Loja de material elétrico à venda: 9 dicas antes de comprar a sua

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Uma loja de material elétrico à venda mostra-se uma excelente oportunidade de negócio.

Itens vendidos numa loja de material elétrico (por vezes também conhecida como casa de materiais elétricos) são básicos e essenciais.

Todo mundo precisa, uma hora ou outra, fazer algum reparo ou instalação em casa: instalar um novo interruptor, trocar uma lâmpada, trocar a fiação, adquirir um filtro de linha, trocar fusíveis, trocar ou reparar o chuveiro, instalar ou trocar uma antena, etc. E é nesse estabelecimento onde encontrarão esses e outros materiais [e ferramentas]necessários.

E, também, algumas lojas de materiais elétricos ainda podem optar por venderem itens para obras (materiais de construção).

Mas é importante que você atente-se para essas 9 coisas que mostraremos aqui antes de adquirir um negócio desses.

1 – A localização é boa? E como é a estrutura do local?

Será que o antigo dono escolheu um bom local para a loja de material elétrico à venda? Sua localização é privilegiada? Há como os clientes acessarem a loja sem problemas? Há bons pontos de referência ou a própria loja é um?

E a estrutura interna, como se encontra? O local possui uma área dedicada para as vendas, outra para um depósito, para o estoque, para o caixa, etc.?

Veja bem tudo isso antes de se decidir.

É importante que a loja tenha boa localização, um local para estacionamento e que a parte interna seja devidamente organizada, bem iluminada. Assim os clientes se sentirão mais confortáveis e esse será um dos elementos que influenciará no retorno deles.

2 – Por que o proprietário quer vender a loja?

Em todo e qualquer tipo de negócio à venda, é importante saber por que o dono quer se desfazer dele. Pode ser que seja por motivos de aposentadoria ou mudança de ramo de atuação, mas pode ser também porque o negócio está com problemas.

Tome muito cuidado nesse momento. Pesquise bem e saiba os motivos da venda. Isso te ajudará a não comprar um barco furado.

3 – Qualificação dos funcionários

Uma das vantagens de adquirir uma loja de material elétrico à venda é contar com pessoal qualificado.

Os funcionários que trabalham na loja já conhecem os processos operacionais e já conhecem os clientes, assim você economiza muito tempo [e recursos]se tivesse que investir na capacitação de colaboradores.

Mas sabemos que nem sempre isso acontece. Nem sempre há bons profissionais atuando numa empresa. Por isso, analise como o pessoal trabalha.

Vá até a loja e veja como os clientes são tratados, como problemas são solucionados, etc. Analise bem a posição dos funcionários e veja se realmente são profissionais capacitados e aptos. Faça uma sondagem em dias diferentes (num dia que esteja muito movimentado e num dia mais tranquilo).

Os funcionários são figuras importantíssimas para o desempenho e evolução do negócio. Por isso você precisa adquirir uma loja de material elétrico à venda que conte com pessoal qualificado.

4 – Você precisará investir em manutenção e reparos?

Pode ser que a loja precise de alterações em sua estrutura: pintura, reforma, instalações elétricas, etc. E isso te gera custos, por isso saiba se haverá a necessidade disso.

Caso a resposta seja afirmativa, então não deixe de negociar com o atual dono sobre esse valor. Solicite um desconto por conta dos custos que terá.

Mas lembre-se de fazer os cálculos para ter uma estimativa do quanto terá que gastar para isso.

5 – Contratos e documentações

Jamais adquira uma empresa que não seja legalizada ou que esteja enfrentando problemas na justiça. Especialmente se esse for o seu primeiro negócio.

Entre em contato com o proprietário, reúna-se com ele e solicite acesso aos documentos como alvará, licenças, autorizações e também aos contratos existentes (de aluguel, de fornecedores, de empresas terceirizadas, etc.). E veja se está tudo em dia.

Essa parte requer que você conte com o auxílio de um advogado. Haverá muitos termos para analisar que apenas um profissional experiente em Direito poderá te orientar.

6 – A questão do estoque

Há estoque na empresa? Essa é uma questão importante, pois você saberá se já pegará um negócio pronto para seguir funcionando ou se terá que se preocupar com mais esse custo.

Na maioria das vezes, uma loja de material elétrico à venda já contará com estoque, ainda que baixo.

E é importante verificar junto ao atual dono quanto aos fornecedores e se eles continuarão trabalhando com a loja em caso de troca de dono ou se será necessário fazer um novo contrato/acordo.

7 – Situação financeira da loja de material elétrico à venda

Uma coisa que você jamais deve deixar de fazer na hora de pesquisar uma loja de material elétrico à venda: ver sua situação financeira.

Existem dívidas na empresa? Salário de funcionários atrasados? As vendas estão indo bem? E como anda o pagamento dos impostos?

O atual dono não te negará a análise do demonstrativo financeiro da empresa. Por meio desse e de outros documentos você poderá analisar se o negócio é promissor.

Mas por meio desses documentos, será possível tanto saber se o negócio vai bem, quanto se ele continuará sendo promissor. Isso deve ser feito com a ajuda de um contador, ele te orientará e identificará se o negócio é viável.

Contudo, é importante alertar que o proprietário poderá realizar um contrato de confidencialidade com você. Esse contrato é necessário para que você se comprometa a não divulgar os dados da empresa sobre os quais terá acesso.

8 – Qual a reputação da loja de material elétrico à venda?

Os clientes realizaram uma boa avaliação sobre a loja? Você pode saber sobre isso de duas formas:

– Através da análise de comentários feitos na internet (caso a loja tenha um perfil no Google Meu Negócio, por exemplo, ou mesmo em seus perfis nas redes sociais);

– Ou identificando se há clientes que retornam e buscar saber a opinião de quem foi atendido ali.

Isso é importante para saber se a empresa tem uma boa imagem perante os clientes. Caso a resposta seja negativa, será muito difícil mudar isso.

É possível mudar essa imagem, mas isso gera mais trabalho e custos para você. E, também, podem haver casos em que a imagem da empresa se encontra tão negativa que o trabalho será quase impossível.

9 – Análise do valor de mercado

Falamos que na hora de comprar uma loja de material elétrico à venda você precisa da ajuda de um contador e de um advogado, mas pode ser necessária ainda a ajuda de um corretor de negócios.

O corretor de negócios te ajudará a saber se o valor cobrado pelo negócio está de acordo com o mercado.

Para identificar esse valor, o profissional poderá usar diferentes métodos como:

– Ganhos excedentes;

– Fluxo de caixa descontado;

– Avaliação comparativa;

– Análise do ROI (retorno sobre investimento);

– Entre outros.

Para isso, serão levados em consideração elementos como: o tamanho do mercado, o potencial das vendas e dos lucros, etc. Atente-se para esse ponto para evitar adquirir um negócio por um preço maior do que deveria.

Sua oportunidade de empreender com um negócio pronto

Você não precisa começar um negócio do zero. Com a ajuda da plataforma Quero um Negócio você realiza seu sonho de ter um negócio próprio adquirindo uma empresa estruturada.

Em nossa plataforma de compra e venda de empresas você tem acesso a anunciantes de vários estados brasileiros. São empresas à venda nos mais variados segmentos de mercado. O seu negócio perfeito pode estar mais perto do que você imagina. Acesse aqui econheça nosso site. A Quero um Negócio é o maior portal de negócios à venda de todo o país.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook