Loja à venda em Itapetininga – SP: saiba como fazer um bom negócio

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Adquirir uma loja à venda é uma forma de empreender sem precisar passar pelas etapas burocráticas.

Mas ainda existem coisas para serem tratadas que contribuirão para que você faça um bom negócio. Assim, para você que pretende investir num negócio desse tipo em Itapetininga – SP, listamos alguns elementos importantes.

Um pouco sobre Itapetininga – SP

Itapetininga é um município do estado de São Paulo com uma população com mais de 165 mil habitantes. Na região sul do estado, Itapetinga é considerada como o segundo maior município, ficando atrás apenas de Sorocaba.

Nesse município, que é um grande centro urbano, é o comércio uma das principais atividades, com destaque para lojas de departamento e mercados.

Por ali, apesar de haver muitas lojas, há ainda espaço para novos empreendedores. Mas esse não é o caso aqui, uma vez que você pretende investir na aquisição de um negócio em funcionamento e há mais vantagens nessa escolha:

– Ter uma carteira de clientes;

– Crédito disponível no mercado;

– Processos operacionais definidos;

– Funcionários treinados;

– Um negócio já funcionando e gerando lucros;

– Etc.

O fato é que investir numa loja à venda nessa cidade é uma excelente oportunidade. Mas é preciso se atentar a algumas coisas.

Qual o tipo de loja você deseja adquirir?

Começamos definindo o tipo de loja que você deseja. Com qual ramo você tem afinidade? Em qual ramo você tem experiência e gostaria de atuar?

Há como adquirir uma loja de roupas, loja de produtos para pets, uma loja de departamento, de artigos para festa, loja de decoração, cosméticos, de informática, loja de calçados, etc.

É muito importante que você se identifique com os produtos, serviços e propósitos da empresa. Logo, essa definição é de suma importância.

Aqui cabe definir o tipo de loja em que pretende investir e depois passar para a etapa de pesquisa. Que é sobre o que falaremos a seguir.

Pesquisando lojas à venda

Depois que você já sabe o tipo de loja que pretende adquirir, então é hora de pesquisar.

Selecione as opções que se enquadrem com o que você deseja e descarte as opções que não se alinhem com seus objetivos.

Mas para encontrar essas lojas à venda você deve fazer a pesquisa em fontes confiáveis. Para isso pode contar com a Quero Um Negócio.

Nossa plataforma conta com centenas de anúncios de empresas à venda em todo o Brasil. Para isso, basta acessar nossa plataforma e na página de busca pesquisar por loja à venda e filtrar a localização por Itapetininga – SP.

Lá você encontra anúncios de empresas à venda que antes de estarem ativos passaram por uma análise com nossos especialistas. E se precisar de ajudar pode entrar em contato com a gente para esclarecer suas dúvidas sobre o funcionamento da plataforma.

Desse modo você pode pesquisar e criar uma lista com lojas à venda. E em seguida ir para a próxima etapa…

Conheça a loja que pretende adquirir

Feita a pesquisa por loja à venda e selecionado as que se encaixam com seus propósitos, é hora de investigar. Aqui você deverá selecionar entre duas a três dessas da sua lista e entrar em contato com o anunciante/dono.

Essa pesquisa deve incluir:

– Pesquisa do histórico financeiro do negócio;

– Sobre a situação dos funcionários (pagamentos, se existe algum problema judicial);

– Fazer uma visita até a loja (mas sem que os funcionários e clientes saibam que você é um interessado na compra do negócio, pois isso pode gerar notícias negativas para a imagem da loja);

– Saber da existência de dívidas como empréstimos ou financiamentos;

–  Conheça as instalações da loja (local de acesso dos clientes, área de estoque, entre outras) e veja se está tudo em ordem ou existe a necessidade de alguma reforma (se sim, trate disso com o atual dono);

– Obtenha informações sobre fluxo de caixa, mercadorias, etc.;

– Quem são os fornecedores?

– Há quanto tempo essa loja à venda encontra-se em funcionamento? Uma loja com pouco menos de três anos pode não representar um bom investimento, pois ela ainda estaria começando a obter lucros e a se estabelecer no mercado;

– E como estão os equipamentos e demais elementos do ambiente? Se houver algum problema, cabe ao vendedor solucionar isso e entregar tudo no devido lugar, em pleno funcionamento;

– A loja à venda compreende tudo? Marca e local? Ou o imóvel é alugado? Veja isso também e trate sobre o aluguem com o proprietário do imóvel;

– Entre outras coisas.

Converse com o dono da loja e solicite informações mais detalhadas sobre a loja.

Uma dica extra

Uma dica importante: faça uma visita ao local como cliente, sem que ninguém saiba. Com isso, você pode saber como a empresa funciona e de uma forma tranquila, sem pressões. Depois, sim, visite o local com a ajuda de um corretor de negócios para analisar tudo.

Quando obter informações mais aprofundadas sobre o negócio

Ao solicitar informações mais detalhadas sobre a loja, o dono pedirá que você assine um contrato de confidencialidade.

Esse contrato serve para que você se comprometa a não divulgar as informações que terá acesso.

Esse contrato não diz respeito a nenhum tipo de compromisso com a aquisição da loja à venda. Mas é importante que você converse com um advogado antes de assinar quaisquer documentos.

Feito isso, então você terá acesso a dados e informações sigilosas sobre o negócio. E com a ajuda de um contador poderá realizar análises sobre a situação da empresa e ver se o investimento é viável.

Tenha a ajuda de um corretor de negócios

O corretor de negócio é similar ao corretor imobiliário: ele tem conhecimento e sabe identificar as melhores oportunidades.

Ele [corretor]pode avaliar se uma loja à venda tem potencial e se vale o valor que é anunciado também. Para isso esse profissional utiliza-se de métodos de análise como: Custos de oportunidade, Riscos de mercado, Depreciações, entre outros.

O corretor não é obrigatório, mas é uma figura fundamental para que você encontre e identifique o negócio ideal.

É o momento certo para investir num negócio?

Montar ou adquirir uma empresa precisa também passar pela etapa de análise do momento ideal.

Esse é um investimento que impactará na sua vida e na vida da sua família também. Por isso é algo que deve ser bem planejado. Assim, é importante analisar se esse negócio proporcionará o estilo de vida que você e sua família desejam.

Uma dica essencial nesse momento é: guarde um capital extra para quaisquer imprevistos com o negócio e para manter a si mesmo sua família até que o negócio, de fato, esteja num nível em que você sinta-se mais confortável.

Detalhes importantes (antes de fechar negócio)

Você precisa também tratar de organizar tudo referente ao valor necessário antes de realizar a oferta.

Outra coisa é acertar com o dono um contrato de não concorrência, ou seja, o antigo dono não poderá abrir uma empresa similar próxima a essa que será sua. Outra coisa é que ele não poderá aliciar os funcionários para outra empresa que abrir. Ao menos não por um determinado período.

Solicite ao dono um acordo de treinamento. Assim, durante um certo tempo ele te auxiliará nas questões da empresa até que você se adapte melhor.

Visite a plataforma da Quero Um Negócio e dê o pontapé inicial ao pesquisar a empresa que deseja adquirir.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook