Empreendedorismo feminino cresce em 2020

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O Relatório Especial de Empreendedorismo Feminino no Brasil, divulgado pelo Sebrae, mostra que 48% dos MEIS (Microempreendedores individuais) são mulheres. Além disso, a faixa etária da pesquisa mostra que a concentração maior é entre mulheres de 25 a 36 anos. Outro dado divulgado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE, aponta que cerca de 9,3 milhões de mulheres lideram negócios no Brasil, o que mostra que o empreendedorismo feminino tem crescido gradativamente.

Os ramos de empreendedorismo feminino são variados, mas, ainda de acordo com a pesquisa do Sebrae, as mulheres que portam o MEI estão envolvidas predominantemente em atividades relacionadas à beleza, moda e alimentação. Liderando o ranking está o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios com 539.956 números de MEIs mulheres, em segundo lugar está o ramo de serviços de cabeleireiros com 422.795 MEIs mulheres e também com destaque na pesquisa está o ramo da indústria com o fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar tendo 123.209 de MEIs mulheres.

Ainda de acordo com os dados, 55,4% das mulheres trabalham em casa e 40,1% afirmam que optaram por empreender, pois precisavam de uma fonte de renda. No entanto, 27,7% das mulheres trabalham em estabelecimento comercial e apenas 6,3% são ambulantes (trabalho realizado na rua). Dentre as razões para empreender, 8,1% das mulheres alegam que queriam praticar seus conhecimentos profissionais e 3,6% não conseguiram um emprego com salário bom, e, por isso, resolveram abrir o próprio negócio.

Se tratando de ferramentas para empreender, pesquisa também realizada pelo Sebrae aponta que 71% das mulheres usam redes sociais, aplicativos e internet para vender produtos e serviços, ou seja, isso representa a majoritariedade das mulheres no mundo virtual, se comparado com os homens que ficam apenas com a porcentagem de 63% usando as mesmas ferramentas.

A pesquisa também aponta que as mulheres respondem a 34% das donas de negócio na média nacional, tendo como faixa etária em destaque as mais jovens, dos 25 aos 45 anos. Se referindo ao contexto geral, dados levantados pelo Global Entrepreneurship Monitor mostra que há cerca de 24 milhões de mulheres empreendendo no Brasil contra 28 milhões de homens. Uma diferença mínima e que vem sofrendo mudanças a cada ano que passa.

Dia do Empreendedorismo Feminino

O impacto positivo dos dados e do crescimento do empreendedorismo feminino é tão grande que a própria ONU (Organização das Nações Unidas) decretou um dia só para o tema, celebrando em 19 de novembro o Dia do Empreendedorismo Feminino.

A iniciativa foi instituída em 2014 e tem o objetivo de incentivar a abertura de negócios por mulheres a fim de aquecer ainda mais a economia e a capacidade da mulher de administrar o próprio negócio. Segundo a ONU, “a iniciativa é um esforço para ampliar as oportunidades para as mulheres em todo o mundo”.

Fontes: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/GO/Sebrae%20de%20A%20a%20Z/Empreendedorismo%20Feminino%20no%20Brasil%202019_v5.pdf

https://exame.com/pme/dia-do-empreendedorismo-feminino-na-crise-e-preciso-celebrar-as-mulheres/
https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/sicredi/parana-que-coopera/noticia/2020/11/20/micro-e-pequenas-empresas-abertas-por-mulheres-cresce-40percent.ghtml
https://brusque.portaldacidade.com/noticias/economia/representatividade-feminina-cresce-no-mundo-do-empreendedorismo-1544
Blog Quero um negócio

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