Comprar um negócio pronto e já dando lucro

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Por que começar do zero se você pode comprar um negócio pronto e que já esteja dando lucros?

Até então algo em maior destaque em países com os Estados Unidos, a compra e venda de empresas se encontra cada vez mais em evidencia no Brasil. Empresários que querem seguir um novo rumo ou se aposentar repassam seu negócio para empreendedores em busca de algo sólido e já com “meio caminho andado”, digamos assim.

Comprar um negócio pronto é uma excelente oportunidade, e se o mesmo já estiver dando lucro, então melhor é.

Comprar um negócio em funcionamento e gerando lucro

Quem nunca parou e olhou para um estabelecimento e pensou “se esse negócio fosse meu eu faria de ‘tal’ jeito”? Talvez não todos, mas muitas pessoas sim, especialmente aqueles com sangue empreendedor na veia.

O sonho de ter o próprio negócio, algo de acordo com sua personalidade, faz parte da lista de muitos brasileiros.

Contudo, pode surgir uma oportunidade diferente: a oportunidade de empreender com algo já estabelecido. Uma empresa já operando, com uma equipe, estrutura organizada, processos operacionais definidos, clientela fixa, equipamentos, etc.

Além da redução dos custos referentes a burocracia de ter que abrir um negócio, há ainda o ganho de tempo. Hoje no Brasil, para abrir uma empresa o tempo médio é de 119 dias, segundo estudo realizado pela consultoria EY, o G20 Entrepreneurship Barometer.

Outra grande vantagem de adquirir um negócio em funcionamento e gerando lucros é o menor risco. E isso se comparado a começar uma empresa do zero.

Hoje em dia são várias as opções de empresas à venda: desde empresas de vários portes e segmentos, as franquias, etc. Em plataformas como a Quero um Negócio, por exemplo, existem muitas oportunidades desse tipo em vários estados.

Mas importante é diferenciar um negócio pronto e dando lucros de um negócio apenas pronto, ainda se estabelecendo. E falaremos melhor sobre isso a seguir.Empresa dando lucro x empresa se estabelecendo: qual a melhor opção?

Comprar um negócio pronto e dando lucro ou um negócio pronto que esteja ainda buscando seu lugar ao sol?

A resposta pode parecer óbvia, mas não é bem assim.

Tanto uma empresa dando lucro quanto uma empresa se estabelecendo são opções benéficas para quem está querendo empreender mas não quer começar do zero. Mas existem alguns cuidados a serem tomados na segunda opção.

No segundo caso, uma empresa que ainda esteja se estabelecendo tem poucas vantagens, por exemplo, ante começar um negócio do zero. Claro que você diminui os custos incidentes sobre o processo de abertura e regulamentação do negócio.

Contudo, você terá que aguardar até que o negócio possa “se pagar” com o que entra em caixa e fazer sobrar. Até lá, o que entrar será usado para quitar valores fixos e variáveis do negócio. Demora algum tempo até se ter efetivamente lucros.

E isso é algo que não acontece ao comprar um negócio que está dando lucros. Nesse caso, já há uma clientela fixa e um lucro obtido muito mais rápido. Ou seja, o negócio já se paga e ainda sobra valor para investir.

Uma coisa que é importante sobre comprar um negócio pronto e dando lucro é que geralmente o valor é maior. Mas com a ajuda de um contador, realizando os cálculos necessários, é possível ver se vale a pena a aquisição (o que na maioria dos casos tem uma resposta positiva).

Importante saber o motivo da venda

Para que um empresário decida vender seu negócio as razões são as mais variadas: mudança de mercado, aposentadoria, perda do interesse pela área de atuação, crise economia no país ou mesmo dificuldades financeiras na própria empresa.

No caso de dificuldades financeiras na empresa, isso acontece com pouca frequência no caso dos negócios que estejam dando lucro. Há mais casos assim em empresas que estejam se estabelecendo ou que não gerem lucros (tem faturamento alto, mas ainda assim não há lucros, importante se atentar para isso).

É por isso que você deve fazer um estudo aprofundado sobre a empresa antes de fechar qualquer negócio. O vendedor não te negará isso. Mas para ter tais informações você precisará assinar um acordo de confidencialidade, se comprometendo a não divulgar essas informações.

Outros pontos a se pensar na hora de comprar um negócio

Comprar um negócio pronto e dando lucros tem suas vantagens e desvantagens sobre iniciar um negócio do zero.

Na parte dos prós há como citar:

– Equipamentos disponíveis (contabilizados como ativos da empresa);

– Uma equipe de funcionários treinados e capacitados, que já conhecem os processos produtivos e operacionais dentro do negócio (e no caso de haver clientes fixos, esses funcionários podem já ter a simpatia deles);

– Fornecedores de confiança;

– Matéria-prima disponível;

– A existência de estoque na empresa;

– Pode haver também capital de giro;

– Fluxo de caixa;

– Clientela fixa: algo que pode conferir num lucro ainda mais rápido e maior;

– Um ponto fixo e que foi escolhido com base em pesquisa a fim de identificar onde mais os clientes potenciais estão;

– Entre outros.

Já quanto aos contras, eles existem, contudo podem ser contornados ou uma pesquisa prévia pode te ajudar a identificar a existência deles. Alguns que podem haver são:

– A marca pode não estar muito bem posicionada no mercado;

– A gestão pode ter adotado ações que não batem com o seu modo de gerenciar um negócio desse tipo;

– Os lucros apresentados pelo proprietário podem não condizer com a realidade do negócio. Mas nesse caso a solicitação de documentos e a realização de uma auditoria pode identificar a realidade.

O que cabe é fazer uma pesquisa e análise minuciosa sobre a empresa. Assim você evita problemas e consegue fazer um bom negócio.

Mas os contras de uma empresa dando lucro são muito menores dos de uma empresa que não gera lucros. O que analisar ao comprar um negócio em funcionamento?

Existem vários pontos para serem analisados na hora de comprar um negócio pronto e dando lucros. Mas alguns dos quais podemos destacar aqui são:

– Identifique se a empresa possui processos trabalhistas, salários atrasados ou problemas com o pagamento em caso de demissões;

– Veja também como se encontra a situação dos funcionários perante a legislação. Analise se está tudo em conformidade para não ter dores de cabeça depois;

– Existem contratos de longo prazo? Esses contratos são benéficos? Podem trazer problemas num futuro? Há a possibilidade de cancelamento?

– A empresa possui dívidas? Há impostos atrasados? Isso, inclusive, pode ser usado como desconto na hora de negociação;

– Não deixe de analisar também a questão do contrato de aluguel, caso o ponto não seja do proprietário.

Adquirir um negócio em funcionamento e gerando lucros é uma oportunidade e tanta, como podemos ver. Mas para que isso seja efetivado é necessário análise, estudo, ou seja, correr atrás das informações sobre a empresa e ter acesso a dados reais a fim de evitar cair na tentação e entrar num barco furado.

Onde encontrar o negócio dos sonhos

Se você sonha em empreender e optou por adquirir uma empresa pronta, na plataforma da Quero um Negócio você encontra muitas oportunidades.

Aqui nós trabalhamos com anúncios de empresas de vários segmentos e localizadas em vários estados do Brasil. Nossa plataforma é pioneira nesse mercado e tudo ocorre de maneira super transparente e descomplicada.

Para conhecer melhor nosso site e conferir as empresas disponíveis para aquisição, acesse aqui.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook