Dicas para anunciar a venda de uma empresa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Como fazer a venda de uma empresa? Trouxemos hoje dicas que te ajudarão a anunciar seu negócio à venda e conseguir atrair compradores em potencial.

Por meio dessas dicas você evitará cometer erros que podem, inclusive, manchar a imagem do negócio e tornar a venda dele mais difícil.

Por que vender sua empresa?

A primeira coisa que você deve se perguntar é por que deseja vender sua empresa.

Você se empenhou nesse negócio por anos, dedicando não apenas recursos, mas também tempo. Mas agora deseja repassá-lo para outro empreendedor.

O fato é que existem várias razões para um empresário querer vender sua empresa e definir qual o seu motivo para isso e importante.

Mas, por que é importante?

Primeiro, porque o seu possível comprador vai querer saber o motivo da venda (a fim de evitar, por exemplo, adquirir uma empresa em declínio). Em segundo lugar, é importante que você saiba o motivo da venda para saber para onde direcionar seus esforços na hora da divulgação.

Você pode pensar que já atua com vendas e, por isso, é mais fácil vender sua empresa, mas não é bem assim. Vender uma empresa é muito diferente de vender produtos ou serviços.

Dito isso, a seguir você verá uma lista com dicas para anunciar a venda de uma empresa.

Planejar com antecedência

Um dos maiores erros de quem quer anunciar a venda de uma empresa é não fazer um planejamento. E isso pode te fazer perder boas oportunidades.

Leva-se, em média, dois anos para conseguir vender uma empresa. Devem ser levantadas e organizadas muitas informações sobre o negócio. É por isso que as coisas não devem ser feitas do dia para a noite se quiser ter sucesso.

Desse modo, comece a partir de já a organizar tudo isso, a manter um histórico atualizado das negociações, um portfólio de vendas, lista de fornecedores, demonstrativos financeiros, etc.

Você nunca sabe quando um possível comprador pode bater em sua porta e te fazer uma oferta. Assim, esteja preparado.

Encontrar um bom consultor ou corretor para ajudar com a venda de uma empresa

Outro erro comum de quem fará a venda de uma empresa é não contratar bons consultores ou corretores (brokers). É de suma importância ter a ajuda de quem possua experiência com esse tipo de negociação a fim de que tudo corra bem.

Contratar o primeiro profissional com o qual se deparar pode te custar tempo e dinheiro.

E sabe o que poderá acontecer? Nada. Isso mesmo, ao contratar um profissional desqualificado você pode não conquistar nenhum resultado no processo e depois ter que sair em busca de outro.

Tire um tempo para analisar os corretores, ver os resultados que eles conseguiram, seu tempo de mercado, etc. Isso é fundamental.

Há uma coisa importante: não pense que o corretor fará tudo sozinho. Quem melhor do que você para promover seu negócio? Quem melhor do que você que já conhece bem sobre sua empresa?

O corretor pode conseguir bons resultados, mas nunca deixe de você mesmo fazer essa divulgação da venda também.

Saiba onde encontrar compradores para o seu negócio

Quando um empresário decide vender sua empresa, é importante que a notícia não chegue logo até a base de clientes e funcionários. Eles devem saber disso apenas no momento em que se for realizar a troca de dono.

Mas, onde encontrar clientes em potencial para adquirirem sua empresa? Onde anunciar? A boa notícia é que, hoje em dia, não é mais difícil encontrar locais para divulgar sua empresa à venda.

A Quero Um Negócio, por exemplo, é exclusivamente voltada para isso. Em nossa plataforma você pode anunciar sua empresa para possíveis compradores em várias cidades pelo Brasil.

É importante que você anuncie sua empresa em locais específicos assim, pois conseguirá mais contatos qualificados.

Venda de uma empresa: ajude a eliminar o medo do seu comprador

Como falamos antes, uma das primeiras coisas que o comprador questionará é o motivo de você querer vender a empresa. É por isso que nesse momento é importante que você tenha elaborado um plano e estratégias para eliminar quaisquer objeções, medos, etc.

Do mesmo modo que você realizou um planejamento para montar seu negócio, tenha um plano sólido para vendê-lo.

O planejamento é uma etapa fundamental, logo, antes de qualquer outra coisa, trate de fazê-lo e verá que terá resultados muito melhores.

Definir um preço ideal para a venda

Existem dois problemas na hora de definir o preço de venda de uma empresa:

– Anunciar por um valor muito alto, acima da realidade;

– Ou anunciar por um preço muito baixo, desvalorizando o negócio.

No primeiro caso, há empresários que anunciam sua empresa à venda por um valor irreal, sendo que a empresa gera pouco lucro. Será muito difícil conseguir um valor alto por uma empresa que gera pouco ou mesmo nenhum lucro.

Assim, é importante analisar vários elementos como o mercado, negócios similares, os lucros da sua empresa, carteira de clientes, fluxo de caixa, etc. Com a ajuda de um contador especializado e de um corretor de negócios você consegue definir o preço ideal com base em dados sólidos.

No segundo caso acontece de empresários desvalorizarem seu negócio o anunciando para venda por um valor muito baixo. Há alguns motivos para isso, mas o principal é querer vender a empresa logo, porque estão enfrentando algum problema de saúde, etc.

Não se afobe, mas tenha a orientação de um corretor de negócios, realize pesquisas sobre outros negócios vendidos similares ao seu, etc.

Avalie se é a pessoa certa

Se você nutre um carinho especial com o seu negócio, então deverá pensar nele, nos seus clientes e funcionários. Agindo assim, então, analise os possíveis compradores e identifique se eles saberão gerenciar bem sua empresa.

Questione se aquele comprador é a melhor escolha para o negócio, se ele seguirá oferecendo o mesmo padrão de qualidade, dedicação, eficácia, etc., para os clientes e as mesmas ou melhores oportunidades para os funcionários.

Quando se dá a devida importância para esse ponto também, então a venda da empresa acontece de maneira eficaz, criando oportunidades para quem vende e para quem compra um negócio. Sem contar que isso ainda ajuda o negócio a seguir bem.

Treine seus funcionários para saberem atuar sem você

No começo do negócio, pode ser que você se dedique mais e tenha que estar sempre presente ali. Contudo, é importante treinar sua equipe para que seja mais autônoma, que consigam atuar mesmo sem a sua presença.

Em suma, você precisa ter funcionários confiáveis, qualificados e também dedicados. Esses funcionários tem a capacidade de solucionar problemas, executar tarefas mais difíceis (que exigiriam a sua presença), etc.

Mas você sabia também que uma empresa com funcionários assim ainda consegue aumentar seu valor de venda?

A empresa seguirá em frente (caminhando bem), sem que você esteja lá, se você treinar bem seus funcionários. Uma coisa importante é ter um documento com os processos operacionais bem detalhados para sua equipe seguir, isso facilita muito as coisas.

Esses são apenas alguns elementos chaves para te ajudar na venda de uma empresa. Não se esqueça também de que a plataforma da Quero um Negócio ainda te ajuda nesse processo. Nós oferecemos um ambiente seguro e transparente para anunciar sua empresa. Para saber mais, basta acessar aqui.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook