Escola infantil à venda, 5 dicas importantes antes de comprar escola

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Comprar uma escola infantil à venda é um bom negócio? O que você precisa saber antes?

A educação é algo indispensável em todos os lugares. E se tratando de escolas infantil, há sempre uma demanda por elas. É por isso que investir nesse setor traz ótimas oportunidades.

Contudo, para abrir uma escola infantil, há que se fazer planejamento, cumprir com todos os requisitos legais, estruturar a escola, contratar professores qualificados, etc. São muitas etapas até que o negócio se efetive, até que ele possa enfim funcionar.

Mas a boa notícia aqui é que você não precisa começar do zero, mas pode empreender com um negócio próprio. E por negócio pronto falamos sobre uma escola infantil à venda.

E dentre as principais vantagens de optar por essa modalidade há:

– Você tem uma negócio com um método de ensino já testado e qualificado;

– A escola é conhecida e já possui alunos (alunos que podem permanecer por mais alguns anos ali);

– Pulam-se etapas referentes a abertura e a legalização da escola;

– Há professores ali que são qualificados e já atuam há muitos anos;

– E por pular etapas e já haver uma estrutura pronta, você economiza bastante.

Mas ainda há muitas outras vantagens para quem decide comprar escola. Como é o caso do menor risco, se comparado a abrir uma escola. Com o negócio já funcionando você não tem que fazer testes até ter algo que funcione, que gere retornos, etc.

Mas é importante analisar muito bem a escola qual pretende adquirir.

O fato é que antes de efetivar qualquer negócio é importante que você se atente para alguns pontos.

Abordaremos sobre esses pontos aqui e já deixamos esclarecido que eles são fundamentais para evitar que você faça investimentos errados ou mesmo tenha problemas que possam acabar fechando a escola depois de um certo tempo (seja ele curto ou longo). Agora vejamos esses pontos a seguir.

1 – Você entende sobre esse mercado?

Quando se decide empreender numa área, antes é necessário que se entenda sobre essa área. E o mesmo vale para quem pretende adquirir uma escola infantil à venda. Se você for professor ou já tiver atuado como diretor, por exemplo, ficará muito mais fácil fazer isso.

Mas há como também contar com alguém que entenda desse mercado para te orientar ou mesmo atuar no negócio junto com você. Nesse caso, uma pareceria com um profissional qualificado e comprometido seria interessante.

No entanto, ainda assim é necessário que você estude sobre legislação voltada ao âmbito escolar, sobre assuntos pedagógicos, etc.

Mas esse conhecimento, claro, não se estende apenas sobre o mercado da educação. É importante que você entenda também sobre empreendedorismo.

2 – Situação legal da escola

A escola se encontra devidamente legalizada?

Como dito, esse é um excelente negócio e mesmo que hajam concorrentes o negócio se sustenta. Mas para quem pretende adquirir algo pronto, é importante que se averigue a situação dele perante a lei.

Não são raros os casos em que se investe numa escola infantil à venda sem ter conhecimento sobre o seu estado real e após assinar toda a papelada se tem a infeliz notícia de que o negócio não está funcionando legalmente.

O que acontece em seguida? Bem, aí a sua escola terá que fechar as portas ou correr atrás de toda essa documentação, havendo um enorme custo com tempo e recursos (que geram prejuízos).

Veja se a escola possui toda a documentação necessária para funcionar, se os professores possuem formação e se foram contratados devidamente, etc.

Quanto a documentação, é importante se informar se o proprietário possui documentos como:

– Requerimento da Secretaria de Educação;

– CNPJ;

– Contrato Social de Instituição;

– Declaração de Idoneidade;

– Escritura do Imóvel onde funciona a escola infantil à venda;

– Termo de Responsabilidade;

– Planta do imóvel (devendo possuir descrição sobre as áreas de uso);

– Declaração de capacidade total da escola;

– Vias do Regime Escolar;

– Plano de Capacitação Contínua do Quadro de Funcionários;

– Descrição quanto a todos os recursos e materiais usados na instituição;

– Entre outras documentações.

Com a ajuda de um contador especializado você poderá se informar melhor quanto a documentação. E com esse profissional você também pode se certificar de que os documentos estejam em dia.

3 –  E quanto a estrutura da escola infantil à venda?

Outro ponto bastante importante para se averiguar é quanto a estrutura da escola infantil à venda.

As salas estão devidamente equipadas? Há recepção, diretoria, banheiros, espaço para recreação, estacionamento? É necessário algum tipo de reforma ou investimento em equipamentos, ampliações, etc.?

Todos os ambientes precisam contar com boa iluminação e também boa ventilação a fim de proporcionar conforto, uma vez que os alunos e professores passarão horas ali.

Jamais deixe de verificar essa parte, pois surpresas nada agradáveis surgem aqui. Talvez você tenha que investir na reforma de algum ambiente, os banheiros podem estar com problemas, não há um estacionamento adequado, pode haver algum problema que coloque em risco a segurança das crianças, professores e demais pessoas ali, etc.

Nessa etapa, é quase que obrigatório fazer uma vistoria do local com a ajuda de um especialista. O proprietário não pode negar a você essa ação, ainda mais se você já demonstrou uma real intenção em comprar a escola.

Outros pontos quais são necessários se atentar são: higiene e segurança em cada ambiente. Esses dois são elementos importante e que, ao lado de professores competentes, ajudam também a fazer com que os pais queiram que seus filhos continuem estudando ali.

4 – Professores qualificados

Citamos aqui algumas vezes a importância de contar com bons professores. Para quem pretende comprar uma escola infantil à venda, esse é um requisito extremamente importante para se analisar.

Além de buscar se informar se os professores são formados e capacitados, veja também se eles possuem uma boa didática. Para isso você pode buscar se informar com pais de alunos o que eles tem achado do ensino ali.

Se os pais estão satisfeitos com a educação que seus filhos tem recebido ali, então são enormes as chances deles continuarem ali por mais tempo.

Informe-se também quanto ao material didático usado. E essa é mais uma das vantagens de comprar escola: você já terá um material usado na escola que foi testado e aprovado, sem contar o método de ensino também.

Analise bem o material didático para evitar ter prejuízos ao precisar se fazer reformulações, por exemplo.

5 – E quanto a parte financeira da escola infantil à venda?

Até aqui falamos apenas sobre estrutura e documentação da escola infantil que pretendes comprar. Mas e quanto a situação financeira dela? O negócio vai bem? Será que seguirá assim por mais tempo?

Uma vantagem de empresas já funcionando (há alguns anos) e empresas novas é sua sobrevivência. No Brasil são elevadas as taxas de fechamento de novas empresas e as quais não conseguem passar dos dois anos.

É por isso que se for comprar escola infantil é importante que a mesma exista a no mínimo 3 anos. E que o seu histórico financeiro seja positivo.

Mas essa é uma análise que deve ser feita com a ajuda de um contador. Ele realizará não apenas a análise atual, mas também fará projeções.

Invista num negócio pronto

Viu como empreender por meio de uma empresa pronta oferece muitas vantagens? E se você se decidiu por isso, saiba que a Quero um Negócio pode te ajudar.Acessando aqui, você vai até nossa página oficial e tem acesso a anúncios de empresas à venda em vários estados do Brasil. Nós ainda contamos com uma equipe qualificada que pode te auxiliar na escolha do melhor negócio de acordo com suas aptidões empreendedoras

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook