O que considerar antes de comprar uma empresa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O interesse pela compra e venda de empresas é algo comum, mas muita gente não sabe que há uma série de pontos específicos a serem considerados antes de realizar a transação. Uma vez que há uma sucessão empresarial, o novo dono de um negócio se responsabiliza pelas obrigações acumuladas pela empresa que está assumindo, não somente pelos direitos.

É necessário avaliar o potencial de lucratividade do investimento, se a empresa possui patente, qual tempo de duração restante e se a papelada do negócio está em ordem. É preciso verificar se o investimento no ponto comercial valerá a pena e se os ônus da compra, ou seja, as dívidas e obrigações, não inviabiliza a lucratividade do investimento.

Considerando os diversos aspectos a serem observados, é importante verificar se a check-list abaixo foi completamente levada em consideração antes de fechar qualquer transação comercial de compra e venda de empresas:

Qual é o potencial de lucratividade da empresa?

Antes de mais nada, é necessária uma conversa franca com o proprietário da empresa que se almeja comprar. É importante verificar, a princípio, qual o lucro líquido médio e se este valor é aprazível para as finanças individuais do novo comprador.

A taxa de lucratividade é um dos principais aspectos a serem considerados na compra de um negócio. É claro que a depender da gestão negocial esta taxa pode variar, mas ter uma base do potencial a princípio é essencial para ter noção do quanto uma empresa pode vir a produzir.

A empresa possui dívidas?

O próximo passo a verificar com o proprietário é sobre as dívidas que a empresa pode ter, principalmente antes de fechar o valor pelo qual a empresa será adquirida. É importante saber se a empresa possui dívidas bancárias, se está com o recolhimento de impostos em dia e se as obrigações negociais estarão zeradas no momento da transação.

Caso a empresa não esteja em dia com suas obrigações negociais e fiscais é necessário reavaliar se a compra da empresa continuará sendo um bom investimento – se a resposta for sim, então abater o valor que será gasto para saldar as dívidas empresariais do valor a ser pago pela empresa é essencial para fazer um negócio a preço justo.

O quadro de funcionários está adequado?

É necessário verificar quantos funcionários a empresa tem, se é um número razoável, se estão registrados corretamente, se os pagamentos estão em dia e se não há qualquer problemática a ser considerada.

Um dos pontos a se verificar neste aspecto é a existência de processos trabalhistas movidos em face da empresa, pois esta categoria processual pode acarretar em uma grande perda de capital para a empresa, a depender da decisão judicial.

Dessa forma, é importante também avaliar se houve demissões nos últimos dois anos e, se sim, como e por que motivo ocorreram. Além disso, também é válido verificar se há qualquer espécie de reclamação trabalhista a ser considerada para evitar problemas judiciais futuros.

Como estão os atuais demonstrativos financeiros da empresa?

Avalie os demonstrativos dos últimos três a cinco anos. É importante ver se dados como declarações de impostos, contratos e arrendamentos estão em dia. Também é importante verificar se os dados foram apurados por uma auditoria de qualidade

A empresa enfrenta processos judiciais?

É importante verificar se a empresa figura polo passivo de ações judiciais por várias razões. Primeiro, ações judiciais podem gerar grande prejuízo ao capital financeiro da empresa a depender da decisão judicial final. Além disso, ações judiciais podem significar manchas na reputação da empresa – medida esta que a médio e longo prazo também se converte em dividendos.

A empresa possui obrigações de médio e longo prazo?

É importante verificar se a empresa se comprometeu com contratos ou com outra espécie obrigacional em médio e longo prazo pois, após a transação, o novo dono responderá em nome da empresa em todos os seus aspectos negociais.

Quanto a empresa vale?

Por fim, após considerar todos os aspectos acima expostos, é necessário verificar o preço final a pagar pela empresa. Não é possível desconsiderar nenhum aspecto: as dívidas da empresa devem ser abatidas, pagamentos futuros devem ser considerados, o potencial de ganho do ponto comercial deve ser avaliado, as pendências tributárias e obrigacionais devem ser levadas em conta na ponta da caneta e, após todas estas apreciações, deve-se chegar a um número aproximado do quanto vale o investimento.

Quer comprar ou vender uma empresa? Visite QueroUmNegocio.com.br, são milhares de oportunidades dos mais diversos ramos de atividade em todo o território nacional.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook