Posto de Gasolina à venda: 4 dicas para investir em um posto de combustível

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O carro é item de necessidade básica do brasileiro que sofre com transporte público. Principalmente se as pessoas moram longe dos grandes centros urbanos. Portanto, é um investimento que vai resistir às crises econômicas. Quem viu a greve dos caminhões experimentou o caos de ter esses veículos parados. Transportar alimentos ficou inviável, por exemplo, e muitos sofreram com a falta de abastecimento nos mercados.

Com isso, pensando na necessidade de manter esses veículos na rua, investir em postos de gasolina à venda parece ser uma opção muito boa de negócio com alta lucratividade. Em contrapartida, é importante ter em mente que o investimento é alto. 

Segundo o Sebrae, o empresário deve ter pelo menos R$ 265.550,00, para investir, sendo que esse valor deve ser distribuído em mobiliário, equipamentos para funcionamento do posto, construção e reforma das instalações, despesas de registro da empresa, honorários profissionais e taxas e capital de giro para suportar o negócio em seus primeiros meses de atividade.

Quer saber como investir em um posto de gasolina à venda, veja 4 dicas a seguir:

Muito além da gasolina

Quem pensa que um posto de gasolina só vende combustível está enganado. Esse local é uma alternativa para os passantes da região que querem comprar produtos de supermercado. Muitas vezes, os motoristas estão no meio da rodovia, muito distantes de um mercadinho.

Portanto, os postos oferecem alternativas de alimentação e itens de necessidade básica nas lojas de conveniência. Você também pode alugar o espaço para outros tipos de comércio. Com certeza, será mais um atrativo além do combustível para o carro.

Localização

Escolher um local que tenha fácil acesso, energia elétrica, telefonia, internet e saneamento básico são itens fundamentais para o funcionamento. O mais importante, é fazer valer à pena o investimento em um posto de gasolina à venda.

Acima de tudo, procure um local que tenha um bom fluxo de veículos. Geralmente, as rodovias são locais que precisam desse serviço. Mas também, cidades afastadas do comércio necessitam de posto de gasolina para atender a população.

Concorrência

Assim como em qualquer empreendimento, avalie a concorrência. Saiba quem são os seus fornecedores para que haja uma boa definição de preço e perceba como o seu posto de gasolina pode ser um diferencial na região.

Licenciamento

Licença Prévia

Em primeiro lugar, é preciso fazer uma consulta ao órgão ambiental para ver se o local escolhido está apto para receber o empreendimento. Neste caso, é requerida uma Licença Prévia(LP). 

Licença de Instalação

Em segundo lugar, é necessário requerer uma licença de instalação (LI). Para que essa licença seja liberada o empresário precisa cumprir algumas exigências visando a proteção ambiental. Consequentemente, será discriminado qual tipo de tanque, como será o sistema de separação de água e óleo, instalação de canaletas para que seja aprovado pelo Inmetro.

Licença de Operação

Finalmente esta é a última licença. Para que o empreendimento tenha liberação para funcionar, basta cumprir os requisitos anteriores.

O que falta para você abrir o seu posto de gasolina? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro das outras ideias de investimento.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook