Depósito de materiais de construção à venda: 7 dicas para fazer um bom negócio

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Pretende investir num depósito de materiais de construção à venda? Temos aqui 7 dicas que te ajudarão a fazer um bom negócio.

Mesmo diante de problemas que o possam afetar, o mercado da constrição civil se mantém firme. E isso se reflete nos negócios que nele se encontram, como no caso dos depósitos de materiais de construção.

A demanda por materiais para construção é elevada, sendo que um negócio desse tipo atende desde construtoras, profissionais como mestres de obra, eletricistas, engenheiros, etc., até pessoas comuns que gostam de realizar obras em casa por si mesmas.

E aqui você tem ainda dois públicos para atender: quem quer construir e quem quer reformar.

Numa loja de material para construção pode-se vender dos mais variados tipos de produtos, tais como: tijolos, blocos de concreto, cimento, telhas, argamassa, tinta, matérias elétricos e hidráulicos, etc.

De acordo com o Sebrae, investir nesse negócio é uma excelente oportunidade. E essa oportunidade se torna ainda melhor se você pular as etapas de abertura, legalização, obtenção dos primeiros clientes, etc. E isso é possível adquirindo um depósito de materiais de construção à venda.

Nesse artigo falaremos mais sobre isso e passaremos 7 dicas para identificar o negócio ideal.

Comprar um depósito de materiais de construção à venda? Como isso funciona?

Funciona do mesmo modo que adquirir qualquer outro tipo de negócio:

– Primeiro você pesquisa os negócios à venda nesse segmento (para isso pode usar a nossa plataforma de compra e venda de empresas, a Quero Um Negócio);

– Em seguida, ao selecionar as empresas com propostas mais interessantes, então você negocia com o atual dono, faz toda a pesquisa, análise, tendo a ajuda de um contador e corretor, etc.;

– Em seguida é feito o contrato, pagamento e a empresa agora passa para o seu nome. E aqui a figura do advogado é crucial.

Mas claro que nesse processo que resumimos há muita coisa. E é sobre isso que falaremos aqui a seguir.

Queremos apenas deixar uma dica inicial (e muito importante) aqui: prepare-se para assumir essa responsabilidade.

Uma empresa pronta, em funcionamento, requer uma grande responsabilidade para seguir atendendo devidamente os cliente que ela já possui. Lembre-se bem disso.

7 dicas para fazer um bom negócio ao comprar um depósito de materiais de construção à venda

Vamos agora conhecer as dicas essenciais na hora de comprar um depósito de material de construção.

1 – Histórico da empresa

Um dos primeiros passos na hora de buscar um depósito de materiais de construção à venda é analisar sua parte financeira.

Aqui você deve solicitar o demonstrativo financeiro do negócio dos últimos cinco anos. Esse documento mostrará a saúde financeira da empresa e, inclusive, ajudará a realizar projeções financeiras (para saber como a empresa estará daqui a alguns anos).

Com a ajuda de um contador, não se esqueça ainda de pesquisar sobre questões fiscais da empresa, tais como: impostos, declarações, etc.

E ainda sobre finanças, veja se existem empréstimos em nome da empresa, pois eles também ficarão sob sua responsabilidade quando você adquirir o negócio.

É aqui que você sabe se o negócio é lucrativo ou não.

2 – Localização

Um depósito de materiais de construção à venda precisa também possuir uma boa localização. Locais ideais são próximos a residências, outras lojas do setor de construção, mas que não sejam concorrentes diretos do seu negócio, etc.

Há que se dizer que a boa localização também diz respeito a ter um negócio num local onde os clientes possam acessar sem problemas, não em becos ou ruas estreitas, mas em locais mais abertos e bem visíveis.

A visibilidade do depósito deve ser boa a ponto de que quem passar de veículo também consiga vê-la. E veja também se ele está distante de outras casas, tendo um espaço amplo e bom para evitar acidentes.

Busque saber se o proprietário do negócio pensou nisso e escolheu uma localização estratégica.

3 – Funcionários

A maioria dos depósitos de materiais de construção possuem aos menos um funcionário. Ainda assim, é importante ver se esse profissional está apto a atender os clientes e solucionar quaisquer questões na ausência do dono.

Hoje em dia, o profissional que oferece um atendimento de excelência é algo essencial para o crescimento de uma empresa. Faça uma visita ao local para conhecer de perto o atendimento ali.

4 – Estoque disponível e fornecedores

Outra coisa importante são os fornecedores e o estoque disponível. É ideal adquirir uma loja de material de construção que já possua um estoque, pois assim você já entra com o negócio funcionando.

Essa é a melhor escolha: uma empresa que seja passada para você já em funcionamento.

Mas outra coisa é quanto aos fornecedores. É muito importante também que o depósito trabalhe com mais de um. Os fornecedores são importantes para um negócio desse tipo.

O caso é que muitos produtos são entregues na casa do cliente, logo, só se pode dar baixa quando o cliente recebe o produto. Por isso que ter fornecedores de confiança é importante para garantir a entrega do que foi adquirido.

E mesmo que seja um negócio pequeno, existem produtos que não podem faltar como areia, cimento, tijolos, telhas, etc., ainda que em menor quantidade.

5 – Depósito de materiais de construção à venda: estrutura do depósito

Geralmente, quando falamos em depósito de materiais de construção nos referimos a espaços que vendem produtos de grande porte, por exemplo:

– Cimento;

– Lajes prontas;

– Tijolos;

– Ferragens;

– Peças de madeira;

– Areia;

– Entre outros.

Nesse caso, é necessário que haja espaço disponível para comportar esses produtos e ainda para se ter uma garagem para o veículo (ou veículos) que fara as entregas aos clientes.

Também, claro, é necessário que haja um espaço para atendimento ao cliente, onde serão feitos os pedidos e pagamentos. Veja se o depósito que pretende adquirir possui tudo isso.

Não se esqueça ainda de analisar se a estrutura do negócio está em perfeitas condições (se não é necessário algum tipo de reforma).

6 – Equipamentos

Balcão de atendimento, cestas para transportar de pequenos volumes, leitor de código de barras, computador, caixa registradora, gaveta de dinheiro, gôndolas (de variados tipos como de parede, de ponta, etc.), prateleiras, equipamentos de escritório, são apenas algumas das coisas necessárias para o funcionamento de um depósito de materiais de construção à venda.

Certifique-se de que a empresa conta com todos esses itens. Para isso, a dica segue sendo fazer uma visita ao local. Essa visita é importante para você conferir de perto como a empresa está.

7 – Quanto vale o negócio?

Quanto vale o depósito de materiais de construção à venda? Você já parou para analisar isso? Ou simplesmente tem aceito o valor que o dono estipula?

Caso você não esteja dando a devida atenção para isso, pode acabar comprando uma empresa desse tipo por um valor acima do que ela valeria.

Seja dono do seu próprio negócio

Sempre sonhou em ter uma empresa? Sabia que você não precisa começar uma do zero?

É possível adquirir uma loja de material de construção em qualquer cidade do Brasil.

A plataforma da Quero Um Negócio é especialista em ligar compradores a vendedores no que diz respeito a venda de empresas. Por aqui há vários anúncios de empresas à venda de diferentes segmentos e prezamos por deixar tudo simples, transparente e, claro, seguro para ambos (quem compra e quem vende um negócio). Quer saber mais e pesquisar uma empresa disponível? Clique aqui e veja como

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook