O que preciso saber antes de vender minha empresa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Hoje em dia, a prática de vender a empresa é bastante comum, e isso não necessariamente quer dizer que o seu negócio está indo mal.

Em primeiro lugar, essa afirmação está ligada a algo comum no mundo dos negócios: estratégias de sobrevivência.

Essas estratégias precisam estar bem alinhadas. Principalmente pela venda de uma empresa ser um momento delicado na vida de qualquer empresário(a), seja por falência, gestão dividida, falta de sucessão, necessidade de recursos, investimentos em outros negócios e muito mais.

O mundo vem vivenciando crises atrás de crises. Ainda assim, existem inúmeros motivos que levam uma pessoa a vender, ou até a pensar em vender a sua empresa.

Por isso, vamos te mostrar as variáveis e informações necessárias caso sua intenção seja vender sua empresa.

Motivos que levam uma pessoa a vender sua empresa

Aposentadoria

É bastante comum que, quando você está se aposentando, não vai querer mais gerenciar um negócio que traz dor de cabeça. Assim como continuar com a possibilidade de permanecer gerenciando uma empresa que ocupa muito o seu tempo.

Se você está aposentando, isso quer dizer que quer viver uma vida tranquila, sem todos os problemas que uma empresa pode trazer para a sua vida. Desde a falta de tempo que administrar um negócio causa, até a questão de não ser mais necessário em sua vida.

Essa é a hora de aproveitar e desfrutar tudo o que o negócio trouxe para a sua vida, e vender a empresa se torna a melhor alternativa para não ver sua propriedade perder o valor.

Gestão Dividida

A princípio, os negócios costumavam passar de pai para filho e de geração para geração.

Entretanto, os tempos mudaram e hoje em dia as pessoas querem encontrar o seu caminho. Procuram buscar o que gostam para a sua vida (e nada de procurar o caminho mais fácil!).

Mas seria como estar em um conto de fadas se esse fosse o único motivo englobado na gestão dividida.

Grande parte das famílias entra em conflitos internos, tudo por causa da gestão de uma empresa que está na família. Por vezes, os desentendimentos acontecem para saber quem vai tomar a frente do negócio. Quem merece receber esse papel? Familiares, sócios, parceiros ou quem estiver envolvido na administração.

Dívidas, expansão, estratégia comercial, inovação, redução de custos e outros também podem ser o motivo de conflitos que acabam acarretando na venda da empresa.

Falta de Sucessão

Às vezes, muitos interessados na vaga de sucessão. Outras, não existe ninguém que possa pertencer a esse papel.

Esse acaba sendo um motivo forte para que empresários vendam suas empresas: seus filhos não estão tão interessados nos negócios da família. Assim como citado anteriormente no texto, a prática de assumir os negócios da família vem se tornando cada vez menos comum.

Necessidade de Recursos

Essa prática é muito utilizada por quem não quer ver a sua empresa morrer, mas não tem condições de permanecer com o negócio sozinho.

Por isso, a busca de parcerias, sociedades e sócios é muito comum quando a empresa está à beira de ser vendida. Tudo para que a empresa não encontre o fundo do poço.

Investimento em outros negócios

Uma estratégia comum é vender a empresa quando vê que ele não está rendendo lucros.

Isso não quer dizer que a pessoa vá a falência, apenas que não foi o momento daquela empresa trazer lucros.

Sinais de mercado favoráveis

Esse é um dos motivos que necessita de muita atenção.

O mercado está em grande mudança, o tempo inteiro. Principalmente no meio de crises e a queda e aumento do dólar o tempo inteiro. Por isso, é importante ter uma estratégia bem estabelecida e estar sempre atento.

O que você precisa saber antes de começar a vender sua empresa

  1. Termo de confidencialidade
  2. Quanto você quer vender?
  3. Controle financeiro
  4. Assessoria financeira
  5. O processo

Pronto! Agora você tem certeza de que quer vender a sua empresa e tem um bom motivo para isso.

