Laticínio à venda: 5 dicas para investir

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Seu objetivo é investir numa indústria de laticínio à venda? Essas 5 dicas são importantíssimas para ter sucesso nessa missão.

Mas é importante dizer que para se adquirir um negócio pronto, cabe uma longa preparação e organização tanto financeira quanto mental, pois você agora assumirá uma empresa em funcionamento, já com clientes, produtos, equipamentos, responsabilidades, etc.

Um pouco sobre a indústria de laticínios no Brasil

A indústria alimentícia toma um papel importante na economia não apenas do Brasil, mas em todo o mundo. E no Brasil ela é considerada como uma das estruturas produtivas mais tradicionais. E essa indústria tem, entre seus quatro principais setores, o de laticínios.

O setor de laticínios é importante para a geração de empregos também, seja de forma direta ou mesmo indireta, uma vez que do leite originam-se outros produtos para consumo.

É o leite uma matéria-prima que pode ser utilizada para a fabricação de alimentos como: manteiga, queijos, bebidas lácteas, leite em pó, iogurtes, sobremesas feitas com leite, leite condensado, creme de leite, coalhada, entre outros.

E mesmo em momentos de crise, esse setor é ainda menos vulnerável do que outros. E isso acontece porque a alimentação é essencial na vida de todos. Mas é sempre importante manter-se atualizado tanto com o setor de laticínios quanto com o mercado alimentício a fim de estar sempre à frente dos concorrentes.

Logo, se você pretende adquirir uma indústria de laticínio à venda, então continue acompanhando a leitura aqui.

A empresa está pronta, mas e você?

Você está preparado para ter um negócio próprio? Está pronto para empreender na área da alimentação?

Mesmo que o dono da empresa de laticínio à venda tenha realizado plano de negócios, legalizado tudo, etc., você também precisa estra pronto para gerir esse negócio.

Por conta das mudanças no ramo de laticínios e o avanço da tecnologia, é crucial que se tenha qualificação para atuar nesse segmento. Aqui o conhecimento e atualizações são essenciais para ter sucesso.

Logo, cabe a você estar preparado e também estar atento a alguns pontos para adquirir um negócio promissor e, ainda, potencializar seus resultados. Confira as 5 dicas que elencamos a seguir para te ajudar nessa jornada.

1 – Conheça o terreno em que pisará

Você entende sobre o setor de laticínios? Já atuou numa empresa similar antes?

Para que você tenha sucesso com esse negócio, é fundamental que conheça não apenas sobre o processo produtivo dele, mas também sobre questões como regulamentação, sobre oscilação de preços e o que influencia nisso, entre outras coisas.

Os profissionais que atuam nesse setor conseguem se destacar por, dentre certas coisas, terem uma visão clara sobre sua realidade e a capacidade de adaptação a mudanças constantes.

Você quer ter sucesso com uma indústria de laticínio à venda? Então deverá também acompanhar o mercado alimentício, o setor leiteiro e suas constantes mudanças e tendências.

2 – Veja se a empresa segue a legislação

Os produtos alimentícios estão debaixo de um rigoroso regulamento a fim de preservar a saúde da população. E os laticínios também estão incluídos nisso, ainda mais se tratando de produtos de origem animal.

Desse modo, são estabelecidas boas práticas de fabricação de alimentos e, ainda, os requisitos de higiene essenciais.

Uma outra coisa aqui sobre os profissionais que atuam na indústria de laticínios é que o responsável técnico da empresa precisa necessariamente ser um químico (inscrito no Conselho Regional de Química) ou um veterinário (também devendo possuir registro, mas aqui no Conselho Regional de Medicina Veterinária).

Desse modo, ou você ou seu sócio precisam possuir esse registro se quiserem investir numa empresa nesse segmento. O mesmo vale para quando for buscar uma oportunidade nesse ramo: veja se o proprietário ou o dono possuem registro.

3 – Tributos, impostos e outras questões fiscais

Na hora de investir numa empresa de laticínio à venda, atente-se também as questões fiscais.

Há casos em que um negócio se mostra um excelente investimento, mas quando é visto de perto a realidade é outra.

O que queremos dizer é que podem existir empresas à venda por um valor baixo, mas que tem muitas obrigações atrasadas com as quais você terá que arcar e isso pode transformar uma oportunidade numa dor de cabeça.

Com a ajuda de um contador de confiança, investigue a existência de tributos, impostos e outras dívidas em atraso.

É de extrema importância ainda analisar a situação financeira do negócio: registros de compra e venda, registros e livros da contabilidade, fluxo de caixa, etc. Isso te ajuda a saber se o negócio vai bem e se vale a pena investir nele.

4 – Os produtos atendem aos consumidores

Os produtos comercializados pela indústria de laticínio à venda atendem à demanda e necessidades dos clientes? A empresa tem se preocupado com a qualidade do que é produzido?

Quando lidamos com a fabricação de alimentos, além seguir todas as orientações da Vigilância Sanitária nos processos de produção, cabe também usar produtos de qualidade para oferecer algo superior aos consumidores e ter um retorno positivo deles.

Contudo, hoje, ainda, observa-se uma preocupação por parte dos consumidores quando a sustentabilidade e compromisso social. Desse modo, ações que visem proteger o meio ambiente e cuidar mais da saúde, por exemplo, são cruciais para que eles enxerguem a indústria de outra forma.

5 – Equipamentos e características gerais do negócio

Quais equipamentos o proprietário disponibiliza? E qual a capacidade de produção diária ali?

É importante que numa indústria de laticínios haja equipamentos como compressor de ar, balões de estocagem de leite isotérmicos, resfriador a placas, pasteurizador automático, máquina de vácuo, bombas centrífugas, Denoprensa, máquinas para embalagens, prensas inox para ricota, um laboratório para análises de acordo com as exigências do SIF, tanques para resfriamento do leite, entre outros.

É por isso que é crucial que ou você ou seu sócio tenham conhecimento sobre o negócio antes de pensar em investir nesse setor. Caso contrário, podem faltar equipamentos ou eles estarem danificados e você não será possível identificar isso.

Indústria de laticínio à venda: outras coisas importantes

Mas a coisa não para por aí.

É de suma importante que você tenha a ajuda de um corretor de negócio para conseguir identificar e analisar pontos essenciais numa empresa que pretende adquirir.

Analise se existem contratos e qual a situação deles. Aqui nos referimos a contratos de aluguel, de fornecedor, a contratos de financiamento, com profissionais, etc.

Com a ajuda de um corretor de negócios e de um contador, analise também documentos importantes como: documentos referentes a propriedade, patentes e marcas, lista de clientes, veículos e máquinas, quantidade de empregados, etc.

Por fim, veja a situação dos funcionários na empresa: salários, desempenho, entre outras coisas. Um negócio não consegue ir muito longo se a equipe que atuar ali não for eficiente.

Encontre o negócio certo para investir

Não importa se você decidiu investir numa indústria de laticínio à venda ou qualquer outro tipo de negócio, Aqui na Quero Um Negócio há oportunidades disponíveis para todos os perfis.

Nossa plataforma trabalha com anúncios reais de empresários em todos os estados do Brasil que querem repassar suas empresas. E em poucos cliques você encontra o tipo de negócio desejado na localização que quiser.

Acesse aqui e conheça toda a facilidade, segurança e transparência da nossa plataforma que é uma das maiores do Brasil nesse segmento.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook