Empresas à venda no Rio de Janeiro – 4 melhores oportunidades

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Comprar empresas à venda é uma boa alternativa para quem quer investir ou mesmo começar um negócio. Embora possa ter um certo risco, como a responsabilidade de quitar dívidas deixadas pela administração anterior, por outro lado, pode ser uma forma de entrar em um mercado completamente novo e com novos clientes.

Vejamos como é o processo de compra de empresas falidas e onde encontrar as melhores oportunidades no Rio de Janeiro, no decorrer do artigo.

Comprar empresas à venda – entendendo o processo

O processo de aquisição de empresas consideradas falidas para uma renovação de mercado passa por um cuidadoso processo de negociação com credores e por validação jurídica.

É um negócio que possui um certo grau de risco, com alguns desafios, pois muitas vezes a empresa foi à falência decorrente de diversos problemas, como:

  • Crises econômicas;
  • Tecnologias que a mesma não acompanhou por falta de verba para investimento;
  • Aumento de preço de insumos e matéria-prima;
  • Competição desvantajosa;
  • Mau gerenciamento, que levou a problemas financeiros;
  • Aumento das despesas;
  • Expansões mal gerenciadas;
  • Novas regulamentações que tornam os processos internos mais caros, entre outros motivos.

A falência destas empresas gera o afastamento do proprietário devedor das atividades que antes exercia nesta organização a fim de melhorar o processo de utilização dos ativos e outros recursos, como bens materiais, móveis, maquinário, incluindo também os ativos intangíveis da empresa falida, como os direitos que esta possui, como patentes, registros, clientes, etc.

Se você pretende encontrar empresas nestas situações à venda no Rio de Janeiro, precisa antes conhecer as formas em que elas podem ser vendidas. Existem 4 formas diferentes de comprá-las:

  • Por meio da venda do estabelecimento em partes ou blocos;
  • Por meio da venda de filiais ou unidades de forma isolada;
  • Pela venda em parte de bens que fazem parte do estabelecimento;
  • Pela venda de bens de forma individual.

A fim de buscar compradores da massa falida, os gestores recorrem ao juiz que realizou o processo de falência, o mesmo pode autorizar a venda por meio de:

  • Leilão;
  • Propostas fechadas;
  • Pregão;

É desta forma que compradores interessados podem ter acesso a estas organizações para adquiri-las e transformá-las em um novo negócio mais rentável.

Muitas vezes comprar uma empresa falida pode não ser a única opção para compradores no Rio de Janeiro. Uma outra alternativa pode ser comprar uma empresa em andamento.

4 melhores oportunidades de comprar empresas no Rio de Janeiro

Se você mora no Rio de Janeiro ou pretende investir nesta cidade, existem ótimas oportunidades de encontrar empresas para comprar nesta localidade.

Antes, é importante conhecer toda a documentação do estabelecimento, a papelada e quais empresas estão em melhor situação e que pode oferecer melhores vantagens.

1) Por procura pela internet

Encontrar empresas falidas no Rio de Janeiro precisa também de planejamento e pesquisa local – o que pode ser feito inicialmente pela internet. Utilize os seguintes termos: “empresas insolventes no Rio de Janeiro”, “comprar empresas falidas” ou “empresas em falência no Rio de Janeiro”, “Vendo franquia“, pode gerar um ótimo resultado.

2) Por meio de Escritórios de Advocacia

É possível também procurar por empresas falidas em Escritórios de Advocacia que trabalham na causa de insolvências.

3) Por meio de conhecidos

Outra forma de comprar empresas é através de algum conhecido que esteja enfrentando dificuldades no seu negócio e queira se desfazer dele. Se você já conhece o gestor e a forma como funciona a empresa, torna-se mais fácil operá-la. Outra maneira é ver se você conhece alguém que esteja nesta situação.

4) Adquira uma franquia

Se você sonha em ter o próprio negócio e busca uma oportunidade no Rio de Janeiro, mas não tem interesse em renovar um negócio falido, mas quer começar do zero, uma franquia pode ser uma excelente oportunidade.

Existem inúmeras franquias com operação já consolidada no Rio de Janeiro. O Portal do Franchising contém um banco de dados com ótimas oportunidades na cidade maravilhosa, basta fazer uma busca no site,por localidade, e você vai encontrar a sua próxima empresa.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido de como você pode iniciar um negócio próprio, seja através da compra de empresas falidas ou investimento em franquias novas. A decisão caberá a você, após uma minuciosa pesquisa e planejamento.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook