Fazendas à Venda no Espírito Santo: por que vale a pena investir numa fazenda?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Seu objetivo é investir em fazendas à venda no Espírito Santo? Mas será que esse é um negócio que vale mesmo a pena?

A compra de uma fazenda é um dos melhores investimentos, pois num imóvel rural é possível cultivar diversos tipos de alimentos e ainda atuar na criação de gado e outros tipos de animais.

Sem contar que você ainda tem como vantagem a possibilidade de não precisar estar ali a todo momento, pois haverá funcionários treinados para atuarem no negócio e ainda poderá contar com um profissional com experiência em gerenciamento desse tipo de negócio.

Mas é importante pesquisar bastante e analisar vários pontos antes de adquirir uma fazenda.

Hoje aqui vamos tratar de te explicar por que vale a pena investir em fazendas à vendano Espírito Santo e como identificar uma boa oportunidade.

Por que investir em fazendas à venda no Espírito Santo?

O Espírito Santo é um estado brasileiro localizado na região sudeste e tido como um dos mais populosos do país. A economia ali gira em torno da agricultura e pecuária, mas também da mineração. E apenas isso já é motivo para investir em fazendas à vendanesse estado.

Falando especificamente sobre a agropecuária ali, há destaque para a produção de café, laranja, cana-de-açúcar e coco-da-baía. Enquanto que na parte da criação de animais, há destaque para a criação de aves como os galináceos e gado bovino.

Como citamos, a atividade agropecuária é um dos destaques no estado, sendo que, de acordo com o IBGE, o Espírito Santo é o segundo maior produtor de café do Brasil.

Vale a pena se especializar tanto em uma como nas duas atividades rurais. Ainda mais ao adquirir uma fazenda em funcionamento. Falaremos mais sobre isso a seguir.

Com o que você quer atuar?

A pergunta principal é: você pretende atuar com a criação de animais ou com a agricultura? Como mostramos no tópico anterior, há espaço para ambos os tipos de atividades numa fazenda no Espírito Santo. Inclusive, ainda há como adquirir fazendas à venda com dupla aptidão, onde se pode tanto atuar com a criação de gado para abate quanto para a produção de leite.

Por isso que recomendamos que você defina isso antes. Desse modo poderá focar na pesquisa de fazendas que atendam às suas necessidades e objetivos.

Quais as vantagens de investir numa fazenda?

Mas, afinal de contas, quais são as vantagens de investir numa fazenda?

Primeiramente, a atividade rural é e sempre foi algo essencial para a economia brasileira. Por tanto, essa é uma excelente forma de garantir uma renda extra atuando em diferentes atividades.

Se o negócio funcionar bem, então é possível até mesmo focar apenas nele, conseguindo deixar seu antigo trabalho. Há donos de fazendas que vivem exclusivamente desse negócio.

Mas essa renda ainda pode ser obtida alugando sua fazenda. Existem muitas pessoas que gostam de alugar casas de campo para passarem as férias ou durante os finais de semana.

E por falar em pessoas que vem passar as férias, o turismo no Espírito Santo é bem elevado, o que garante ainda mais vantagens para os donos de propriedades rurais por ali.

Outra vantagem é poder fugir um pouco dos centros urbanos e relaxar, escapando das rotinas agitadas.

Mas esse é também um ótimo local para passar as férias com a família, por exemplo, onde é possível ter um maior contato com a natureza. E isso não é muito acessível em grandes centros urbanos.

E outra vantagem de investir numa fazenda à venda é que o antigo dono já deixou tudo devidamente estruturado:

– No local já existe água e eletricidade, as instalações, como estábulos e currais, estão funcionando perfeitamente, o proprietário já definiu a área desmatada e área virgem (exigências da Reserva Legal), entre outras coisas.

Como é o processo de aquisição de fazendas à venda?

Tudo bem, você já faz ideia de que investir numa fazenda no Espírito Santo é uma grande oportunidade. Mas como funciona esse processo? Por onde começar?

Depois que você já sabe com qual atividade (ou atividades) quer trabalhar, é hora de pesquisar por propriedades rurais à venda. No site da Quero Um Negócio, por exemplo, você pode fazer isso agora mesmo, tudo muito simples. Por lá há anúncios de diferentes tipos de negócios à venda em todo o Brasil.

Quando houver pesquisado, liste as melhores opções e escolha, entre essas, a que mais atende aos seus propósitos.

Mas, claro, a seguir falaremos como listar essas opções, ou seja, o que levar em conta para a seleção das melhores oportunidades.

Como encontrar a fazenda ideal para aquisição?

Listamos alguns dos pontos mais importante a serem observados na hora de buscar por fazendas à venda.

Confira a seguir:

– Sobre o local: é fundamental analisar o local antes de fechar negócio. Com a ajuda de um especialista, analise o solo, o clima, se há eletricidade e água, o estado das instalações, etc. Tudo isso é fundamental para identificar se haverá problemas no cultivo, por exemplo;

– A receita da propriedade: o investimento numa propriedade rural é algo pensado no longo prazo, afinal de contas o negócio não gerará lucros de imediato. Mas isso acontece no caso de você apenas adquirir uma propriedade rural, já no caso de adquirir uma propriedade rural em funcionamento, já com atividades sendo realizadas ali (agricultura, pecuária), o retorno sobre o investimento é mais rápido;

– Tenha experiência com esse tipo de negócio: para gerenciar uma fazenda e ter sucesso, você já deve ter tido algum tipo de experiência com esse tipo de negócio. Ou é possível ter um sócio que tenha essa experiência. Assim é mais fácil de analisar quaisquer problemas na propriedade;

– Documentação: jamais deixe de analisar todas as documentações da propriedade. Além de documentos comuns para a negociação como CNPJ, CPF, Contrato Social, Declaração de Imposto, outros tipos de contratos, etc., há outros essenciais como o georreferenciamento. Também, faça uma pesquisa sobre a situação do imóvel no INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária);

– Parte financeira: aqui devem ser analisados documentos sobre o histórico financeiro da fazenda e também documentos referentes a empréstimos. É importante ter aqui a ajuda de um contador.

Outra coisa importante para quem vai investir numa fazenda no Espírito Santo

O valor cobrado pelo dono da fazenda pode não condizer com a realidade de mercado. É por isso que é importante ter a ajuda de um corretor de negócios nesse momento.

Mas é importante ainda dizer que os valores de uma fazenda podem variar conforme o estado, logo, o valor de uma fazenda no Espírito Santo pode ser diferente ao de uma similar no Rio Grande do Sul.

E esse corretor de negócios fará a análise através de métodos e tendo como base o histórico financeiro do negócio.

Encontre um negócio para investir agora

Você sempre sonhou em empreender? Ter o seu próprio negócio? A gente traz até você uma plataforma exclusiva para venda e compra de empresas dos mais variados segmentos: a Quero Um Negócio.

Nossa plataforma atende pessoas de todo o Brasil e possui centenas de anúncios de negócios para todos os perfis. Não importa em que cidade ou estado você deseje empreender, nós temos aqui a solução.

Quer saber mais e fazer sua pesquisa entre as empresas disponíveis? Então acesse aqui e saiba mais.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook