Lanchonete à venda: 10 dicas para comprar uma lanchonete

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Investir no ramo alimentício é uma excelente ideia. E adquirir uma lanchonete à venda é uma ideia ainda melhor.

Ao comprar uma lanchonete, você não precisa mais se preocupar com a escolha do espaço e localização, com processos produtivos, investimento inicial para legalização do negócio e aquisição de equipamentos e em estrutura, com conseguir se inserir no mercado, etc.

E há ainda mais vantagens em começar com um negócio desses já pronto.

Porém, não se deixe levar apenas pela atratividade que algo assim te apresente. É importante assumir o lado racional aqui e pesquisar muito sobre o negócio que deseja adquirir.

É possível que o negócio tenha alguns problemas que não compense o investimento, por exemplo. Assim, com foco em te auxiliar nesse processo de escolha e aquisição de uma lanchonete à venda, reunimos as dicas a seguir.

1 – A localização e o ambiente

Lanchonetes são ideais para serem instaladas em locais com grande movimento de pessoas. Assim, veja se o ponto comercial se encontra num local onde hajam muitos estabelecimentos como escolas, empresas, etc. Essas pessoas podem ser seus futuros clientes e clientes fiéis.

Outro fator importante sobre a localização da lanchonete é que seja de fácil acesso. Em outras palavras, que as pessoas cheguem tranquilamente até o local, seja de carro ou a pé.

Um local escondido, além de não destacar seu negócio, ainda faz com que aqueles que o conheceram por meio da internet desistam de chegarem até lá.

Um outro ponto também: o ambiente precisa ser agradável para os clientes.

Há a necessidade não apenas de uma boa organização, mas uma decoração equilibrada também. Analise esses pontos. É possível, claro, que você faça melhorias quanto a isso.

2 – Você precisa investir em algo?

Além do valor que terá que desembolsar para comprar uma lanchonete, o que mais há de custos?

Você precisará fazer reparos e manutenções nos equipamentos, trocar mobiliários ou fazer reformas? Há algum problema para ser solucionado e que exija um determinado investimento da sua parte?

Essas coisas pesam no investimento final e você precisa estar a par da existência delas. Ao buscar uma lanchonete à venda, atente-se para isso e coloque tudo no papel.

3 – A qualidade dos produtos da lanchonete à venda

Como são os produtos oferecidos na lanchonete? Ela preza pela qualidade? Afinal de contas, esse é o elemento principal e determinante para a volta [ou não]dos clientes.

Uma lanchonete com lanches saborosos e visivelmente atraentes tende a atrair e fidelizar mais clientes. Caso contrário, o local será mal falado e você pode pegar algo que precise de uma repaginada urgente (e as vezes trabalhosa).

Uma dica seria que você visitasse o local como cliente. Desse modo poderia saber de perto sobre a qualidade dos produtos ali oferecidos.

4 – O atendimento

Eis aqui um outro elemento fundamental: a qualificação e capacitação dos funcionários. É imprescindível que haja um atendimento de qualidade. Se um cliente não for atendido devidamente, além dele não retornar, ele ainda pode apresentar uma opinião negativa sobre o negócio.

Aqui vale também a dica anterior de visitar o local como cliente. Desse modo você experiência o atendimento oferecido, bem como a capacitação dos funcionários.

5 – Está em dia com suas obrigações fiscais?

Jamais deixe de analisar essa parte. A lanchonete está em dia com suas obrigações ficais? Tem pago seus tributos? Se encontra em dia também com questões de saúde? Há problema com a Vigilância Sanitária?

É de suma importância que você conte com a ajuda de um contador para analisar esses pontos. Tome todo cuidado nesse momento, pois são questões delicadas e também decisivas.

Também, veja se o negócio possui todas as documentações e licenças obrigatórios.

6 –  E a situação financeira da lanchonete à venda?

O negócio é bem estruturado, possui uma boa localização, tem bons produtos e bom atendimento, mas e o financeiro? Essa é uma parte crucial.

Solicite ao proprietário os demonstrativos financeiros da lanchonete. Com isso você saberá para onde o negócio está andando e se tem futuro ou não. Essa análise pode (e deve) ser melhor executada com a ajuda de um contador.

Pode ser que o atual dono solicite que você assine um contrato de confidencialidade, a fim de não divulgar as informações mais aprofundadas sobre a empresa sobre as quais você terá acesso.

7 – Identifique problemas o quantos antes

Como mencionamos aqui, não deixe o lado emocional sobrepor o lado mais analítico. É importante analisar cada elemento da lanchonete à venda, inclusive se existem problemas na Justiça.

Pode acontecer de processos judiciais estarem correndo contra o negócio (seja por parte de clientes quanto de funcionários), por exemplo. Alguns casos não tão incomuns são: atraso de pagamento aos colaboradores, problemas com pratos servidos aos clientes, problemas com fornecedores, etc.

Por isso pesquise bem sobre a lanchonete que pretende comprar e veja se há a existência de problemas assim.

Se existirem processos judiciais sobre o negócio, não vale a pena entrar em algo assim, a não ser que você tenha muito sangue empreendedor e queira (e saiba como) enfrentar desafios.

Outra coisa importante é saber o que os clientes acham da lanchonete. Por tanto, veja o que eles estão dizendo sobre o local. Para isso você pode buscar opiniões no Google, no Facebook, etc. Se a lanchonete estiver na internet, então é possível ter acesso a tais informações.

8 – E quanto ao imóvel?

O local onde funciona a lanchonete é do dono ou é alugado? O atual proprietário seguirá alugando o espaço pelo mesmo valor? E o aluguel, ele está perto de vencer? São outras questões muito importante para tratar.

Pode ser o caso ter que fazer um novo contrato com o dono do imóvel. Mas se o imóvel for do proprietário da lanchonete, então você poderá negociar a aquisição com ele ou mesmo o aluguel.

9 – Valor de mercado da lanchonete à venda

Será que o preço pedido pelo dono da lanchonete está de acordo com o valor de mercado? Você pode saber disso fazendo uma análise.

Na realidade, um corretor de negócios seria a pessoa ideal para realizar esse processo. Mas com a ajuda de um contador também pode ser possível fazer essa análise.

Existem vários métodos que podem ser utilizados para essa pesquisa do valor de mercado da lanchonete à venda.

Com isso você não terá que investir a mais para ter um negócio nesse segmento. Mas pagará um valor que é justo para o mercado num determinado momento, já que essa análise leva em conta, dentre tantos fatores, o cenário econômico atual e também o cenário para um negócio desse tipo.

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