Veja agora o que precisa saber antes da negociação acontecer:

Termo de confidencialidade

Já ouviu falar daquele ditado: o que poucas pessoas sabem, menos chances tem de dar errado?

Esse é o princípio, mas que também leva a outra razão: o sigilo pode se tornar um dos principais fatores para que a venda da sua empresa dê certo. Principalmente quando uma mudança de gestores pode levar a perda de funcionários, falta de confiança na empresa, os fornecedores podem vir a diminuir sua frequência, etc.

Quanto da sua empresa você quer vender?

Isso pode ser decidido caso você queira sair do ramo no qual está e quer entrar em outro tipo de investimento, ou se decidiu vender apenas parte da sua participação societária.

Além disso, é preciso definir a porcentagem que irá vender a sua empresa: 10%, 20%, 40%, 60%, 70%, 100%?

A depender da porcentagem que você decidir vender sua empresa, serão necessários documentos e acordos diferentes, uma vez que valores e recursos diferentes estarão envolvidos na proposta.

Tenha um bom controle financeiro

A organização é essencial para qualquer área da sua vida, principalmente quando você está a dois passos de vender a sua empresa.

Busque todo o balanço financeiro da sua empresa, desde a margem de lucros até os números que são importantes de serem apresentados em uma negociação.

Assessoria financeira

Se você não consegue ter o controle financeiro da sua empresa por sua conta, contratar uma assessoria financeira é uma opção quase obrigatória.

Os profissionais responsáveis pelo financeiro da sua empresa terão uma visão diferente da sua quanto aos valores: eles serão claros, sem nenhuma interferência externa ou interna. Serão os valores crus que a sua empresa entrega todos os meses e todos os anos.

Sem contar que, na pressa de vender sua empresa, você pode acabar fechando o negócio com a primeira pessoa que aparecer, sem fazer uma análise de mercado e vender a empresa por valores que poderiam ser melhores.

O processo de venda

Antes de mais nada, saiba que a venda de uma empresa não é processo que acontece rapidamente.

Existem processos, etapas, documentações, negociações e detalhes pequenos e trabalhosos que vão fazer parte da venda da sua empresa. E você precisa estar ciente de que todos esses procedimentos são essenciais para que tudo aconteça sem problemas.

Por isso, tenha paciência!

Essas etapas costumam durar de 6 a 12 meses, e a única coisa que você pode fazer para diminuir o tempo de venda é preparar sua empresa para isso.

Quais são os processos que você vai seguir antes de vender sua empresa?

Preparação para a venda

Agora que você já sabe que grandes e pequenas empresas

Antes da negociação acontecer, reveja todo os documentos e informações que você preparou para a venda da sua empresa, sendo elas:

  • Rever contrato, alugueis e acordos;
  • Reunir demonstrações financeiras e declarações fiscais;
  • Processos na justiça, dívidas ou riscos tributários, trabalhistas, regulatórios ou ambientais.

Essas serão suas ações iniciais antes de vender sua empresa.

Em primeiro lugar, tenha controle do que acontece em sua empresa. Ou seja, é indicado que assim que você começar o seu negócio, tenha consciência dessas documentações.

Em que devo prestar atenção antes da venda

  • Avaliação econômica;
  • Planejamento estratégico;
  • Estrutura da transação;
  • Documentação de apresentação para investidores;
  • Road show;
  • Negociação e seleção de ofertas não vinculantes;
  • Due diligence e ofertas vinculantes;
  • Contrato de formalização de compra da empresa.

Considerações Finais

Agora que você já sabe o que tem que fazer antes de vender a sua empresa, é hora de correr atrás das etapas.

Defina seu termo de confidencialidade, qual a porcentagem que quer vender, tenha seu controle financeiro em dia e defina processo pro processo sem dificuldades.

Deixamos claro que vender sua empresa não vai ser uma tarefa fácil. Por isso, manter a paciência e cuidado são dois fatores essenciais que vão te ajudar nesse processo.

Visite a plataforma Quero Um negócio, nós vendemos empresas em todo o Brasil.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook