Metalúrgica à venda em Trindade – GO: esse negócio é lucrativo?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Será que adquirir uma metalúrgica à venda em Trindade – GO é uma boa ideia? Esse é mesmo um negócio lucrativo? Como é possível saber disso?

Ter o próprio negócio é o sonho de muitos aqui no Brasil. Mas é importante que se mantenha os pés no chão, pois há algumas coisas importantes para se ter conhecimento antes de pensar em ser dono do próprio negócio, especialmente se estiver pensando em adquirir uma empresa pronta.

É por isso que queremos te ajudar através desse artigo.

Vamos te mostrar se vale a pena investir numa metalúrgica à venda.Mas também queremos passar algumas dicas importantes.

O que faz uma metalúrgica?

Uma metalúrgica ajuda a impulsionar a economia brasileira, pois ela beneficia vários outros setores como o setor automobilístico, eletroeletrônicas, da construção civil, de metalmecânica (ou indústria metalomecânica), entre outros.

Assim, as indústrias metalúrgicas ocupam um importante papel na economia do Brasil. Não apenas movimentando uma considerável quantia em dinheiro todos os anos, mas também gerando oportunidades, seja de forma direta ou indireta.

E isso não se resume apenas ao cenário nacional, mas também ao cenário internacional, uma vez que o Brasil é também um exportador dos materiais que são produzidos nas metalúrgicas.

Mas o que faz uma metalúrgica?

Uma metalúrgica pode realizar a produção de variados tipos de produtos, atuando em distintos segmentos. Veja a seguir alguns exemplos:

– Fundição: fabricar produtos de metal por meio da colocação de material derretido num molde com uma cavidade com forma determinada. Aqui é como são fabricados objetos de decoração, joias, carcaça de máquinas, etc.;

– Siderurgia: ramo da metalúrgica que atua com o tratamento e a fabricação de ferro e de aço fundido;

– Fabricação de tubos: tubos de diferentes tamanhos para o uso industrial. Aqui trabalha-se com o uso de chapas que são dobradas e depois cortadas;

– Produção de metais que não possuem ferro (não ferrosos): são metais que não são magnéticos, tais como zinco, cobre, chumbo e alumínio;

– Entre outros como a produção de ferroligas e a produção de ferro-gusa (matéria-prima para a produção de ferro fundido), por exemplo.

Você já trabalhou numa indústria metalúrgica?

Fundição, sintetização, forjamento, laminação…conhece esses processos? Pois bem, essas são algumas coisas feitas numa metalúrgica.

Antes de entrarmos aqui no assunto principal, que é se vale a pena adquirir uma metalúrgica à venda em Trindade – GO, é importante esclarecer sobre a experiência que você possui.

Para se investir num negócio desse tipo você precisa ter essa experiência prévia. E essa experiência é adquirida já tendo trabalhado numa empresa desse setor.

É impossível conseguir tocar um negócio bem se você não entende nada sobre ele e seu mercado.

Como você irá atuar de perto nesse negócio, ainda que haja na empresa funcionários qualificados, você precisa saber com o que está lidando.

Quer ver um exemplo?

É como um técnico de futebol que, para ser um bom técnico, antes precisa entender bem de futebol (praticamente sempre, esse técnico já foi um jogador de futebol). Assim, ele entenderá de formação, técnicas, o que um jogador precisa melhorar, etc.

Essa experiência prévia é essencial para que você saiba gerenciar bem o negócio e saiba para onde direcionar seus esforços. Isso é muito importante se você quiser que o negócio siga bem, gerando lucros e oportunidades.

A experiência é algo crucial para quem quer adquirir uma empresa pronta. Do contrário, você pode adquirir um negócio e, por não saber como gerenciá-lo, fazer tufo desandar.

Por que vale a pena investir numa metalúrgica em Trindade – GO?

Agora que explicamos um pouco sobre o negócio e a mentalidade que você precisa ter ao querer assumir uma metalúrgica à venda, tratemos de analisar se vale a pena adquirir uma empresa desse tipo em Trindade – GO.

Será que é uma ideia viável? Como analisar isso?

Trindade é um dos municípios brasileiros produtores de minérios como o ferro, o cobre, titânio, cromo, etc. Logo, ele é importante para a economia brasileira tanto para fornecer matéria-prima para uso interno quanto para exportação.

Mas será que vale a pena comprar uma metalúrgica à venda nesse município?

Como falamos, Trindade é um dos locais importantes na fabricação de metais no Brasil. E outro ponto importante é que uma indústria metalúrgica pronta já traz também essas vantagens (não importando sua localização):

– Se a empresa existe há mais de 5 anos, então isso mostra que ela está consolidada (mas claro que podem haver um e outro porém e você deve averiguar isso);

– Já possui parceria com clientes e fornecedores (solicite essa informação ao proprietário);

– Todo o processo produtivo foi muito bem elaborado (e isso é fundamental);

– O negócio já é conhecido e, logo, transmite confiança aos investidores, sócios, parceiros e público em geral;

– Entre outras coisas.

Assim, se você buscar por uma indústria metalúrgica à venda, atente-se a esse e outros prontos. Isso é crucial para que você faça um bom negócio.

Dicas importantes para investir numa metalúrgica à venda

Pode ser que a metalúrgica que você pretende adquirir tenha algumas pendencias, por isso pesquise bem antes fechar negócio. Investigue sobre a empresa.

Algumas dicas que deixamos aqui são que você investigue pontos essenciais como:

– O histórico financeiro do negócio (receitas e despesas dos últimos cinco anos);

– Se há contrato com empresas para o fornecimento de produtos e se essas empresas fizeram contrato de longo prazo (isso mostra que o negócio é vantajoso e seguro);

– Como os funcionários atuam ali (solicite ao dono uma avaliação do desempenho deles);

– Como é a estrutura para as operações? Com o que a indústria trabalha e como é o espaço ali? O ambiente é adequado?

– A empresa se encontra devidamente legalizada? Ela segue com as normas e leis vigentes para o setor em que atua? Isso é muito importante, pois se houver alguma coisa errada é você quem ficará responsável pelo pagamento de multas, taxas e os prejuízos que acarretam (até mesmo o fechamento do negócio);

– Há uma boa gestão de custos? Isso é também importante para o negócio vá bem;  

– Existem empréstimos em nome do negócio? Caso haja muitos empréstimos para a aquisição de equipamentos, veja se mesmo assim é viável adquiri o negócio ou se isso trará prejuízos;

– Entre outras coisas.

Lembre-se: sempre que for em busca de um negócio à venda, a presença de um contador é fundamental.

Existe também o chamado corretor de negócios que é um profissional especializado em identificar as melhores oportunidades de empresas à venda para você. Ter um especialista desse te ajudando é o ideal.

Claro, também não se esqueça da figura de um bom advogado. Ele te ajuda a entender os termos existentes no contrato de aquisição da empresa e de outros contratos como de fornecedores, de confidencialidade, etc.

Você conhece a Quero Um Negócio?

Somos uma empresa pioneira no setor de compra e venda de empresas? A nossa plataforma conta com diversos anúncios de empresas à venda por todo o Brasil.

Aqui nós ligamos compradores com vendedores e trazemos o melhor para ambos. Quer saber mais sobre nossa plataforma? Basta acessar aqui e será direcionado para ela e poderá saber mais e pesquisar a empresa no segmento que desejar.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook