O que você precisa saber antes de comprar uma padaria

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Pretende comprar uma padaria? Antes, há algumas coisas que você precisa saber.

Adquirir um negócio pronto tem sido a escolha de muitos empreendedores. E não é por menos. Essa é uma excelente oportunidade de investir e ter seu próprio negócio sem precisar passar por todo um processo burocrático, custoso e demorado que é abrir uma empresa no Brasil.

No entanto, o investidor deve estar atento. Nem todas as oportunidades para adquirir uma empresa são boas. E é por isso que você deve saber algumas coisas e se preparar antes mesmo de buscar por uma padaria à venda.

Veja a seguir algumas recomendações e também orientações que trouxemos para você. Elas te ajudarão a encontrar as melhores oportunidades e também a entender melhor o processo de compra e venda de empresas.

Quando for buscar por padarias à venda

Antes de mais nada, tenha estabelecido alguns requisitos para a escolha da padaria que irá comprar. Por exemplo: localização, valor que pretende investir, tempo de existência do negócio, se pretende comprar uma padaria onde o imóvel é alugado ou o ponto é próprio, se tem preocupação com concorrentes por perto, entre outros requisitos.

Você deve estabelecer também o tipo de padaria que deseja adquirir e gerenciar. Há padarias apenas focadas em alguns tipos de produtos e outras que possuem de tudo um pouco, por exemplo.

E para fazer sua busca, existem sites de anúncios que te economizam bastante tempo na hora da procura. Mas há, ainda, sites que são especializados em anúncios de compra e venda de empresas (como a plataforma da Quero um Negócio), esses facilitam mais ainda o processo.

Outra coisa aqui que é de suma importância é que você tenha ao menos um conhecimento básico sobre esse segmento. Se você quer comprar uma padaria, então precisa saber como esse tipo de negócio funciona.

Por que o dono quer vender a padaria?

Talvez você esteja empolgado com a oportunidade de comprar uma padaria, certo? Mas já se questionou o porquê do dono querer vendê-la? Será que é porque o negócio não está numa fase boa? Será que existem muitas dívidas?

Nunca acredite que uma oportunidade é viável apenas porque o dono disse ou pelo que vê na superfície. É preciso investigar a fundo o estado de um negócio antes de decidir qualquer coisa. Podem existir coisas por trás das cortinas que serão cruciais em sua decisão.

Assim, você deve saber do dono porque está vendendo a padaria, se existem dívidas, salários atrasados dos funcionários, processos na justiça, buscar o demonstrativo financeiro dos últimos três ou cinco anos, etc.

Existem casos, no entanto, onde o dono apenas deseja se aposentar ou mudar de ramo, então quer vender a padaria. Por isso toda essa pesquisa e análise são fundamentais para te ajudar a saber se o negócio é mesmo tudo aquilo que se mostra.

Comprar uma padaria: pesquise o valor de mercado

Você não pode simplesmente pagar o valor que o dono quer no negócio sem antes pesquisar. A pesquisa do valor de mercado de uma empresa é importantíssima para que você não pague a mais em negócios à venda.

E aqui você deve contar com a ajuda de um especialista nesse tipo de procedimento: um corretor de negócios. Ele tem todo o conhecimento para realizar essa pesquisa e fazer uma estimativa do quanto vale a padaria.

Mas, se você souber como fazer, você pode realizar esse procedimento você mesmo.

Cheque as instalações

Por se tratar de uma padaria, um espaço onde serão vendidos ou servidos alimentos, é importante que tudo esteja devidamente organizado e com uma higienização excelente.

Contudo, não é apenas com essa questão que deve se preocupar na hora de comprar uma padaria. Você deverá ainda analisar se está tudo em dia quanto a parte estrutural.

Há negócios à venda onde as instalações se encontram numa situação que pode pôr em risco a vida de clientes e funcionários. Cheque se a padaria à venda também está assim. Veja se você terá que realizar algum tipo de reforma ou manutenção o quanto antes.

Isso é importante para a segurança, para sua decisão quanto a compra do negócio e para que você evite prejuízos.

Caso tenha que realizar uma ou outra ação nesse sentido (reforma, manutenção), não se esqueça de negociar um desconto com o dono devido a esse custo que terá.

Veja também se a padaria possui uma boa localização: próxima de pontos importantes e fácil de ser localizada.

Documentos em dia?

Veja se a padaria possui toda a documentação necessária para funcionar de acordo com a lei e se esses documentos estão atualizados. Alvará de funcionamento, licenças sanitárias, autorizações, etc. Todos esses e outros documentos devem estar em posse do atual dono.

Comprar uma padaria: os funcionários são qualificados?

Você já deve ter ouvido falar que os funcionários são figuras essenciais para o sucesso de toda e qualquer empresa. E essa é a mais pura verdade.

Se os funcionários fizerem um ótimo serviço, então isso é refletido na imagem da empresa e também na qualidade dos serviços/produtos. Mas se os funcionários não fazem um bom serviço, então isso gera uma repercussão negativa para o negócio.

É por esse motivo que você deve buscar informações sobre os funcionários que atuam na padaria.

Veja se os padeiros são elogiados pelos produtos, pela boa conduta nos processos, veja também se os atendentes prestam um bom atendimento, etc. Além de você comprar uma padaria, também estará levando consigo a equipe que ali atua.

Você está adquirindo todo o negócio mesmo?

Essa padaria à venda trata-se de uma oportunidade para adquirir todo o negócio ou apenas a marca, itens e equipamentos? Em outras palavras, o atual dono está passando o ponto ou apenas vendendo tudo da padaria para que você possa seguir com o negócio em outro lugar?

Fique atento para isso também. E já veja aqui uma opção caso deseje uma ou outra modalidade.

Em ambos os casos você tem as vantagens de começar com um negócio pronto, mas optando por adquirir um negócio por completo você tem mais chances de sucesso com o negócio, ainda mais porque os clientes que frequentam o local podem não querer sair para frequentarem esse mesmo estabelecimento mais longe dali, por exemplo.

O que queremos dizer é que o negócio já é conhecido naquela localização.

Imagine que você tenha uma cafeteria que goste muito e, então, ela mude de localização. Nesse caso, pode ser que você continue frequentando-a porque gosta muito dos produtos ali, mas se for muito longe do local anterior, então isso pode te desencorajar.

O que há por baixo dos panos?

Citamos antes aqui que você deve pesquisar se existem processos contra a padaria, salários atrasados, etc. E isso é importante para que você saiba se existem problemas que ficarão sobre suas costas ao comprar essa padaria.

Muitas das vezes o dono não cita alguns problemas e apenas analisando papéis é que é possível descobri-los. Tais como problemas que podem ser descobertos analisando demonstrativos financeiros.

Assine um acordo de confidencialidade (garantindo que não divulgará os dados que terá acesso) para obter acesso a documentos importantes e que te ajudarão a entender o estado do negócio. E não se esqueça de contar sempre com a ajuda de um contador e de um advogado.

Invista no seu sonho hoje

Sonha em empreender? Mas não quer começar algo do zero? A gente te ajuda a ter seu próprio negócio sem precisar começar por baixo.

Adquirir uma empresa pronta é a forma mais rápida e segura de investir no seu próprio negócio. E com a Quero um Negócio você encontra a oportunidade no segmento que deseja. Visite agora nossa plataforma e conheça as centenas de empresas à venda em diversos estados do Brasil. Clique aqui.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook