em dados reais, antes de você montar um empreendimento. Quando você vê um anúncio de restaurante e bar à venda, deseja comprar loja ou comprar restaurante ou ainda montar qualquer outro negócio, um planejamento deve estar envolvido.

Ainda falando sobre o investimento necessário, é importante saber que há algumas opções. Se tiver uma reserva de emergência já estabelecida, vale a pena avaliar se é esse o momento de usar. Caso não tenha nada guardado, uma opção é pedir um empréstimo, o que nos leva ao próximo passo.

5. Estabeleça um nível de riscos toleráveis

No começo, o seu primeiro negócio pode ser bem desafiador. Seja você uma pessoa com experiência de mercado ou não, o início é sempre mais complicado. Se você fez o orçamento e percebeu que precisa de um empréstimo, compreenda profundamente os riscos envolvidos.

Essa análise está relacionada ao dia a dia da pessoa que vai ter o primeiro negócio. Vale a pena comprar loja, comprar restaurante ou qualquer outro empreendimento e investir meus recursos e energia neste negócio? Se depois de todos os cálculos a resposta for sim, então esse é o seu momento de brilhar, mas se a dúvida é grande vale a pena continuar procurando.

Na nossa plataforma você encontra vários empreendimentos que estão à venda e podem ser o seu primeiro negócio. Acesse e confira!

6. Crie metas e objetivos bem definidos

O segredo para ser bem-sucedido em um segmento está ligado diretamente aos objetivos e tarefas. Quando há uma definição clara desses dois pontos, é possível compreender os esforços necessários. Além disso, você vai saber identificar melhor as oportunidades que vão aparecer no caminho, assim como, definir o que não é vantajoso para atingir a sua meta.

7. Elabore um planejamento

Para o seu primeiro negócio decolar, lembre-se: um planejamento é essencial. Se você está pensando em abrir o seu primeiro negócio, seja para comprar restaurante ou comprar loja, é fundamental estabelecer as etapas necessárias.

Um erro que prejudica muitos negócios recém-abertos é não ter um planejamento estruturado. E isso deve ser realizado antes de abrir a empresa e deve continuar mesmo depois que ela já está aberta e funcionando.

Agora, se o seu sonho não for comprar loja ou comprar restaurante, mas sim outro tipo de comércio, mantenha-se em movimento. Isso é importante para entender a melhor hora para colocar em prática o sonho do primeiro negócio.

E se você quiser ver outros conteúdos interessantes e que possam ser colocados em prática, veja o nosso blog e confira várias dicas que vão enriquecer os seus conhecimentos. É o momento de identificar oportunidades e abrir o seu próprio negócio e nós podemos ajudar!

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook