Oportunidade de negócio: 10 passos para identificar um bom negócio

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O sonho de ter o próprio negócio tem sido cada vez mais presente no imaginário dos brasileiros. O que antes parecia algo impossível de se concretizar, por causa do alto custo de investimento, hoje se tornou mais fácil por meio de diferentes oportunidades e nichos atuais.

Com o leque ampliado de empresas e setores para empreender, quem está começando ou até mesmo tem o seu emprego fixo, mas quer começar um plano para tocar um projeto, precisa saber identificar uma boa oportunidade de negócio.

Tendo em vista que, apesar da crise, o momento é propício para arriscar novas iniciativas, separamos algumas dicas e reflexões que poderão ajudar você a elucidar sobre qual mercado atuar e como saber se é, de fato, um bom negócio.

Bom momento para empreender

O empreendedorismo avança no Brasil, impactado pela crise do coronavírus, e o número de empresas abertas aumentou. Por conta do receio do desemprego, e até mesmo como forma de pensar o futuro, muitos trabalhadores com perfil aquisitivo de médio a alto estão em busca de oportunidades.

Comprar um modelo de negócio promissor, já estabelecido, como salão de beleza, pet shop ou até mesmo franquia, é uma boa alternativa para quem quer investir o dinheiro de forma mais assertiva, sem precisar começar totalmente do zero.

De acordo com dados divulgados pelo Global Entrepreneurship Monitor, em relatório anual realizado com apoio do Sebrae (Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a quantidade de novos empreendedores deve alcançar o maior número em 2020.

Por mais contraditório que possa parecer, a pesquisa aponta ainda que a busca pelo empreendedorismo cresce mais em tempos de crise, como a que estamos vivenciando agora.

Estima-se que 25% da população estará com seus novos negócios, dando o passo inicial, ou já com empresas novas, com três anos de atividade em média. Por isso, se você deseja se tornar dono do seu próprio negócio, o momento propício é agora. Claro, é sempre importante fazer uma pesquisa de mercado e definir previamente o quanto você está disposto a investir.

Acabe com a crença de que investir é complicado

Um dos dilemas que o novo empreendedor precisa lidar é burlar o medo de começar e, principalmente, de investir. Identificar uma oportunidade de negócio não é uma tarefa complicada e mesmo empreendedores sem experiência podem ter muito sucesso se reunirem algumas características, mas principalmente uma visão de futuro ampliada.

Abrir um negócio é um investimento e isso precisa estar muito claro para que cada ação seja feita com base em pesquisas, estimativas e identificação de oportunidades. Tudo depende do tipo de negócio que você deseja começar, porque cada setor demanda um valor específico para começar, tem um período de retorno sobre investimento diferente e, o mais importante, o conhecimento a respeito da área em que deseja atuar.

Sendo assim, o mais importante é você identificar uma oportunidade de negócio que tenha afinidade, interesse e paixão. Quanto mais alinhado os seus interesses com a área que deseja empreender, mais fácil será a trajetória.

É claro que pode ocorrer de você se deparar com uma oportunidade de negócio que seja em um setor que não domina muito. Neste caso, os desafios para empreender sem qualquer experiência serão maiores, mas nada impede de você alcançar o sucesso desejado.

10 passos para identificar uma oportunidade de negócio

A seguir, reunimos alguns passos que vão nortear você a identificar uma oportunidade de negócio para empreender e começar uma etapa importante em sua vida dentro do empreendedorismo.

1 – Identifique o problema

Atualmente, há plataformas na internet que reúnem ótimas oportunidades de negócio dos mais variados setores, como academia a venda, pizzaria, clínicas, pousadas, setor de pet shop e até mesmo farmácia.

Cada um desses setores tem as suas especificidades, pontos positivos e outros não tão atraentes, porque depende de região onde o local está inserido e da visibilidade. Porém, se formos analisar mais a fundo, cada negócio resolve um tipo de problema do consumidor. Por exemplo, um salão de beleza tem como proposta oferecer serviços para tornar os cabelos mais bonitos, deixando assim a cliente satisfeita com o seu novo visual.

Sendo assim, para identificar uma oportunidade de negócio você deve se perguntar qual problema irá resolver. Quanto mais você solucionar e for essencial na vida dos seus clientes, mais chances o seu negócio poderá dar certo.

