O que preciso saber antes de repassar minha franquia?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Estimado leitor, no mundo moderno dos franqueados, você empreendedor deve ter sempre uma pergunta na sua mente, como repassar minha franquia de forma legal?Se essa for a sua principal pergunta, não se preocupe você está lendo o artigo certo dessa vez.

De antemão, já informo ao caro leitor que muita cautela deve ser tomada para que dissabores não aconteçam nesta ação.

Nesse sentido, vamos por partes, nos dias atuais, o cenário de franquias no Brasil é bem otimista, uma vez que nos últimos anos foram sendo registrado um aumento expressivo de estabelecimentos nesta categoria de empreendimento por todo o território nacional.

Para se ter uma ideia mínima, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), mesmo neste cenário turbulento que o país está inserido (melhor dizendo, o mundo…), este setor apresentou crescimento de 5,9% no 2º trimestre de 2019. Mostrando todo seu potencial econômico do sistema de franquias.

Pois sabemos que se o cliente tem predileção por determinado tipo de serviço, seja de refeição (por exemplo, fast food) ou de atendimento, o mesmo buscará sempre que for necessário uma empresa associada, ou seja, uma franquia.

Talvez, não seja do conhecimento do franqueado, mas, as franquias surgiram ainda no ano de 1850 nos Estados Unidos com a empresa Singer (empresa de máquinas de costura), com o passar dos anos, este modelo de negócios é considerado por muitos especialistas de mercado como o mais seguro para se investir.

Como adiantamos, o sistema de franchising é algo demasiadamente lucrativo e por esses razões muito investidores possuem o desejo de realizar o repasse de sua franquia.

Mas, antes de repassar efetivamente a franquia, o investidor quando se opta por aderir uma franquia, o franqueado sabe que está firmando um acordo que entre algumas especificações deve apresentar ao seu público um atendimento padrão em todos os quesitos, vez que esta característica de um modelo definido/estabelecido de oferecer um serviço é o que caracteriza.

Na outra mão do acordo, o franqueado conta com um sistema de negócio seguro, estável e funcional, pois antes de aderir a uma franquia, o investidor sabe a estimativa dos seus ganhos com o investimento feito no momento da negociação.

Sem contar o Know-how do franqueador que apenas viabilizará/permitirá a franquia caso o contratante se encaixe nos quesitos da empresa, para que dessa forma, não haja perdas, para nenhum dos lados, na verdade.

Associado a isso o franqueado já tem a sua disposição todos os seus fornecedores, sistemas de gestão (incluindo softwares, quando disponível) e treinamentos necessários para representar da melhor forma possível a empresa franqueada no local em que se deseja instalar o empreendimento.

De um modo geral, ser franqueado de uma empresa se gasta menos (resguardada as devidas proporções de cada situação existente entre franquia – franqueado) se, por exemplo, o empreendedor resolver iniciar seu negócio do marco zero.

Neste caso, encontrará muito burocracia e dor de cabeça para escolher da melhor maneira seus fornecedores para bastecer seu empreendimento, local, pessoal capacitado entre outros trâmites inerentes ao negócio.

E tudo isso é feito para aumentar seus lucros com seus negócios. Na sequencia deste artigo seguem as principais dicas para repassar as franquias sem sustos. Vamos conferir uma a uma logo abaixo.

No contexto do sistema de franchising (franquia), existem dois elementos principais, que são o lado do franqueador e do franqueado, pois, ambos, devem trabalhar ‘juntos’ para viabilizar e maximizar os ganhos do negócio.

Diante disto, esteja sempre certo de que na hora de repassar sua franquia sempre busque o lucro. Contudo ao repassar sua franquia, tenha em mente que imprevistos podem acabar ocorrendo com o seu franqueado ou mesmo com você, por exemplo, separação matrimonial, problemas de saúde dente outros que interferir de alguma maneira no andamento da negociação.

Nestes casos, o caminho mais certeiro é repassar sua franquia para um novo empresário que esteja disposto a encarar o desafio exigido, pois, como sabemos cada franquia possui seu método de trabalho e estratégia de negócio.

A essa altura você deve estar se perguntando quais são as outras razões que deve-se saber para repassar minha franquia?

Então, especificamente, no sistema de repasse de franquias, antes da efetivação do negócio propriamente dito, a franqueadora deve aprovar todas as etapas do processo com o novo empresário/investidor. Tudo isso porque há um contrato que foi firmado anteriormente e o mesmo deve ser celebrado por todas as partes.

É importante destacar que tudo nesse processo de repasse de franquia deve ser feito obedecendo ao primeiro contrato que foi firmado. Portanto fique atento aos detalhes do contrato para não ter que pagar multas por violá-lo, mesmo que isso não tenha sido a sua intenção.

Para esclarecer ainda mais sobre os passos para repassar uma franquia de forma correta e legal, aqui seguem algumas dicas de ouro que podem ser o diferencial para fechar seu negócio com segurança e lucratividade:

Bem investidor, até parece clichê mas a resposta para se existe a possibilidade de se repassar uma franquia consta no contrato que foi firmado entre franqueador e franqueado naquele primeiro momento. Tenha o contrato em mãos para lê-lo caso tenha dificuldade para compreender o conteúdo do mesmo solicite uma consultoria com especialistas que vão te orientar como deverá proceder.

Sabendo disso, o segundo passo é contatar o franqueador, marque uma reunião para explicar a situação que está levando a você a repassar sua franquia, aproveite o momento para tirar suas dúvidas, incluindo perguntar se sobre o novo franqueado cairá novas taxas ou mesmo ter que fazer um treinamento específico.

Agora, se no momento você ainda não tiver um novo franqueado interessado em seu negócio de imediato e sua intenção continua de vender, separe toda a documentação, mantenha organizada e atualizada, para que assim fique mais fácil do novo investidor checar todas as informações que julgar pertinente. Finalmente, uma dica super importante para aumentar o número de interessados em sua franquia visite o site QueroUmNegocio.com.br e fique por dentro de todas as novidades deste segmento no Brasil.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook