Fusão e aquisição: entenda o que é e todo o processo de M&A

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Fusão e aquisição de empresas são vistas com frequência, divulgadas pela imprensa ou no mercado financeiro. Ganharam popularidade a partir da década de 1980, com a globalização e a possibilidade de unir nomes conhecidos, ou mesmo adquirir uma empresa reconhecida, como forma de ampliar território e lucro.

O processo de fusão e aquisição é também chamado de M&A, em inglês Mergers and Acquisitions. Esse processo envolve a avaliação e análise de diversas empresas como alternativas de investimento. Trata-se da consolidação de marcas.

Há quem imagine que isso só ocorra em grandes companhias, mas é um engano. Empresários de qualquer setor e porte podem e devem ficar atentos às oportunidades de fusão e aquisição.

Oportunidade de crescimento

A consolidação da fusão ou aquisição torna possível que uma empresa conquiste mais mercado e mais consumidores em um caminho mais curto. Através desse processo, é possível encurtar o caminho para chegar mais longe.

Com a melhoria do fluxo operacional, é possível à empresa se remanejar no mercado, buscando crescimento e, muitas vezes, mudando inclusive a natureza do negócio.

O processo de M&A está relacionado com o ganho de eficiência na obtenção de recursos, oportunidade de adquirir uma empresa por um valor menor do que realmente vale e obter sinergia.

Essa é uma palavra muito usada, que significa atrelar a atividade comercial com melhor desempenho e diminuição de custos. Antes de iniciar o processo de fusão e aquisição, é importante fazer o planejamento, definir estratégias e conhecer a fundo a empresa alvo.

Para isso, conheça os conceitos de fusão e aquisição para, adiante, entender como se dá todo o processo.

Fusão de empresas

Quando uma ou mais instituições se unem, chamamos de fusão. Elas unem forças para formar um novo negócio, muitas vezes com um novo nome. As principais razões para as fusões estão na economia dos custos de produção, geração de capital e atingir novos consumidores.

Antes de buscar uma fusão, é preciso entender em qual delas o modelo de negócio se encaixa. São cinco, os modelos de fusão existentes:

1. Fusão horizontal:

Ocorre entre empresas do mesmo segmento, que eram concorrentes até então. O objetivo é criar uma organização com mais participação de mercado, sob o mesmo nome.

2. Fusão vertical:

É a união de modelos de negócio que se complementam. Empresas unem seus bens e serviços para um produto final com participação de todos. Uma empresa preenche a lacuna da outra.

3. Conglomerado:

Fusão de empresas em atividades que não se relacionam, com serviços e produtos diferentes. Essas fusões geralmente são feitas para aproveitar oportunidades de investimento.

4. Fusão de extensão de mercado:

Trata-se de ampliar o mercado, para garantir uma base de clientes maior. Isso ocorre com a união de empresas que produzem o mesmo produto, mas atuam em mercados diferentes.

5. Fusão de extensão de produto:

Nesse caso, as empresas que visam a fusão atuam no mesmo mercado e unem seus produtos sob uma mesma marca. Isso faz com que atinjam mais consumidores, aumentando a lucratividade.

Conhecer os modelos de fusão é muito útil quando você vislumbra uma oportunidade de negócio. Com essas ferramentas, é possível ampliar seus investimentos sem complicação.

Aquisição de empresas

A outra parte do processo de M&A é a aquisição de empresas. Ela ocorre quando uma empresa detém o poder acionário sobre outra companhia. É uma alternativa para crescimento rápido e eficiente.

Em geral, a empresa que está adquirindo é mais poderosa e maior. Através disso, ela pode realizar uma aquisição amigável, quando os executivos da empresa alvo apoiam a decisão.

Quando o Conselho de Administração se opõe à transação, ocorre a chamada aquisição hostil, através da compra da maioria do capital no mercado aberto.

Aquisição permite que a empresa entre de forma rápida em mercados que não podia explorar anteriormente. Além disso, carrega geralmente uma marca reconhecida, com reputação respeitável no mercado financeiro e pelos consumidores.

Vantagens e desvantagens do processo de fusão e aquisição

É claro que, como toda movimentação financeira, o processo de M&A traz pontos positivos e negativos. Por isso é tão importante o planejamento e a consciência antes de se movimentar pelo mercado.

Algumas vantagens do processo

  • Redução da concorrência;
  • Aumento do crescimento;
  • Abertura de novos mercados;
  • Acesso a novos mercados;
  • Expansão da base de clientes;
  • Economia de tempo para crescer mais rápido.

Desvantagens são menores, mas cabe destacar algumas

  • Perda de produtividade;
  • Posicionamento difuso da marca para o mercado;
  • Diferenças na cultura corporativa;
  • Demissões para acomodar os novos procedimentos;
  • Dificuldade na adaptação à nova administração.

Desvantagens do processo de M&A podem ser reduzidas com uma boa análise, claro. Para isso, podem-se seguir alguns passos, que serão apresentados a seguir.

Passo a passo do processo de fusões e aquisições

Em geral, são sete etapas a serem seguidas no processo de M&A. Elas visam desde a concepção do plano até sua conclusão.

  1. Desenvolvimento do plano de execução: é o estabelecimento de objetivos e identificação de produtos e tecnologias alvo. É o primeiro passo no conhecimento da empresa que se pretende adquirir ou fundir;
  2. Avaliação da empresa: quais os objetivos da transação? Quais são os riscos de fazê-la? É o que você deve se perguntar para seguir adiante. Avalie também as finanças gerais da empresa;
  3. Valuation: é a estimativa do valor da empresa. Com o valuation, é possível identificar as alternativas possíveis para firmar a transação ou fusão;
  4. Tomada de decisão: esse passo é crucial. Após as afirmativas anteriores, os gestores e líderes devem definir se vale a pena ou não concretizar o negócio;
  5. Negociação e estruturação: nesta etapa, o escopo da oferta começa a ser montado. Os envolvidos devem acordar sobre preço e estrutura da transação;
  6. Execução do processo de investimento: uma vez aceito, é preciso uma revisão profunda em todo o processo. Isso envolve a situação financeira, jurídica e operacional da empresa a ser adquirida;
  7. Conclusão: hora de fazer os ajustes finais e assinar o contrato de venda. Após isso, hora de anunciar ao mercado e seguir trabalhando!

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