2 – Analise o tamanho da demanda

Tenha em mente que as pessoas sempre estão dispostas a pagar por algo que irão tornar a rotina delas mais fácil, ou acabar com uma angústia ou dar algum prazer a elas. Essa é uma das lições básicas do empreendedorismo e mostra que sempre haverá comprador para um serviço ou produto. Porém, as perguntas que você deve fazer são: qual é o tamanho desse público e qual será a demanda que terei ao comprar essa empresa?

Ideias são sempre bem-vindas, mas o que um empreendedor deve fazer é conectar as ideias com os problemas do cliente. Muitas pessoas sofrem desse problema que você vai solucionar com o seu novo negócio?

Se a resposta for sim, você está diante de uma excelente oportunidade de negócio, pode acreditar!

3 – Perfil do público

Outro passo importante para identificar uma oportunidade de negócio é verificar de que forma o serviço ou produto que você pretende oferecer em sua nova empresa vai impactar o público. Identifique, em seguida, o perfil desse público, como ele lida com a rotina, o comportamento dele e como a sua empresa vai suprir essas lacunas.

Quanto mais impacto positivo um negócio gerar na vida das pessoas, mais oportunidades de crescimento ele terá no mercado. Por exemplo, agora, com a população precisando ficar em casa, quais são os novos hábitos desse público? Eles compram bebidas para fazer encontros em casa? Trabalham home office o tempo todo ou meio período? Alimentam-se fazendo a sua própria comida, ou usam serviços de entrega de alimentos?

É preciso repensar que estamos diante de uma mudança de comportamento na vida das pessoas, logo, novas necessidades surgiram e os empreendedores estão de olho nessas oportunidades de criar novos modelos de negócio baseado no perfil do público.

4 – Você sente paixão por esse nicho?

Mesmo que você ainda esteja em seu trabalho tradicional, ganhando relativamente bem, e vá investir em um negócio, uma hora você vai precisar tomar uma decisão mais definitiva, correto?

Provavelmente, você vai passar boa parte do seu dia pesquisando o mercado, falando sobre o modelo, encontrando novas tendências, etc. Isso significa que ter o mínimo de interesse pela área é importante. Mas é muito melhor que você seja um apaixonado pelo setor que pretende atuar. O tema precisa te mover para criar ainda mais produtos e serviços, ter novas ideias e impactar pessoas.

Identificar uma oportunidade de negócio não é difícil, o problema maior está em desenvolver a paciência e habilidades necessárias para fazer as engrenagens funcionar. Habilidade é fundamental, mas a paixão pelo nicho é a essência norteadora para o sucesso.

5 – Modismo ou serviços essenciais

Nem sempre uma oportunidade de negócio é aquilo que mais está vendendo no momento. Sendo assim, é primordial saber identificar um simples modismo, que poderá gerar muito lucro momentaneamente, mas depois ter a tendência de estacionar as vendas. Esse tipo de negócio pode ser até interessante, porém para empreendedores já experientes e que contam com outras empresas funcionando.

Quem está dando o primeiro passo precisa de cautela e investir em serviços essenciais e modelos já estabelecidos no mercado.

6 – Conheça os concorrentes

Além de identificar uma oportunidade de negócio, um bom empreendedor precisa definir estratégias visando o futuro da empresa. Embora ele esteja ainda começando, conhecer os concorrentes é determinante para saber se posicionar, identificando pontos fortes e a fraquezas do mercado.

O que o concorrente faz que você pode melhorar, ou o que ele não está fazendo que você teve um insight para colocar no mercado? É possível fazer uma avaliação mais intuitiva, verificando as redes sociais, indo ao estabelecimento e sentindo a proposta do concorrente e como ele atua. Porém, há métricas de mercado que você pode fazer com empresas especializadas, caso queira começar com o pé direito, sem dar chances para erros futuros.

7 – Converse com pessoas do ramo

Não se esqueça da importância de conversar com empreendedores do ramo que você pretende atuar. A troca de experiência é bastante válida para quem está começando a empreender e se deparou com uma boa oportunidade de negócio. Além disso, parcerias são sempre bem-vindas e podem surgir fortes aliados que irão somar em sua empresa.

Bônus

  • Pesquise e estude o nicho
  • Troque experiências com outros empreendedores
  • Observe e analise
  • Faça parcerias
  • Monte um plano de negócios
  • Defina uma boa estratégia de marketing digital
  • Avalie a relação custo x benefício do negócio
  • Esteja sempre bem informado sobre as oportunidades disponíveis no mercado

O que você busca?

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