Passar o ponto ou vender a empresa? Entenda as diferenças

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Passar o ponto ou vender a empresa? Ao contrário do que muitos possam pensar, ambos são conceitos distintos. É por isso que nesse artigo queremos te ajudar a entender o que é cada um e quais as suas diferenças e, claro, o que cada um traz de vantagem.

Qual a diferença entre passar o ponto e vender a empresa?

A principal diferença entre vender a empresa e passar o ponto é o objetivo da transação. A seguir explicamos melhor sobre cada um e também apresentamos as vantagens deles.

O que é passar o ponto comercial?

Aqui o objetivo da negociação é passar o ponto comercial, o espaço onde funcionava a empresa. Logo, toda a negociação gira em torno de uma transação imobiliária. Geralmente isso acontece no caso de imóveis comerciais alugados.

Vejamos um exemplo a seguir para ilustrar esse tipo de transação:

– Um empresário possui uma cafeteria num local bem localizado, mas pretende mudar sua empresa para outro local, onde terá mais chances de sucesso com esse tipo de negócio. No entanto, esse empresário fez um contrato de 5 anos com o dono do imóvel onde funciona sua empresa, tendo passado apenas 3 anos ali, se esse contrato for quebrado, então ele terá que pagar multas. Mas há também outro problema: ele realizou manutenções e reformas no local, logo, se mudar não apenas acarretaria em danos referente ao contrato que ainda vigora, mas ele perderá o que investiu nessas reformas e manutenções.

O que esse empresário precisa agora é encontrar alguém que queira assumir o ponto comercial e instalar uma nova empresa ali. E como, ainda, o seu negócio é bem conhecido por ali, quem assumir o ponto ainda terá essa vantagem.

E aqui o novo dono pode tanto abrir um negócio similar no local ou outro totalmente diferente. Por exemplo: ele pode optar por abrir outra cafeteria ou uma barbearia, por exemplo.

Em suma, o empresário que está no local pode se mudar com seu negócio sem ter prejuízos e o novo dono tem como vantagem um ponto comercial bem localizado, conhecido do público, etc.

E o que é vender a empresa?

Já vender a empresa diz respeito a vender todo o negócio em si (às vezes podendo ou não passar o ponto comercial). Aqui o empresário passa tudo para o novo dono: a marca, a carteira de clientes, sua equipe, equipamentos, produtos, processos produtivos, etc.

A venda de uma empresa é um processo mais demorado, já que deve-se fazer todo um levantamento sobre o negócio como demonstrativo financeiro, dados concretos para que os compradores sintam-se seguros, saber como e onde encontrar potenciais compradores, etc.

E isso exige que tudo se inicie ao menos dois anos antes de anunciar a empresa para venda. Ou seja, se você quer vender a empresa, então precisa começar a organizar as coisas com dois a três anos de antecedência.

Uma outra coisa importante para mencionar quanto a diferença entre passar o ponto e vender a empresa é o sigilo. Enquanto no caso de passar o ponto pode-se até mesmo colocar uma placa no imóvel informando essa disponibilidade, na venda de uma empresa isso não deve acontecer.

Na hora de anunciar uma empresa para venda, é importante evitar que clientes e funcionários tenham conhecimento disso a princípio. Caso contrário, isso poderá afetar a imagem do negócio. Por exemplo:

– Alguns podem pensar que a empresa está falindo e essa notícia se espalhar e afetar a imagem do negócio, o que geraria prejuízos financeiros e dores de cabeça para o novo proprietário.

Venda parcial da empresa

Existe também um terceiro caso que é vender parte de uma empresa. Isso acontece com a saída de um dos sócios. Nesse caso, o sócio que deixou o negócio deixa uma “vaga” em aberto e, então, procura-se um comprador para que assuma a responsabilidade por ela.

Mas é indispensável aqui a presença de um advogado para que sejam observadas as regras referentes aos direitos e deveres, no tocante a divisão, discriminados no contrato.

Cabe dizer que, do mesmo modo que vender a empresa de forma integral, aqui os compradores vão querer saber mais sobre o negócio. Especialmente o motivo da saída do sócio anterior, então a dica é: tenha uma estratégia bem definida.

Logo, devem ser reunidas informações como relatórios de desempenho, análise de mercado, demonstrativos financeiros, etc. Pois é também por meio dessas informações que se estabelecerá um valor de venda.

E no caso de querer fazer as duas coisas?

Mas e se um empresário quiser, além de vender a empresa, passar também o ponto? Nesse caso, a negociação deve seguir da mesma forma, com ambos sendo negociados de forma separada.

Fazer essa negociação de forma separada garante que você não tenha prejuízos e ainda ajuda a manter a organização. Converse com um corretor sobre isso, ele conseguirá te passar todas as orientações que precisa nesse caso.

Passar o ponto e vender a empresa: quais as vantagens de um e outro?

Em primeiro lugar, é difícil de dizer a vantagem de um sobre outro, já que cada um desses tem um propósito.

Passar o ponto comercial é voltado para quem não tem interesse em vender seu negócio, mas apenas passará o ponto onde ele funciona. Como já explicamos aqui.

Já vender a empresa é uma solução voltada para quem quer se aposentar, mudar de ramo ou mesmo não deseja mais seguir com o negócio por um e outro motivo.

Mas, agora, falando sobre a vantagem de cada um de maneira isolada, vender a empresa é a oportunidade de obter um bom valor por um negócio e investir em outra área ou mesmo aplicar o valor em algum tipo de investimento e apenas colher os resultados.

Contudo, como dissemos, é importante organizar tudo antes, além de contar com a ajuda de profissionais como: um contador, para cuidar da parte financeira, um advogado, para tratar dos contratos, e é legal também ter a ajuda de um corretor de negócios para te ajudar a definir o valor ideal para o negócio com base em análises cruciais.

Por outro lado, há a opção de passar um ponto comercial que é uma oportunidade de não ter problemas com o proprietário do imóvel por estar saindo de lá antes do contrato encerrar, por exemplo.

Mas há também a vantagem de não perder o dinheiro investido em móveis que ficarão ali como balcões que não possam ser removidos (fixos), etc., além de reformas realizadas.

E, como citado, se você tem um imóvel para passar, mas atua num determinado ramo, isso não interfere na negociação.

Você poderia atuar com uma lanchonete e o comprador pode adquiri o ponto para abrir um pet shop, tudo dependerá da pesquisa prévia feita por ele para ver se esse tipo de negócio se dará bem por ali.

Anuncie com a gente

A Quero Um Negócio te permite anunciar as duas coisas: sua empresa à venda ou um ponto comercial que deseja passar. Nossa plataforma é uma das maiores do Brasil com foco em compra e venda de empresas.

Para saber mais sobre como anunciar aqui e encontrar o comprador ideal, acesse aqui. Nessa página explicamos em detalhes como anunciar com a gente e mostramos também as opções que melhor se encaixam com o que você precisa.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook