Faculdade à venda: 8 dicas para comprar uma faculdade

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Uma faculdade à venda pode ser uma excelente oportunidade para investir no mercado do ensino.

Com o mercado de trabalho a cada ano mais concorrido, existem mais e mais jovens brasileiros investindo no ensino superior. E há mais pessoas também que tem visto que não é tarde para começar uma faculdade a fim de melhorarem seu currículo, conquistarem um emprego melhor, etc.

E, assim, há um amplo e vasto público, uma ampla e vasta demanda aí.

Contudo, como em qualquer empreendimento, é necessário estudar, pesquisar, avaliar e analisar cada ponto existente a fim de se fazer um bom negócio e ingressar nesse mercado da forma correta.

Se você pretende comprar uma faculdade, essa é uma excelente ideia. Afinal de contas, você não precisa se preocupar com todos os trâmites existentes na abertura de uma instituição de ensino (e ainda reduz drasticamente os custos iniciais do investimento nesse negócio).

E as vantagens…

Dentre as vantagens de comprar uma faculdade à venda há:

– Menos burocracia para se ter um negócio;

– Você não precisa fazer o planejamento inicial, pois o atual dono já tratou de tudo isso;

– A faculdade já é conhecida e possui alunos;

– Há professores qualificados atuando ali (mas você deve se informar sobre isso também);

– Há toda uma estrutura pedagógica e no tocante ao negócio já definida e estabelecida;

– Licenças, autorizações, reconhecimento, etc., toda a parte de documentos foi devidamente providenciada para que a faculdade à venda funcione de acordo com as leis que regulamentam esse tipo de negócio;

– Entre outras vantagens.

Assim, esse é um mercado promissor para quem deseja investir em seu primeiro ou novo negócio.

Mas é necessário ter atenção.

Você precisa buscar informações sobre a instituição, sobre a qualificação dos professores, a localização, se a faculdade possui todos os documentos, licenças, autorizações, etc. Por isso elencamos 8 dicas para te ajudar na hora de comprar uma faculdade.

1 – Estude bem o mercado

Antes de qualquer coisa, você precisa ter experiência com esse tipo de negócio. Seria interessante se você já tivesse trabalhado numa faculdade, por exemplo.

Mas é possível estudar sobre o mercado e ter ajuda de alguém que já empreendeu ou empreende nesse segmento. Esse apoio é indispensável se você quer investir nesse tipo de negócio mas não tem uma experiência prévia.

Para que você consiga enxergar as melhores oportunidades, você precisa estudar bem sobre o mercado e coletar o máximo de informações sobre ele. O mesmo vale para que, após investir nesse negócio, a sua faculdade consiga se destacar. Não faça nenhuma outra coisa sem antes ter providenciado isso.

2 – Tenha mais de uma opção de faculdade à venda para analisar

Ao buscar por anúncios de faculdade à venda, não fique preso apenas a um, mas busque outra opções. O primeiro anúncio que você visualizar pode te encantar, mas podem existir outras opções ainda melhores.

Defina o tipo de instituição que deseja, a localização, etc., depois busque por oportunidades nesse sentido.

Na plataforma da Quero um Negócio, por exemplo, temos anúncios de muitos tipos de negócios à venda em vários estados brasileiros. Já é uma ajuda para fazer essa pesquisa por negócios para investir.

Depois que reunir várias opções de faculdades disponíveis para venda, então busque informações mais detalhadas sobre cada uma delas. Com base nisso, vá filtrando as melhores opções.

Ainda que não indispensável, um corretor de negócios pode lhe ser de grande ajuda nesse momento. Se puder, conte com o auxílio dele.

3 – Credenciada pelo MEC

Aqui um ponto crucial: veja se a instituição de ensino superior é credenciada pelo MEC. Apenas tendo esse credenciamento é que a faculdade pode efetivamente funcionar.

E através da organização acadêmica que a instituição credenciada poderá também se classificar, podendo ser: faculdade, universidade ou centro universitário.

Mas também não se esqueça de pesquisar se os cursos oferecidos pela faculdade são reconhecidos e possuem a autorização do Ministério da Educação. Sem esse reconhecimento, os diplomas da faculdade não terão validade nacional.

4 – Localização

A faculdade que pretende adquirir possui uma boa localização? Os alunos prezam por isso também numa instituição de ensino superior. Por isso é importante investir nesse aspecto quando for buscar por uma faculdade à venda.

Por boa localização queremos dizer uma faculdade que fique próxima dos principais pontos da cidade, num local de fácil visualização, etc.

5 – Legalização jurídica e tributária

Para que a faculdade funcione devidamente, o Ministério da Educação faz algumas exigências jurídicas e também tributárias. Por isso que mencionamos que você precisa ter experiência com esse tipo de negócio a fim de entender cada lei que recai sobre ele.

Mas se você quiser se informar mais, pode estar acessando a Lei 9394/1996. Essa é a lei que define as diretrizes essenciais para a educação no Brasil. Tenha o apoio de um advogado para te orientar nesse ponto.

Já quanto a parte jurídica, é necessário que a instituição tenha documentos como CNPJ, Contrato Social, Alvará da Vigilância Sanitária, Licença da prefeitura, Alvará do Corpo de Bombeiros, entre outros. Isso você se informa melhor com a ajuda de um contador.

6 – Contratos

Se informe se a faculdade possui algum tipo de contrato como contrato de aluguel, etc. É importante saber se a outra parte do contrato seguirá com o mesmo após a mudança de proprietário da faculdade ou se você terá que providenciar um novo contrato.

É muito importante que nessa etapa aqui você conte com o apoio de um advogado especializado. Esse profissional lhe oferecerá todo o apoio necessário nesse aspecto.

7 – Qualificação dos professores

Outro ponto extremamente importante é quanto a qualificação dos professores que lecionam na faculdade. Um requisito mínimo é que os professores de uma instituição de ensino superior precisam ser pós-graduados.

Como se trata aqui de uma instituição de ensino privada, então os professores precisam de uma pós-graduação lato sensu.

8 – E quanto a estrutura da faculdade?

Não se esqueça de analisar a parte estrutural física da faculdade. Será que o local precisa de algum tipo de reforma? Há aparelhos que precisa de manutenção? E o quanto isso te custará? Valerá a pena realizar essa reforma ou manutenção?

Todas essas perguntas precisam ser respondidas para que você evite ter custos desnecessários. E caso você concorde em realizar alguma reforma necessária, deve negociar com o atual dono os valores que gastará para que ele abata do valor da faculdade à venda.

Mas veja também se a faculdade possui tudo o que é necessário na parte estrutural física:

– Se há biblioteca;

– Estacionamento;

– Lanchonete;

– Salas de estudo;

– Banheiros;

– Laboratórios equipados para cada curso;

– Sala dos professores;

– Salas com computadores;

– Se as salas de aula proporcionam conforto aos alunos e professores;

– Atente-se também para a acessibilidade: veja se as pessoas com algum tipo deficiência podem ter acesso a faculdade de maneira cômoda;

– Entre outros pontos.

Invista num negócio pronto

Se você viu que o negócio que deseja é realmente promissor e que é mais promissor ainda investir num negócio pronto, saiba que a Quero um Negócio te ajuda com isso.

Nossa plataforma recebe diariamente muitos anunciantes de negócios à venda por todo o Brasil. Trabalhamos para oferecer transparência e segurança para quem compra e quem vende um negócio.

Acessando aqui você pode conferir esses anúncios e encontrar o empreendimento ideal para você hoje.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook